Trabalho remoto e times globais são tema da Coluna

#CompartilhaMercado: Tiago Freire fala sobre sua carreira e seu novo projeto

O segundo convidado da coluna #CompartilhaMercado é o CTO &
Co-founder da Bem Online, Tiago Freire. Após estudar na Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve a sua primeira experiência formal com a criação do sistema de monitoramento para o Governo de Minas Gerais. Em seguida, continuou sua carreira com projetos incubados na própria Universidade, seguiu com empreitadas nacionais e internacionais.

DESAFIOS

A carreira de Tiago tem o protagonismo de projetos focados em tecnologia aplicada, trabalho remoto e equipes globais. No momento de criação do seu time na Bem Online, o CTO foca na busca pelos profissionais capazes de “criar soluções com tecnologia aplicada”. É entender onde aplicar o conhecimento para que se possa criar a solução e assim, transformar a vida daquele consumidor, como ilustra Tiago.

O que hoje se tornou realidade para a maior parte das empresas e profissionais com a pandemia global da COVID-19, o CTO já tem experiência e know-how de sobra. Mas ele alerta, que independente do período, este formato pode trazer desafios para as lideranças: “a falta do relacionamento pode gerar momentos de tensão e resolver os conflitos pede mais sensibilidade”. 

 O CTO ainda afirma sobre a relevância de conectar o time aos “problemas reais” que vão ser resolvidos pelo código gerado. Alinhar os profissionais sobre qual solução podem propor e como o projeto está sendo desenvolvido, e assim contribuir para que a vida do público-alvo seja impactada de forma positiva – pacientes e profissionais da saúde no caso da Bem Online.

SOBRE A BEM ONLINE

A Bem Online é uma “plataforma multicanal que usa da inovação para facilitar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços de Saúde” como contou Tiago na nossa entrevista. Hoje, a empresa se encontra em fase de desenvolvimento inicial, construindo a base da plataforma e em busca dos entusiastas para o projeto.

Tiago informa que o mais interessante é a possibilidade de gerar transformações sociais a partir de soluções digitais, mesmo com equipes enxutas no início do processo. Para a Bem Online, a transformação é “conectar profissionais de saúde e pacientes” para encontrarem o “melhor atendimento multidisciplinar”, tudo via app. 

A história da empresa é recente mas está dentro de um mercado global e com tendência de grande crescimento, como aponta o relatório publicado pela Mobile Health App Market Segmented into XX Submarkets que define: “o benefício dos aplicativos de saúde móvel são o desenvolvimento nos desfechos de saúde, a diminuição das taxas de erro, embora diminua os custos gerais de saúde. Soluções móveis podem facilitar o processo de tratamento, bem como automatizar o sistema de gerenciamento”.

ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS

Como estratégia para criar seu time na Bem Online, Tiago busca pessoas que acreditem na ideia do projeto tanto quanto os fundadores e na ideia de construção de time: “Juntos conseguimos construir algo maior”. 

Outro recurso utilizado é dimensionar o impacto que vai ser gerado no mercado com o fortalecimento da empresa, a longo prazo, consolidada e operando. Assim, com dados concretos e demonstrativos é viável atrair e reter talentos para os projetos. 

Há ainda o feeling da “missão cumprida” relacionado ao feedback do cliente, quando o desenvolvedor é envolvido nos resultados e impactos reais gerados pela empresa. Dessa forma, o colaborador se mantém motivado com os feedbacks dos usuários e assim, permanece focado no projeto e no valor do produto que trabalha.

A PANDEMIA

A pandemia trouxe para o mercado da tecnologia algumas realidades que Tiago considera “irreversíveis” como o Trabalho Remoto e Times Globais. Ambos os pontos apresentados têm reflexos positivos e negativos para o mercado. Com a contratação global, as empresas que operam em real ficam em desvantagem e tem um potencial de contração desproporcional com os salários em dólares das empresas de fora – é a soma da moeda nacional desvalorizada com a disseminação do trabalho remoto. 

Ainda sobre as contratações globais, as equipes com diversas culturas, geram curiosidade na rotina de trabalho e grande troca de informações. Mas Tiago alerta sobre um ponto de atenção: “feedbacks e momentos de tensão acontecem”, quando a diferença cultural pode gerar ruídos e atritos no relacionamento.

TENDÊNCIAS DE MERCADO

Falando sobre as tendências dentro do mercado de tecnologia, Tiago afirma que o trabalho remoto ganha cada vez mais protagonismo. Na sua carreira, em 2014, Tiago participou de um projeto internacional onde o time estava remoto e espalhado pelo mundo. 

Hoje, o CTO acredita que os profissionais estão adaptados a esse formato, mas que o gestor dos times precisa ter atenção redobrada para alinhamento no objetivo e foco no trabalho, já que a distância pode criar atritos no relacionamento. 

Outro ponto importante, é o oferecimento de Stock Options – opções de ações para colaboradores – para manter o time ativo e atraído nos valores da organização. O que também incentiva a habilidade humana de ownership feeling, quando é incentivado a mentalidade de empreendedor no perfil colaborador.  

Tiago ainda destaca sobre a relação entre: produtividade e horário de trabalho. Ele acredita que deve ser prioritário o foco na produtividade e não necessariamente nas horas que o colaborador está em frente ao computador, já que com o home office, tem a possibilidade de encontrar o equilíbrio entre responsabilidades da casa, família e trabalho. 

Essa foi mais uma Coluna #CompartilhaMercado com o Tiago Freire da Bem Online falando sobre rotinas de trabalho, mercado de tecnologia para soluções na área médica e as infinitas possibilidades de um desenvolvedor se tornar um empreendedor. Se você perdeu o primeiro texto da Coluna com o Flávio Muniz da Pipefy, clique aqui para acessar!