Quais perguntas fazer para o entrevistador: 7 dicas

Afinal, quais perguntas fazer para o entrevistador? A sua entrevista de emprego foi marcada? Aproveite e se prepare para se destacar

quais perguntas fazer para o entrevistador

Durante uma entrevista de emprego, você costuma fazer perguntas para o entrevistador? Pois saiba que essa é uma prática que o recrutador e profissionais de recursos humanos já esperam.

Sendo assim, não precisa ter vergonha de questionar e tirar dúvidas sobre o cargo pretendido, até porque, é importante também você avaliar se a vaga está alinhada com aquilo que você deseja.

Contudo, é fundamental se preparar para fazer as perguntas pertinentes ao entrevistador, aproveitando ao máximo o tempo e conseguindo informações valiosas para a tomada de decisão.

Quer saber mais sobre quais perguntas fazer para o entrevistador? Confira que a gente te conta tudo a seguir! 

Quais perguntas fazer para o entrevistador e se destacar 

É muito comum que, durante um processo seletivo, os candidatos se prepararem com mais atenção para a etapa de entrevista. Seja online ou presencial, o momento costuma gerar muita ansiedade, pois se trata de uma etapa importante para a tomada de decisão.

Geralmente, se o candidato é aprovado após a entrevista, ele está praticamente com o pé dentro da empresa. Porém, este não é apenas um momento para responder as perguntas realizadas pelo recrutador.

Você pode e deve fazer perguntas para o entrevistador, pois isso demonstra interesse e proatividade. Além disso, questionar o responsável  é uma oportunidade que você tem para tirar dúvidas e principalmente avaliar se o cargo pretendido tem a ver com seus objetivos.

Portanto, sim, fazer perguntas ao entrevistador é permitido e esperado pelo profissional responsável pelo processo.

Normalmente, o momento propício para tirar suas dúvidas e fazer uma espécie de entrevista reversa é ao final, quando o recrutador costuma perguntar se o candidato tem alguma dúvida. 

Boa parte dos candidatos, infelizmente, não aproveita essa chance e acaba respondendo que não, não tem qualquer dúvida a ser esclarecida, o que na maioria das vezes não é verdade. Afinal, você está prestes a iniciar uma nova fase, tem a chance de crescer profissionalmente, então é claro que muitas perguntas passam pela sua cabeça. 

Agora que você sabe que deve sim aproveitar esse momento, deve estar pensando, afinal, quais perguntas fazer para o entrevistador? Vejamos a seguir algumas das mais importantes: 

Entrevista reversa: o que perguntar ao recrutador

Veja a seguir algumas dicas de como fazer uma entrevista reversa, aproveitando ao máximo as informações que o recrutador pode te passar: 

1 – Como é o ambiente de trabalho e a equipe?

Assim como o entrevistador avalia o candidato, o candidato  também pode avaliar a vaga e a empresa para a qual pretende trabalhar. Comece demonstrando interesse em saber sobre o dia a dia na empresa e qual é o perfil da equipe.

A partir da resposta do entrevistador, você poderá ter uma ideia se a vaga está mesmo alinhada com seus objetivos, e se a empresa é interessante para crescer. 

2 – Por que o cargo ficou vago?

Outra dica de pergunta para fazer ao entrevistador é a respeito do cargo. Afinal, por que ele ficou vago ou será que se trata de uma função nova? Essa pergunta vai permitir que você tenha um parâmetro até mesmo das expectativas da empresa em relação ao novo profissional. 

3 – O que a empresa espera do novo colaborador?

É interessante que o candidato pergunte  ao entrevistador o que a empresa espera do novo colaborador que irá preencher a vaga. Com isso, fica mais fácil entender melhor os principais desafios que você vai ter ao assumir a função.

É claro que, na área de TI, por exemplo, os programadores estão o tempo todo aprendendo coisas novas, então, não significa que ele precisa estar totalmente pronto, isso é irreal. Essa pergunta é apenas para avaliar melhor como serão as primeiras semanas e também como você pode se preparar para essa nova etapa. 

4 – Qual conselho você daria para que eu tenha  um bom início, caso consiga a vaga?

Entre as perguntas a fazer para o entrevistador, peça algum tipo de conselho, principalmente quando se trata de uma entrevista com o gestor. Desta forma, você mostra o quanto está disposto a se preparar e encarar o novo desafio. É um indício para o entrevistador de que o candidato quer muito começar, digamos assim, com o pé direito. 

5 – Há treinamentos e capacitações dentro da empresa? 

Nem sempre as descrições das vagas quando são anunciadas contam com todas as atribuições e benefícios. 

Um candidato vai se sentir mais motivado e até mesmo confiante se a empresa oferecer um treinamento prévio antes de ele começar na função. Isso é válido até mesmo para se adaptar à cultura e à rotina da empresa. Portanto, essa é mais uma boa pergunta para se fazer ao recrutador. 

6 – Quais são as possibilidades de crescimento que eu tenho dentro da empresa

Será que a empresa tem plano de carreira? Saber sobre as possibilidades de crescimento é mais uma das perguntas que você pode fazer ao entrevistador. Caso seus planos sejam de permanecer mais tempo em um lugar com o intuito de crescer profissionalmente, essa pergunta faz muito sentido, pois ela vai te ajudar a entender como a empresa se coloca neste quesito.

Inclusive, ela pode ser decisiva para você tomar a decisão se vale ou não a pena seguir em frente no processo seletivo. 

7 – Quais qualidades um profissional deve ter para estar na sua equipe

Aproveite para perguntar sobre as qualidades que um profissional deve ter para estar na equipe, caso a entrevista seja com o gestor. 

Entender o perfil do seu gestor, o que ele busca e quais são as prioridades e expectativas que ele tem com o novo colaborador. Caso você seja o escolhido, terá mais embasamento para iniciar na função com mais preparo. 

Entrevista de emprego: confira dicas para se destacar

Agora que você sabe quais perguntas fazer para o entrevistador, não deixe também de se preparar para responder as perguntas que o recrutador costuma fazer. A gente te conta mais neste post aqui!  


Parcerias: Curso Desenvolvimento Web