Retrospectiva: como foi 2021 para o mercado de tecnologia

2021 pode ter sido um ano de muitos desafios, mas o setor de TI caminhou muito bem

Com o fim do ano chegando, decidimos fazer uma retrospectiva 2021 com a finalidade de entender melhor o que mudou no mercado de tecnologia durante esse período tão peculiar.

Esse ano que passou foi, certamente, um tanto atípico e, para que o mercado pudesse continuar funcionando, as empresas tiveram que se adaptar e passar por uma série de mudanças.

Contudo, vale a pena revisitar os últimos meses, pois o mercado de tecnologia foi um dos poucos que manteve seu crescimento, atingindo números surpreendentes.

Então, vamos conferir mais sobre essa retrospectiva do ano de 2021 no mercado de tecnologia. 

Retrospectiva 2021: o mercado de tecnologia 

Não existe a menor dúvida de que 2021 foi um ano sem precedentes em que o mercado se viu obrigado a reaprender a funcionar. Tanto que o termo “se reinventar” foi um dos mais utilizados para definir um ano tão complexo.

Contudo, o setor de tecnologia não sofreu com as limitações e necessidades de isolamento. Pelo contrário, foi um dos que mais cresceu, apesar do período de crise mundial, indo na contramão dos demais.

E quem confirma isso  são os dados da Bain & Company, apresentados no relatório global que analisa quais os impactos da tecnologia na sociedade e nos negócios.

Um grande destaque vai para as startups, que representaram cerca de 70% dos investimentos de venture apenas no primeiro trimestre do ano.

Além disso, empresas de software na nuvem também se destacaram. O mesmo vale para empresas de inteligência artificial e machine learning, que tiveram um crescimento significativo.

Juntos, esses dois segmentos conseguiram conquistar o dobro do investimento que obtiveram em outros setores da tecnologia.

Impacto positivo também para os consumidores

Todas essas movimentações e o aquecimento do mercado, também impactaram positivamente os consumidores. Segundo o mesmo relatório, houve diminuição dos preços de serviços, maior acesso à inovação e aumento na qualidade de produtos em geral.

Para quem atua nesse mercado, não foi diferente. O aquecimento do setor representou um aumento das vagas de trabalho, pois as empresas passaram a precisar de um número cada vez maior de profissionais qualificados.

Pode-se dizer então que, para o setor da tecnologia, a retrospectiva 2021 foi bastante animadora, com grande crescimento nos investimentos, aumento da lucratividade, crescimento no número de vagas e maior colocação de profissionais no mercado. 

Mudanças do mercado no último ano

Como podemos observar, é indiscutível que 2021 foi um ano positivo para o setor de TI. Entretanto, a tendência é que isso mude ainda mais nos anos que se seguem, afinal, o processo de adaptação que foi iniciado requer tempo.

Sem dúvidas, neste último ano foi possível notar o crescimento de novas tendências e comportamentos que foram se incorporando ao dia a dia das pessoas e empresas.

O home office, por exemplo, é uma dessas tendências que, antes da pandemia mundial do Coronavírus, ainda era visto com certo receio por muitas lideranças..

Porém, com a necessidade de se adequar e se manter funcionando, as empresas adotaram essa forma de trabalho e, agora, muitas sequer pensam em voltar ao trabalho presencial.

Trabalhar remotamente virou realidade

O trabalho remoto se mostrou como algo totalmente possível, especialmente no setor de tecnologia. Assim, muitas empresas optaram por reduzir o tamanho dos seus escritórios e usar a verba para investir, por exemplo, na contratação de mais colaboradores.

Empresas que antes tinham locação para 200 funcionários, agora disponibilizam apenas a metade disso, somente como uma forma de suporte. Então, o colaborador pode trabalhar de casa, mas também tem a opção de reservar uma estação para trabalhar presencialmente quando considerar necessário. 

Todos ganham, pois a empresa apresentará um gasto muito menor de manutenção e o colaborador terá mais liberdade. Isso sem falar que o trabalho remoto elimina as barreiras geográficas, sendo possível contratar uma pessoa de qualquer lugar do país ou do mundo.

Outro setor da tecnologia que cresceu também foi o dos aplicativos de delivery. Isso porque permitiu a todos terem refeições, alimentos, remédios e artigos para os pets de forma segura e prática, sem sair de casa.

O setor de inteligência artificial e automação industrial é mais um que merece destaque. A internet das coisas também se mostrou uma solução para a operação de manufaturas durante esse período de transição.

De fato, a tecnologia se faz cada vez mais presente e até mesmo necessária, compondo inúmeros setores do mercado. Por isso é que esse crescimento é muito justificado, tendendo a aumentar ainda mais nos próximos anos. 

Como foi o 2021 da NewRiide?

Aqui na NewRiide, o ano também foi de muito trabalho, crescimento, adaptação, descobertas e, claro, realizações.

Durante o ano de 2021, conseguimos aprender muito e crescer juntos, aumentando nosso time e desenvolvendo estratégias para oferecer os melhores resultados.

Vamos ver a retrospectiva 2021 da NewRiide no setor de recrutamento:

  • 9 clientes
  •  23 vagas
  • 1000+ contatos com candidatos
  • 250+ entrevistas feitas

Já o nosso conteúdo também cresceu, nosso time de comunicação ganhou novos integrantes e estamos buscando oferecer cada vez mais informação de qualidade e oportunidades a quem precisa. E claro, uma pitadinha de bom-humor sempre!

O resumo do nosso 2021, em relação aos conteúdos, é o seguinte:

  • 7 entrevistados no #compartilhaMercado
  • 27 artigos no blog
  • 400+ posts nas redes sociais

Se você está interessado nesses conteúdos, que tal aprender como programar sozinho? Clique AQUI e saiba mais sobre esse mercado tão promissor!