Subir de cargo: dicas para desenvolvedores alavancarem na carreira

Na área de tecnologia, subir de cargo pode se tornar mais fácil tendo em vista o mercado aquecido. Porém, é preciso ficar atento e colocar algumas ações em prática

subir de cargo

Normalmente, quando iniciamos em uma profissão, temos o desejo de subir de progredir e alcançar postos mais altos, não é mesmo?! Por isso é que hoje vamos conhecer algumas dicas para que desenvolvedores consigam subir de cargo.

Você já se perguntou aonde quer chegar? Já sabe quais são as oportunidades que o seu cargo tem no futuro, conforme você vai se desenvolvendo?

Pois bem, se você está mesmo interessado no assunto, e quer saber como subir de cargo e alavancar a sua carreira, continue aqui e confira algumas dicas incríveis logo a seguir.

Por que ter um plano de carreira?

Sempre que temos um objetivo é oportuno que tenhamos também o planejamento de como queremos chegar lá. Você sabe onde deseja chegar profissionalmente?

Pode parecer uma pergunta boba, mas a maioria dos profissionais não tem uma resposta clara e direta para ela.

Não importa se você está começando ou se já tem experiência na área, o importante é sempre ter ambições definidas. Você pode desejar ocupar um cargo de liderança, ter um salário mais alto ou até mesmo atingir um determinado nível de aprimoramento.

Acontece que, independentemente de quais sejam suas aspirações ou desejos, nem sempre é simples determinar um plano para chegar lá, não é mesmo?!

Contudo, esse é um passo essencial para subir de cargo, pois você consegue focar nos passos que precisa dar para chegar lá.

De todo modo, é importante ressaltar que você deve se concentrar em dar um passo de cada vez, caso contrário, só aumentará ainda mais a ansiedade e a gente sabe o quanto isso acaba prejudicando a nossa caminhada. 

Dicas para desenvolvedores alavancarem suas carreiras

Bem, já falamos sobre a importância de ter um certo tipo de planejamento para que seja possível subir de cargo. Com isso em mente, vamos conhecer algumas dicas excelentes para colocar isso em prática:

Certificações

Já explicamos anteriormente a importância de definir seus objetivos. Feito isso, você saberá o que precisa para atingir cada um deles.

Normalmente, algo que é muito importante é se manter atualizado com as suas certificações.

Isso porque elas preparam os profissionais para desempenharem certas funções e são bastante bem-vistas no mercado, ajudando muito a conseguir uma promoção ou uma nova colocação.

A dica, nesse caso, é pesquisar bem sobre a certificação e também a instituição de ensino. Isso conta bastante para a reputação dela. 

Aposte nas soft skills

Além das hard skills, um desenvolvedor também precisa trabalhar para aprimorar suas soft skills, pois elas também importam muito no momento de subir de cargo.

O legal é se desenvolver como um todo, tendo uma boa habilidade de trabalho em equipe, de comunicação, de inteligência emocional e outros.

Isso porque, quanto mais você se desenvolve e vai assumindo cargos de liderança, mais as habilidades sociais vão sendo necessárias no gerenciamento da equipe

Escolha empresas que saibam valorizar esforços

A cultura de algumas empresas naturalmente valorizam mais os seus profissionais e dão mais oportunidades de crescimento, enquanto outras são mais engessadas e sem muitas perspectivas.

Por isso, é legal sempre procurar uma empresa que tenha essa característica, permitindo que você avance conforme vai se desenvolvendo. 

Aprenda a “apagar incêndios”

Encare o tempo “apagar incêndios” como uma forma de buscar aprimorar um pensamento ágil e prático na resolução de problemas.

Você sabe que, muitas vezes, um erro que não é corrigido pode gerar um grande prejuízo. Demonstrar uma boa capacidade de lidar com isso é uma ótima forma de se destacar. 

Termine as tarefas que iniciou

Qualquer empresa valoriza aqueles profissionais que começam e terminam um projeto que iniciam, sem deixar tudo pela metade.

Isso demonstra consistência na realização do seu trabalho, que é algo indispensável para quem quer subir de cargo. 

Facilite o trabalho dos seus superiores

Para subir de cargo e alavancar a sua carreira de desenvolvedor, nada melhor do que facilitar o trabalho para o seu líder técnico. Como? Mostrando que você pode fazer muito mais.

Isso fará com que ele confie no seu trabalho e também nas suas habilidades. Além disso, você também dará a ele a oportunidade de se concentrar no próprio crescimento e em atender o que os superiores dele precisam. Se ele subir de cargo, a vaga dele ficará livre, podendo ser ocupada por você.

Lembre-se que uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto! Nada de querer subir de cargo passando a perna nos outros, ok?! 

Mantenha-se curioso

Com o passar do tempo acontece um fenômeno muito comum em que profissionais de várias áreas se acomodam e aí param de evoluir em suas carreiras.

Se você quer crescer e subir de cargo, saiba que aprender é algo essencial e muito importante.

É através da curiosidade que nasce o interesse que permite buscar conhecimento e aprender coisas novas a cada dia. Estar sempre aprendendo, por sua vez, é essencial para quem trabalha como desenvolvedor e deseja subir de cargo.

Desenvolvedor mobile: saiba mais sobre uma das profissões do momento 

Prontinho, agora você já tem ótimas dicas de como subir de cargo sendo desenvolvedor. Se você tem interesse pelo desenvolvimento mobile, saiba um pouco mais sobre essa profissão clicando AQUI!


Parcerias: Curso React Direto ao Ponto