Recrutamento e seleção: como realizar processos seletivos mais humanizados

O recrutamento humanizado é algo que cada vez mais precisa ser implementado nas empresas e entre os recrutadores

recrutamentoeselecao profissionais dialogando processo seletivo

A área de recrutamento e seleção tem sido cada vez mais beneficiada pela tecnologia através de ferramentas que auxiliam nos processos seletivos.

Porém, não podemos esquecer que do outro lado estão pessoas em busca de uma oportunidade, e que precisam de acolhimento e atenção. Embora a área de TI esteja em expansão, com diversas ofertas de vagas, cabe ao recrutador realizar processos seletivos mais humanizados.

Afinal, a vasta demanda não deve ser um empecilho para a realização de processos seletivos mais apurados e cuidadosos. Por mais que as empresas tenham urgência em contratar, priorizar o bem-estar dos candidatos é primordial. 

E como fazer isso, ainda mais neste momento em que a maioria das entrevistas de emprego estão sendo realizadas de forma online? 

Quer saber mais? Acompanhe com a gente!

Recrutamento humanizado, o que é? 

Atualmente, a rotina de um tech recruiter é bem desafiadora por conta da alta necessidade das empresas em encontrar talentos.

Contudo, eles contam com ferramentas que facilitam as tarefas, como automatização e inteligência artificial, com o intuito de otimizar a busca por pessoas. 

Embora a tecnologia faça parte do nosso cotidiano, e tende a ficar cada vez mais presente nas mais diversas áreas de atuação, quando se fala em processo seletivo é preciso refletir até que ponto elas ajudam ou atrapalham.

O recrutamento humanizado é quando os recrutadores e departamentos de recursos humanos se concentram em colocar as pessoas em primeiro lugar, valorizando o relacionamento com as mesmas de forma mais empática e respeitosa. 

Por isso, o recrutamento humanizado deve ser encarado como a alternativa mais assertiva nos processos seletivos. Não é que as empresas de recrutamento devam abrir mão das ferramentas, mas sim mesclar a automação com o contato pessoal. 

Vantagens do recrutamento e seleção mais humanizados 

  • Ter uma conexão mais próxima com o candidato, permitindo conhecer aspectos do seu comportamento e lado emocional;
  • Proporcionar melhores condições de desempenho para o candidato
  • Tornar a comunicação mais direta, dinâmica e assertiva
  • Formar banco de talentos para oportunidades futuras
  • Reduzir o turnover
  • Oferecer sempre feedbacks com prazos pré-determinados
  • Possibilidade de ser mais transparente 
  • Fortalecimento da empresa diante do mercado

Seres humanos antes de tudo 

Como podemos observar, o recrutamento e humanizado tem como objetivo valorizar as pessoas e não apenas vê-las como um recurso da empresa para obter lucro.

Aliás, esse tipo de pensamento foi encarado como algo normalizado no passado, colocando os trabalhadores como uma mercadoria. Mas essa mentalidade está mudando e precisa progredir cada vez mais, porque é preciso ficar claro que se trata de uma relação de interesse de ambas as partes.

Não é apenas o colaborador que precisa da vaga de trabalho, mas também a empresa que precisa dos conhecimentos, mão de obra e criatividade das pessoas. 

Sendo assim, o recrutamento e seleção humanizado busca normalizar essa relação de respeito e de interesses alinhados. Visa-se, principalmente, uma mudança de postura das empresas para que se posicionem de maneira mais respeitosa, empática e valorizando cada indivíduo.

Por exemplo, você já parou para pensar o quanto é desagradável alguém se candidatar a uma vaga, cadastrar o seu currículo ou portfólio e ficar sem qualquer tipo de resposta? 

Ou quando o processo seletivo, já em andamento, passa para uma nova fase e não acontece um feedback para os demais candidatos? 

É necessário e urgente mudar essa postura que trata o candidato como um produto descartável. Com o recrutamento humanizado, as empresas reconhecem e valorizam a capacidade de cada um e atuam sempre para manter um relacionamento saudável.    

Dicas para fazer recrutamento humanizado 

A seguir, confira algumas dicas de como tornar o recrutamento e seleção mais humanizado: 

1 – Atenção ao escolher a tecnologia 

Dependendo do sistema utilizado para filtrar candidatos, você pode estar perdendo a oportunidade de interagir com ótimos profissionais. Algumas tecnologias eliminam candidatos com base em dados e palavras-chave e caso o sistema não esteja configurado corretamente, as chances de prejudicar seu processo seletivo são enormes.

Sempre que o sistema eliminar alguém, faça você mesmo uma breve análise para compreender os motivos. Nada como um olhar humano para uma avaliação mais contundente. 

2 – Diminua as formalidades 

Procure tornar o processo mais informal, porque as pessoas já tendem a ficar mais ansiosas e nervosas durante um processo de recrutamento. Com isso, você tende a diminuir as barreiras e se conectar com o candidato de maneira mais descontraída. Isso pode ser muito benéfico para o processo. 

3 – Seja transparente 

Agendou uma triagem? Faça a descrição da vaga junto ao candidato, procure tirar dúvidas e deixar muito claro as atribuições do cargo, mas também fale a respeito do salário, benefícios e sistema de contratação. 

4 – Dê feedback 

Seja ele negativo ou positivo, sempre retorne aos candidatos para falar sobre os resultados de cada etapa, mesmo que ele não tenha sido aprovado, procure ser grato pela participação e tente manter uma porta aberta para futuras oportunidades, principalmente se você identificou outras potencialidades no candidato. 

Conte com o apoio de uma empresa de recrutamento

Quer fazer um recrutamento e seleção humanizado? Está em busca de talentos na área de TI? Conte com os especialistas da NewRiide! Somos uma assessoria para atrair, recrutar e contratar o profissional ideal para seu negócio! 


Parcerias: Curso React Direto ao Ponto