Tendências no Desenvolvimento Web para 2018

Quando o assunto é desenvolvimento web, ficar desatualizado é estar ultrapassado, estar sempre em busca de atualização e tendências do mercado é uma atividade constante

Tendências no Desenvolvimento Web

O desenvolvimento web é uma área que está em constante mudança. A cada segundo há uma novidade e em 2018 não é diferente. E por isso, é muito importante que você que é ou deseja ser Desenvolvedor esteja ligado e atualizado nas tendências web.

Os usuários criam cada vez mais expectativas e por isso é tão importante construir experiências digitais que sejam envolventes e divertidas. E claro, todo o conteúdo exposto deve estar acessível em todos os lugares, inclusive em dispositivos móveis. Dessa maneira, novas linguagens, frameworks e outras tecnologias de programação estão em constante progresso, como por exemplo, o Vue JS!

Existem tecnologias que surgem para complementar e outras para mudar.

Nesse post você vai ter todas as informações necessárias para saber quais são as tendências desse mercado tão promissor.

Vue JS

Ele foi criado em 2014 e desde então, ganha popularidade. Destaca-se por ser um dos frameworks mais leves e rápidos. Criado por uma pessoa chamada Evan You, o Vue não é apoiado por uma grande empresa como o React que é apoiado pelo Facebook e Angular pelo Google.

Evan descreve suas atividades de pré-lançamento e pós-lançamento em um post no blog, onde ele lista as atividades diárias da semana de lançamento.

Segundo as palavras de Evan:

“Acabei de lançar um projeto de código aberto no qual tenho trabalhado por algum tempo: Vue.js. É uma biblioteca para criar interfaces da Web usando vinculações de dados do MVVM com uma API muito simples. Se isso soa interessante para você, você pode conferir mais detalhes no vuejs.org e no repositório do GitHub. A motivação e raciocínio por trás da biblioteca é provavelmente melhor explicada em um post separado – este post é principalmente sobre a experiência pessoal da minha primeira tentativa séria de construir, lançar, comercializar e manter um projeto de código aberto ”.

O Vue é utilizado por empresas renomadas como por exemplo, Expedia, Alibaba, Nintendo e Gitlab. Você pode verificar os projetos realizados com o Vue clicando nesse link: https://madewithvuejs.com.

Javascript

O Javascript não é novidade, mas existe umas tendência do desenvolvimento web de levar cada vez mais responsabilidade e complexidade para os navegadores, onde o terreno é do Javascript.

Linguagem com mais repositórios no github, os frameworks e bibliotecas Javascript estão em provavelmente 100% dos websites que você acessa no dia-a-dia.

A guerra entre os frameworks javascript é quente, há defensores de todo tipo de biblioteca querendo provar a superioridade de um ou outro, muito estudo é necessário para entender o que se passa nessa campo de batalha.

SPA – Single Page Apllication

Você sabe o que é SPA – Single Page Apllication?

É uma aplicação web ou site que funciona em uma única página, com o objetivo de fornecer uma experiência ao usuário similar a um aplicativo, seja desktop ou mobile. O SPA torna a navegação entre as páginas mais fluída e existe uma infinidade de recursos para se fazer uma aplicação web SPA.

Para saber mais sobre o SPA, acesse o link:
http://blog.locaweb.com.br/artigos/desenvolvimento-artigos/o-que-e-single-page-application/

Extensões ficam mais compatíveis

As extensões do navegador foram complementos importantes para o Chrome, Firefox e outros por anos. O que há de novo em 2018 é que continuará a crescer é a compatibilidade da extensão dos navegadores.

E o que isso significa?

Extensões do navegador são pedaços de código escritos em JavaScript, HTML e CSS. Eles modificam a funcionalidade de um navegador da Web e podem adicionar novos recursos, alterar aparências ou conteúdo de sites.

As extensões costumavam ser criadas para um navegador específico, como o Chrome ou o Firefox. Isso mudou, pois o Firefox também suporta as extensões do Chrome e o Edge da Microsoft também está atualizado.

No manual do desenvolvedor da Mozilla, você tem uma explicação sobre esse sistema de suporte a vários navegadores:

“Extensões para o Firefox são construídas usando APIs WebExtensions, um sistema cross-browser para o desenvolvimento de extensões. Em grande medida, a API é compatível com a API de extensão suportada pelo Google Chrome e pelo Opera. Extensões escritas para esses navegadores serão, na maioria dos casos, executadas no Firefox ou no Microsoft Edge com apenas algumas alterações. A API também é totalmente compatível com o multiprocesso do Firefox. ”

Embora as extensões do Firefox utilizassem três sistemas diferentes no passado, as APIs do WebExtension agora serão a única maneira de desenvolver extensões do Firefox, tornando-as disponíveis para outros navegadores.

Saiba mais sobre: Mozilla WebExtensions

Aplicativos Web em tempo real estão mais populares

Aplicativos web em tempo real, baseados em websockets, existem há anos, mas hoje em dia são mais populares.

O motivo: os usuários querem interações rápidas e aplicativos web em tempo real suprem a necessidade de compartilhar informações instantaneamente.

A ideia principal é que uma conexão entre o cliente e o servidor é deixada em aberto e o servidor envia os novos dados quando eles estão lá. Antes dos aplicativos da web em tempo real, os clientes precisavam verificar manualmente para descobrir se algo novo havia acontecido.

Progressive Web App (PWA)

São aplicações web com a funcionalidade e o design de aplicativos móveis. A ideia é criar experiência semelhante a um aplicativo em páginas da Web ou sites. Os PWAs tentam concorrer com  o que funciona em dispositivos móveis para dar a seus usuários algo que eles já estão familiarizados.

  1. Digno de estar na tela inicial
    Quando os critérios do Progressive Web App são atendidos, o Chrome sugere que os usuários adicionem o PWA à sua tela inicial.
  1. Funciona de forma confiável, independentemente das condições da rede
    Os funcionários do serviço permitiram que o Konga enviasse 63% menos dados para carregamentos iniciais de página e 84% menos dados para concluir a primeira transação!
  1. Maior envolvimento
    As notificações push da Web ajudaram a eXtra Electronics a aumentar o engajamento em  até 4 vezes.
  1. Conversões melhoradas
    A capacidade de proporcionar uma experiência incrível ao usuário ajudou o AliExpress a aumentar as conversões para novos usuários em todos os navegadores em 104% e no iOS em 82%.

Domínio do desenvolvimento Web para dispositivos móveis

Em 2018, é hora de realmente dominar o desenvolvimento web para dispositivos móveis. A questão não é mais: se o site funciona em dispositivos móveis e sim, como funcionar melhor em dispositivos móveis?

Para você ter uma ideia do quanto é importante esse domínio, 80% dos usuários da Internet possuem um smartphone e usam frequentemente para acessar páginas da web.

Na verdade, o tempo médio gasto em dispositivos móveis aumentou para mais de 5 horas por dia, de acordo com o TechCrunch. Uma quantidade de horas bem expressiva.

Dominar o desenvolvimento web, para dispositivo móvel e entender como o conteúdo pode ser melhor utilizado em dispositivos menores é um desafio importante em 2018.

Um elemento-chave para conseguir isso é que o conteúdo deve ser facilmente navegável com uma mão.

Pense em como você utiliza o seu smartphone. Você pode ler artigos enquanto estiver no ônibus ou no metrô e pode mandar mensagens de texto ao caminhar pelos corredores do supermercado. Provavelmente você fará algumas dessas coisas com apenas uma mão.

De acordo com Steven Hoober, 49% do uso de smartphones são executados com uma mão.

Material Design

Material Design é uma tendência de design atual. Nos últimos anos tivemos o Bootstrap que transformou a web em uma grande vitrine de sites movidos a bootstrap, agora em 2018 parece que o Material Design está tomando força.

Foi desenvolvido pelo Google para padronizar o design de seus produtos. É um guia de design para aplicação dos diferentes elementos de um site ou aplicativo móvel.

Existem frameworks web baseados no Material Design, como é o caso do Materialize, com ele seu site fica com a cara das interfaces novas do Google.

Conclusão

Novos frameworks, tendências de design, expectativas dos usuários e desenvolvimentos web para dispositivos móveis mudam o desenvolvimento web todos os dias.

Por isso, para quem atua na área ficar desatualizado é estar ultrapassado. E com certeza, para conseguir evoluir na sua carreira, é importante buscar informações acerca das novidades. E isso também serve para as empresas.

Na atual realidade do mercado, chega a ser mais importante as empresas possuirem um site do que o endereço de um escritório. Portanto, ter o conhecimento sobre as tendências de desenvolvimento web significa atrair novos clientes, satisfazer os clientes existentes e incentivar os clientes mais antigos a retornar.

O que achou desse artigo? Sua opinião é muito importante para nós. =)


Parcerias: Curso Desenvolvimento Web