Afinal, o que é um tech recruiter e como ele pode ajudar sua empresa

Saiba o que é um tech recruiter e como este profissional tem ajudado as empresas de tecnologia a atrair talentos

Você sabe o que é um tech recruiter ou já ouviu falar antes sobre esse profissional bastante necessário? 

Como o setor de RH tem mudado muito nos últimos tempos, algumas novas categorias estão surgindo, a fim de que seja possível oferecer um serviço cada vez mais focado nas necessidades do cliente.

Então, se você quer saber mais a respeito dos tech recruiters, o que fazem e como eles são importantes para o mercado, continue lendo pois traremos todas essas informações a seguir. 

O que é um tech recruiter?

Se você não sabe o que é um tech recruiter, entenda de uma forma bem simplificada, que ele nada mais é do que o profissional que trabalha com recrutamento de pessoas para o setor de tecnologia e desenvolvimento.

O recrutador faz o processo de seleção baseando-se nas habilidades técnicas, também conhecidas como hard skills, do candidato.

Para isso, claro, é desejável que esse profissional de recursos humanos entenda sobre a área de T.I., pelo menos o básico.

Claro que ele não precisa, por exemplo, saber programar, mas é importante que conheça a respeito das linguagens de programação e ferramentas da área, a fim de realizar um bom processo de triagem, e conseguir escolher sempre o candidato mais bem qualificado para o cargo. Afinal, tudo isso tornao processo de seleção mais ágil.

Além de se atentar a todas essas questões técnicas, o tech recruiter avalia todos os demais detalhes presentes em um processo seletivo convencional, como habilidades de comunicação, experiências anteriores, soft skills e mais.

Sem dúvidas, esse profissional é de extrema importância para o mercado e para as empresas de tecnologia. Isso porque ele possui as habilidades específicas para tornar o processo de seleção mais simples e mais rápido, realizando uma triagem muito mais efetiva.

Vale lembrar que uma vaga em aberto pode gerar uma série de custos para a empresa, além da sobrecarga da equipe, que trabalha sem um integrante.

 Quais as atribuições e tarefas de um tech recruiter?

Agora que já sabemos o que faz um tech recruiter, e como ele é importante, vamos entender um pouco mais sobre quais as atribuições e tarefas desse profissional.

O recrutador de TI pode trabalhar diretamente para uma empresa de tecnologia ou então ser contratado por uma empresa de recrutamento.

Assim, ele é o profissional responsável pela aquisição de novos talentos, fazendo a triagem dos currículos, marcando e realizando as entrevistas e filtrando candidatos até chegar a melhor opção para preencher a vaga que está em aberto.

Durante essa jornada, o tech recruiter avalia  as competências do candidato, realiza  testes para comprovar conhecimentos técnicos e procura entender melhor se o profissional se adequa ao posto.

Outra tarefa que pode estar na lista de atribuições de um tech recruiter é a de planejar e definir estratégias que tornem o processo de seleção mais agradável e atrativo para os talentos.

O recrutador de tecnologia também vai atuar desenvolvendo a descrição da vaga, atentando-se para que todos os dados sejam claros e detalhados.

Por que esta profissão está em alta hoje

O uso da tecnologia está crescendo assustadoramente nos últimos anos e a tendência é que isso aconteça de maneira ainda mais intensa nos anos que vem a seguir.

Com isso, empresas de tecnologia devem contratar um número cada vez maior de profissionais e, para que isso seja possível, ter um processo seletivo organizado é algo essencial.

O profissional especializado em recrutamentos na área de tecnologia tem o conhecimento necessário e bem específico para conduzir o processo da melhor maneira, bem como conseguir os melhores candidatos.

Os efeitos disso para a empresa são muitos, como economia, melhora na performance, contratação somente dos mais preparados do mercado e outros.

Como empresas de recrutamento ajudam

Nem toda empresa conta com o capital necessário para ter seu próprio setor de RH com um profissional dedicado apenas ao recrutamento de novos talentos.

Por isso é que uma empresa de recrutamento e seleção pode ser tão útil. Sendo assim, , uma empresa que trabalha unicamente com esse foco possui os melhores recrutadores, todos com ampla experiência no mercado.

Desta forma,, ao invés de contar com apenas um tech recruiter, você terá uma equipe trabalhando em conjunto para atender as necessidades da sua empresa e entregar apenas os candidatos mais bem recomendados.

Outro ponto importante é que as empresas de recrutamento especializadas na área de tecnologia já contam com seu próprio banco de dados de candidatos, estando um passo à frente em todo esse processo.

Assim, já conseguem ter muito mais opções disponíveis para iniciar a seleção imediatamente.

Vantagens de contar com um tech recruiter

Como já foi falado até agora, existem muitas vantagens no fato de contar com um tech recruiter para realizar os processos seletivos da sua empresa de tecnologia.

Vamos conhecer a seguir quais são as principais vantagens:

Maior assertividade no processo de seleção

Além de conhecer bem a área de RH, o tech recruiter também tem uma boa relação com a área de tecnologia e essa é a combinação perfeita para a seleção dos melhores profissionais disponíveis no mercado.

Candidatos mais alinhados às necessidades e à cultura da empresa

Quando você conta com um recrutador de TI, pode ter certeza de que as necessidades da sua empresa serão muito bem atendidas, pois ele usará suas habilidades para encontrar o melhor profissional para a vaga.

Assim, além de uma produtividade alta, o contratado atenderá às necessidades técnicas do cargo e terá as habilidades interpessoais que são solicitadas.

Seleção apenas dos melhores profissionais

O tech recruiter tem a experiência necessária para conseguir selecionar apenas os melhores profissionais da área de TI e ainda poderá implementar inovações nesse processo seletivo, tornando-o mais prático e muito mais eficaz.

No caso das empresas de recrutamento, como a NewRiide, é possível contar com um amplo banco de candidatos disponíveis, que esperam por uma boa oportunidade.

As vantagens são muitas e, se você deseja otimizar o seu processo de contratação, deve contar sim com um tech recruiter para ajudar você!

Gostou desse conteúdo? Que tal conhecer a nossa página no Facebook? Acesse já e confira muitas dicas e notícias!


Parcerias: Curso React Direto ao Ponto