Recrutamento tech: quais são as principais dores das empresas 

Na hora de contratar, as empresas enfrentam alguns desafios diante de um mercado que disputa por candidatos

O recrutamento tech é um procedimento que pode ter grande influência sobre o desempenho de uma empresa. Por isso é que é tão necessário dar toda a atenção que esse momento merece.

Contudo, nem sempre é fácil lidar com todos os desafios intrínsecos ao processo e as empresas e recrutadores também enfrentam muitas dificuldades na hora de encontrar o candidato mais adequado para a vaga.

Conhecer isso também é fundamental a fim de que seja possível encontrar formas de evitar esse problemas e eliminar as barreiras presentes na vida dos recrutadores tech. Vamos lá?!

Recrutamento tech: afinal, quais são as principais dores das empresas

A demanda por profissionais da área de TI é crescente e ela só aumenta com o passar dos anos, visto que o uso da tecnologia também é cada vez mais.

A consequência disso é que as empresas necessitam de um número cada vez maior de especialistas em diversas áreas de TI e, nesse caso, os recrutadores é que ficam com a difícil missão de encontrar o profissional ideal.

Nesse processo, inúmeras barreiras podem surgir e vamos conhecer a seguir quais são as principais dores dos recrutadores tech na hora de encontrar em candidato:

1 – Constante aumento das ofertas de emprego

A cada semestre que passa, as ofertas de emprego na área de TI aumentam cerca de 38%. Com tanta oferta, o mercado está aquecido e os profissionais da área encontram muitas opções disponíveis.

Assim sendo, não é simples para uma empresa conseguir o profissional ideal para a vaga.

2 – Encontrar profissionais qualificados

Podemos dizer que a área de TI é relativamente nova e com a grande quantidade de novidades tecnológicas que surgem ano após ano, até mesmo os profissionais encontram dificuldade de acompanhar.

Por isso, dependendo da área da vaga que o recrutador está procurando, a missão pode ser um pouco mais complicada.

Um exemplo disso, por exemplo, é a área de Segurança da Informação, que é muito importante atualmente para evitar os vazamentos de dados e roubos cibernéticos.

3 – Falta de detalhes na descrição da vaga

Um Tech Recruiter necessita de informações detalhadas e precisas para saber exatamente o que é que ele está procurando e nem sempre esse detalhamento vem da empresa.

Isso vale especialmente para os casos de vagas bem específicas ou que requerem um conhecimento técnico especial.

Nesse caso, uma boa conversa costuma resolver bem a questão e o processo seletivo pode acontecer com maior tranquilidade.

4 – Expectativa salarial não compatível

Uma das principais dificuldades das empresas é encontrar um profissional para o cargo que tenha uma expectativa salarial compatível com a vaga.

Essa é uma queixa de 65% das empresas do mercado de TI, que dificilmente conseguem um candidato com a especialização que buscam e que esteja de acordo com o salário do mercado.

É preciso entender que as empresas, muitas vezes, enfrentam limitações orçamentárias, porém, muitos profissionais chegam com uma expectativa mais alta que o valor médio do mercado.

Há também casos de empresas que simplesmente desconsideram a faixa salarial da categoria, o que dificulta ainda mais o processo.

Dicas para superar desafios no recrutamento tech

A primeira dica que podemos dar é que logo no início do processo, a empresa já faça um alinhamento de expectativas com o candidato.

Todo profissional almeja crescer e evoluir, portanto, é interessante deixar tudo claro já logo no começo.

Oferecer oportunidade de crescimento e salário compatível com o mercado são imprescindíveis. Mais do que isso, a empresa também precisa entender as aspirações do profissional, assim como o profissional deve entender as necessidades da empresa.

Investir em um ambiente de trabalho saudável, colaborativo e inclusivo também é preciso.

Vagas inclusivas hoje já são indispensáveis, pois a diversidade existe em todos os setores e deve ser acolhida em todas as áreas, evitando explorar isso apenas como um marketing para a própria empresa.

Já no caso de trabalho remoto, a empresa precisa ter uma boa política de suporte ao colaborador, dando a assistência necessária para que o profissional possa desempenhar seu trabalho.

Vale lembrar ainda que a alta demanda por profissionais de TI não é a única responsável por essa dificuldade na hora de contratar. Aspectos relacionados a empresa também podem ter uma grande influência, especialmente a cultura organizacional.

Quer ler mais conteúdos como esse? Então navegue pelo nosso Blog. Você também pode ficar por dentro das novidades seguindo a NewRiide no Instagram!


Parcerias: Curso Desenvolvimento Web