Soft skills: habilidades humanas essenciais no mercado de tecnologia

Além do conhecimento técnico, algumas habilidades humanas, as chamadas soft skills passaram a ser muito valorizadas no mercado de tecnologia.

Para muitas pessoas, o sucesso profissional é uma meta e, para isso, ter algumas soft skills é algo imprescindível. E você, sabe o que são essas habilidades humanas e quais as que são mais necessárias no mercado de tecnologia?

Para quem não sabe, foi no ano de 1971 que as habilidades passaram a ser divididas técnicas e não técnicas. Isso foi necessário para deixar claro que existem habilidades que não são ensinadas em cursos.

Sendo assim, criou-se a divisão de hard skills, que são habilidades técnicas, e as soft skills que são as habilidades humanas.

Pode ser que tudo esteja parecendo um pouco confuso agora, mas basta seguir a leitura para entender melhor tudo o que vamos explicar a respeito das habilidades humanas, em especial no mercado de tecnologia. 

O que são habilidades humanas

Pois bem, conforme já foi dito, o mercado normalmente divide as áreas do conhecimento em duas, que são as soft skills e as hard skills, as habilidades humanas e técnicas, respectivamente.

Explicando de uma forma bem simples, habilidade é o termo usado para determinar a capacidade de uma pessoa de realizar algo.

Logo, uma habilidade pode ser mais técnica, desenvolvida através de treinamento ou cursos que necessitam de raciocínio, ou pode ser mais cognitiva, classificada como uma habilidade humana.

Assim, hoje em dia, além de formação e qualificação profissional, muitas empresas também procuram candidatos que tenham boas habilidades humanas para integrar suas equipes. 

A importância das habilidades humanas no mercado de tecnologia

Tal qual as habilidades técnicas, as habilidades humanas também são de grande importância, pois servem para representar competências indispensáveis no trabalho em equipe.

Isso porque, se trata de habilidades necessárias para a convivência, socialização, tomada de decisão, liderança, comunicação e muito mais.

São elas que vão demonstrar a sua capacidade de lidar ou não com pessoas, situações, problemas, clientes, demandas e outros.

Contudo, o que acontece é que as soft skills não são fáceis de mensurar e provém da experiência e das vivências de cada pessoa.

Mesmo assim, elas podem ser extremamente decisivas no momento da contratação.

Então, nada melhor do que conhecê-las e fazer o possível para desenvolvê-las, a fim de conseguir uma boa oportunidade no mercado de trabalho.

Habilidades humanas mais requisitadas na área de TI

Agora que já entendemos melhor o que são soft skills e a importância disso, nada melhor do que conhecer quais são as habilidades humanas mais requisitadas na área de TI.

Foco

Ter concentração é algo bastante importante, especialmente na área de tecnologia da informação. Isso porque parte da profissão compreende o processamento de dados, lógica e matemática.

Portanto, ter foco é uma habilidade bastante admirada e requisitada nessa área de atuação.

Atitude ou proatividade

Dominar essa soft skill significa que você é capaz de fazer as coisas acontecerem, sendo proativo para tomar as atitudes necessárias nos momentos certos.

Atualmente, muitas empresas de tecnologia possuem equipes multidisciplinares, então, atitude é imprescindível para fazer tudo funcionar como deve ser.

Criatividade

Uma parte importante do trabalho de um profissional de TI é resolver problemas do dia a dia e, para isso, soluções inovadoras são sempre muito bem-vindas.

Além disso, o próprio trabalho com tecnologia da informação já exige um bom nível de criatividade. Por isso é que essa é uma habilidade humana bastante desejada.

Boa comunicação

Algumas pessoas são capazes de desenvolver um trabalho incrível, porém não possuem habilidades de comunicação, dificultando muito no dia a dia da empresa e nos processos que precisam ser realizados.

Imagine um supervisor ou gerente que não consegue se comunicar bem. Certamente haverá muito retrabalho até que se consiga chegar ao resultado final que é esperado.

Organização

Boa parte dos problemas podem ser resolvidos com uma boa organização. Isso porque o trabalho de tecnologia da informação é composto de muitas fases e requer muitas ações.

Assim, um profissional que não tem uma boa organização, normalmente, não consegue apresentar os mesmos resultados de um profissional que executa suas funções de forma mais organizada. 

Dicas para desenvolver boas soft skills

Mesmo que você não possua essas habilidades que foram citadas, entenda que isso não é um problema, afinal, você ainda pode desenvolvê-las a fim de se tornar um profissional mais completo e conseguir as melhores oportunidades de trabalho.

Confira tudo a seguir:

Determine objetivos

Quando você consegue determinar seus objetivos, fica mais fácil identificar quais são as habilidades nas quais você precisa focar. Até porque, nem sempre é possível ser bom em tudo o tempo todo.

Se você sabe a área em que deseja atuar, poderá compreender qual habilidade é mais importante e, assim, dedicar-se a desenvolvê-la. Em cargos de liderança, por exemplo, uma boa comunicação é imprescindível.

Identifique seus pontos fortes e trabalhe neles

Conhecer seus pontos fortes ajuda você a entender quais suas armas na hora de se colocar no mercado de trabalho. Assim, esses pontos podem ser diferenciais para que você seja contratado, além de ajudarem a tornar seus pontos fracos menos evidentes.

O mais importante é sempre ser realista e, claro, gentil com você mesmo, afinal, uma habilidade que você ainda não tem, pode ser conquistada.

Inspire-se

Você pode, e deve, se inspirar em pessoas e buscar entender o que elas fazem e como elas fazem. Se existe alguém que domina uma soft skill que você quer desenvolver, nada melhor do que tê-la como uma inspiração.

Entenda como pode absorver o conhecimento e como ele pode ser adaptado para a sua necessidade e realidade. Além disso, muitas pessoas por aí ensinam e ajudam outras pessoas a desenvolverem suas habilidades humanas.

Soft skills para desenvolver sua carreira 

Agora você já sabe muito mais a respeito das soft skills, as habilidades humanas essenciais no mercado da tecnologia. Contudo, se quiser saber ainda mais sobre o tema, leia também o artigo “Habilidades Humanas são essenciais na carreira profissional


Parcerias: Curso React Direto ao Ponto