Qual o papel do recrutador de TI?

Como será a rotina de um recrutador de TI e como ele pode ajudar as empresas? Saiba mais!

O que é um recrutador de TI

Você sabe o que faz um recrutador de TI, e como ele pode ajudar a tornar o processo de contratação muito mais simples para a sua empresa? 

Isso sem falar que também facilita muito o processo de contratação, fazendo um matcha entre candidato e empresa. 

O fato é que o mercado na área da tecnologia está aquecido e com muitas vagas disponíveis. 

Contudo, as empresas ainda encontram dificuldade na hora de achar o profissional ideal para as vagas abertas.

Além disso, não é incomum que a falta de divulgação adequada da vaga faça com que o candidato nem fique sabendo dela.

Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre o trabalho do recrutador de TI, e como ele é essencial para garantir que o candidato ideal chegue até a vaga perfeita!

O que é um recrutador de TI

Quando falamos em contratações, logo pensamos no profissional de RH (Recursos Humanos), não é mesmo?

Nesse caso, o recrutador de TI é mesmo um profissional dessa área, porém com uma atuação específica na área de tecnologia.

Assim, ficando nessa fatia específica do mercado, é possível oferecer um direcionamento muito mais adequado, tanto para os pedidos da empresa quanto para os desejos do candidato.

Além disso, embora não precise ter necessariamente uma formação tech, é interessante que entenda o básico de linguagens de programação, carreiras, áreas de atuação e etc.

O profissional de recrutamento deve dominar não apenas as técnicas de seleção, mas também a habilidade de identificar as necessidades da vaga, encontrando o melhor talento para preenchê-la.

Imagine você, um líder de empresa, sozinho, tendo que procurar um colaborador em um mercado tão amplo. Complicado, não?

Por outro lado, as empresas de recrutamento especializadas em TI, já tem um banco de dados de profissionais, além de um maior alcance na divulgação de vagas.

Assim, um tech recruiter pode conseguir uma colocação muito mais rapidamente!

Hoje em dia, com os rápidos avanços digitais, as transformações das linguagens e também ao aquecimento do mercado de tecnologia, a profissão de recrutador na área de TI vem sendo muito desejada.

Em resumo, o recrutador irá selecionar profissionais de tecnologia de diversos níveis de formação e experiência, em diferentes carreiras, para trabalhar em equipes de pequenas, médias e grandes empresas, fintechs ou startups

Como funciona a rotina de um recrutador?

A rotina de um recrutador de TI pode ser bem variada. Isso porque ele pode ser um profissional autônomo ou até mesmo trabalhar para uma empresa de recrutamento.

A função é, essencialmente, a de um headhunter, ou seja: entender as necessidades de uma vaga e procurar o candidato ideal para preenchê-la.

Na maioria dos casos, é o recrutador que fará todo o processo inicial de avaliar currículos, contatar candidatos, fazer entrevistas e etc.

O profissional da área irá montar também um parecer técnico sobre o candidato já entrevistado para encaminhá-lo à empresa.

Depois de encontrar o talento ideal para a vaga, o perfil é encaminhado para a empresa para que se inicie o processo de contratação.

O que dizem os recrutadores da NewRiide:

Conversamos com os recrutadores da NewRiide e eles compartilharam um pouco sobre suas rotinas: 

“O recrutador tem o papel de facilitar a busca das empresas por candidatos qualificados, tendo em vista que é um mercado de alta demanda e rotatividade devido ao número de ofertas por candidato. Nossa rotina consiste basicamente em buscar, atrair e fidelizar candidatos” Fernanda Souza. 

“O recrutador é uma ponte que liga a empresa a candidatos com o perfil que o contratante busca. Somos facilitadores, poupamos o tempo da empresa fazendo com que ela converse apenas com os mais qualificados para a vaga, otimizando o processo de contratação. A rotina consiste em encontrar as pessoas certas que estão em busca de uma oportunidade e encaminhá-las para uma possível contratação” Gustavo Cogo.

“Temos um cenário de muita demanda por profissionais e alta rotatividade nas posições. Neste contexto, o recrutador tem o papel de manter o fluxo de profissionais sempre ativo e, assim, contribuir indiretamente nas entregas e consequentemente com o faturamento das empresas. Faz parte da nossa rotina falar com pessoas. Falar com clientes para traçar o perfil ideal com os candidatos para apresentar as oportunidades” – Renato Nitta, recrutador e fundador da NewRiide.  

Por que sua empresa deve contar com um recrutador?

Existem muitas vantagens que podem ser descritas aqui para justificar a contratação de um recrutador de TI. Contudo, a facilidade e a maior precisão no processo são as principais delas.

Isso porque a empresa delega essa função a quem realmente entende do assunto e tem os contatos certos para conseguir o profissional mais adequado para o posto. 

Um recrutador também ajuda a construir a marca da empresa, lembrando que o capital humano é o que há de mais valioso em qualquer empresa. Portanto, os funcionários também precisam estar alinhados com os valores da organização.

A agilidade no processo é outro ponto essencial, além do fato de ter um profissional totalmente dedicado a essa tarefa, garantindo que nenhuma etapa do processo seletivo seja acelerada ou deixada de lado.

Banco de talentos

Um especialista em recrutamento de TI ainda tem um banco de talentos formado com profissionais de várias áreas e especialidades apenas esperando uma oportunidade adequada.

As informações dos candidatos já são mapeadas de acordo com suas competências, formações, experiências e ambições. Assim, a busca se torna muito mais eficiente para ambos os lados.

Para empresas que ainda não possuem um setor de RH, contar com um recrutador pode ser ainda mais vantajoso. Isso sem falar no know how que o profissional da área já possui.

Mais do que isso, é impossível falar nesse assunto sem citar a questão do COV, que é o Cost of Vacancy, ou seja, o custo por manter essa vaga aberta. Muitas empresas nem colocam essa questão na balança, pois ela não fica aparente imediatamente.

Contudo, esse hiato entre o tempo em que a empresa nota a necessidade de um novo colaborador, e o momento em que ele começa a trabalhar de fato pode gerar um impacto financeiro, além de um maior desgaste para a equipe.

Dessa forma, com todos os processos otimizados e maior acuidade nos resultados, há também uma maior economia de recursos como tempo e dinheiro.

Que tal contar com o apoio de um recrutador?

Você está interessado em ter um recrutador de Ti para ajudar com as contratações da sua empresa? 

Então acesse agora mesmo o site da NewRiide e fale com nossa equipe para tirar suas dúvidas.