Recusar proposta de emprego: como dizer não sem fechar as porta 

Após avaliar se a vaga se encaixa ou não com os seus objetivos, você pode tomar a decisão e dizer não sem culpa. Saiba mais

recusar proposta de emprego

Dizer “não” é algo que boa parte das pessoas sente dificuldades, agora imagine recusar proposta de emprego

Porém, faz parte da nossa evolução, seja na vida pessoal ou profissional, tomar decisões para que possamos chegar aonde desejamos. 

Mas, como dizer não para uma vaga de trabalho sem fechar as portas? Quem é programador ou atua na área de TI precisa ter ainda mais atenção a respeito desse assunto, afinal, há muitas vagas e frequentemente esses profissionais passam por processos seletivos.

Neste artigo, vamos falar sobre como recusar proposta de emprego, mas deixando as portas abertas para uma outra ocasião. Vem com a gente conferir tudo! 

Quando se deve recusar proposta de emprego? 

Existe uma série de nuances a respeito da vaga, e até mesmo do momento em que você se encontra na vida profissional, que devem ser observados no momento de recusar uma proposta de emprego. 

Foi-se o tempo, por exemplo, que salário era visto como o único fator de decisão para entrar em um processo seletivo e até mesmo se manter dentro de uma empresa. 

A cultura mudou, as perspectivas e os sonhos profissionais evoluíram ao longo das últimas décadas e pesquisas mostram que são os benefícios que passaram a ser mais valorizados pelos profissionais.

Além disso, principalmente com a pandemia, as pessoas estão em busca de qualidade de vida e melhor administração do tempo. Sendo assim, você acha que vale a pena continuar em um cargo que exige que você cumpra um horário fixo das 9h às 18h?

Certamente a sua resposta foi não, correto? E é assim que a maioria dos profissionais da área de TI pensam atualmente. Eles querem liberdade, almejam trabalhar com pessoas legais e fogem de ambientes tóxicos. E, claro, estão cada vez mais atentos aos benefícios oferecidos.

Portanto é mais assertivo recusar uma proposta de emprego quando você notar que os interesses da empresa e objetivos da vaga não estão de acordo com os seus. Afinal, você vai aceitar uma proposta sabendo que será uma grande perda de tempo e que poderá te deixar mais distante de seus objetivos?

Mas como recusar proposta de emprego sem fechar as portas?   

Dicas para dizer não para uma vaga de emprego sem parecer arrogante

Para o diretor da NewRiide, empresa de recrutamento na área de tecnologia, o mais importante é dar um feedback sincero e explicar o contexto. 

“O candidato pode justificar a decisão de acordo com a pessoa do outro lado. Se for para o principal tomador de decisão sobre a contratação, seja o mais sincero possível, pois esta pessoa possivelmente poderá alterar algo no processo baseado no feedback do candidato”.

Agora, se for para recrutadores ou empresas terceirizadas de RH, apontar pontos negativos sobre a empresa como cultura e equipe não vão ajudar, neste caso um feedback mais genérico pode ser usado, como falta de fit, pretensão não correspondida etc.

Vejamos a seguir algumas dicas: 

1 – Agradeça a oportunidade 

Após identificar que a vaga não é bem o que você procura, não tem problema caso esteja no meio do processo ou no final, agradeça a oportunidade de ter participado e comunique a sua decisão. 

É importante tentar identificar alguns pontos antes de se inscrever para o processo. Por exemplo, analisar muito bem o descritivo da vaga, atribuições, salários e benefícios. Pesquise também sobre a empresa, inclusive no Reclame Aqui. 

Mas as vezes é só durante a entrevista e no resultado final que você tem uma opinião mais formada, então não precisa se sentir culpado e nem muito menos aceitar a vaga apenas porque você foi o único a passar na etapa final. Dizer “não” faz parte do processo, apenas seja grato. 

2 – Explique os motivos

Explique alguns dos motivos na hora de recusar a oferta de emprego, mas faça isso sempre de uma maneira amigável e educada. Caso não queira entrar em maiores detalhes, apenas diga que avaliou melhor e observou que neste momento há outras vagas que tem mais a ver com o que você deseja. Caso tenha aparecido uma nova oportunidade no meio do processo, também vale a pena contar. 

3 – Se coloque aberto uma conversa futura

A maneira como você comunica a sua decisão é que vai fazer a diferença para manter uma porta de emprego aberta. Você pode dizer que, neste momento, vai continuar no mesmo emprego ou que prefere buscar algo mais de acordo com seus objetivos profissionais. Porém, fale que gostaria de manter contato para caso surja uma vaga que você se sinta melhor preparado e que esteja mais adequada com o seu perfil. 

Dica extra: Linkedin 

Caso o processo de seleção esteja sob responsabilidade de um recrutador, pergunte se vocês podem manter conexão através do Linkedin. Além de ser positivo por conta de ser uma rede social de trabalho, será um network que você poderá ter caso precise lá na frente. 

Motivos para dizer não para uma proposta de trabalho 

Alguns dos motivos que você pode avaliar antes de tomar a decisão final e recusar a oferta de emprego:

1 – A empresa não se enquadra nos valores que são fundamentais para você

2 – Os benefícios são pouco atrativos

3 – O salário não é compatível

4 – As atribuições da vaga fogem muito do seu perfil profissional

5 – Você acabou notando que não atende ao perfil desejado e prefere não se comprometer

6 – Surgiu uma nova oportunidade que neste momento você considera melhor

Agora é só avaliar tudo direitinho e tomar a decisão que melhor lhe convém neste momento, tudo sem culpa e pensando no seu futuro. 

Quais perguntas fazer para o entrevistador: 7 dicas

Esse conteúdo sobre como recusar proposta de emprego foi útil para você? Então compartilhe com algum amigo também! Agora, vem conferir algumas das perguntas que devem ser feitas para o entrevistador para se destacar no processo seletivo. 


Parcerias: Curso Desenvolvimento Web