Conheça 9 programadores que começaram bem cedo na profissão

Se você pensa que ainda é muito cedo para começar a programar, vamos provar a seguir que tem uma galera que ousou e se permitiu entrar nessa área bem jovem.

Jovens programadores

Todo ser humano sonha em alcançar novos objetivos, porém, seja no setor pessoal ou profissional, é comum darmos um passo para trás por considerar que ainda não estamos prontos o suficiente.

Isso acontece muito no mundo da programação, até porque, é uma área muito cobiçada, em especial para as gerações Y e Z, que já nasceram conectadas ao universo tecnológico. Essas novas gerações simplesmente não sabem como é uma vida sem smartphones, internet e jogos.

Se você pensa que ainda é muito cedo para começar a programar, vamos provar a seguir que tem uma galera que ousou e se permitiu entrar nessa área bem cedo. Confira a seguir grandes nomes que começaram a programar cedo!  

9 pessoas incríveis que começaram a programar cedo 

Prepare-se para se surpreender com os programadores que começaram bem cedinho neste universo: 

Mark Zuckerberg 

Conhecido como o pai do Facebook, Mark Zuckerberg é certamente um dos maiores nomes da nossa atualidade. Ele começou a programar aos 13 anos, quando ainda estava no ensino médio.

Mark iniciou sua carreira na programação escrevendo softwares, depois que seu pai, um grande influenciador, o ensinou como funciona a programação básica do saudoso Atari. 

A partir de então, Mark não parou mais de estudar, aprimorando cada vez mais seus conhecimentos. Antes de criar a maior e mais populosa rede social do mundo, o jovem fez alguns jogos e programas de comunicação também.

Ada Lovelace 

Tem mulher programando jovem também! Ada Lovelace, ou melhor, Augusta Ada Byron, foi uma incrível matemática que viveu durante o século 18. 

Por meio de seu interesse por matemática e lógica, sua mãe e maior incentivadora, alimentou o interesse de Ada desde muito cedo. Ela começou a programar por volta dos 27 anos, quando se uniu ao conhecido matemático Charles Babbage, o criador da primeira máquina analítica.

Apesar de ter falecido muito jovem, aos 36 anos, Ada conquistou o mérito de ter se tornado a primeira programadora da história ao acrescentar algoritmos para funcionamento de uma máquina mecânica.

Bill Gates

Um dos homens mais ricos do mundo, o fundador da Microsoft, Bill Gates, iniciou sua vida de programador com 13 anos de idade. Ao completar 16 anos, começou a desenvolver, na empresa Taito, softwares para fliperamas.

Junto de Paul Allen, conhecido programador norte americano, Bill Gates fundou a incrível Microsoft quando tinha apenas 17 anos de idade! E ambos lançaram o Kenbak-1, o primeiro computador pessoal da história.

Paul Allen 

Obviamente que esse grande programador, parceiro de Bill Gates, não estaria de fora da nossa lista. Paul Allen era somente alguns anos mais velho que Bill Gates, tinha 20 anos, quando estudaram juntos na Lakeside School, em Seattle nos Estados Unidos. 

E foi assim que aprimoraram as habilidades no mundo da programação, e pouco tempo depois fundaram a Microsoft, uma das empresas mais valiosas do mundo.

Linus Torvalds

O grande criador do Linux, Linus Torvalds, iniciou sua carreira como programador aos 16 anos, quando fazia programas de softwares básicos. 

Ele ficou conhecido por fazer um jogo parecido com o famoso Pac Man, que levava o nome de Cool Man. Em 1991, com somente 21 anos, iniciou seus trabalhos em um sistema operacional, que se tornou um dos mais famosos em todo o mundo.

James Gosling

Atualmente, no auge de seus 61 anos, James Gosling é admirado e conhecido por ser o grande criador da famosa linguagem de programação Java. Mas não pense que seus estudos e esforços são de hoje.

Gosling se formou em Ciência da Computação pela Universidade de Calgary em 1983, aos 21 anos, mas antes disso já era o responsável por diversos projetos e estudos que serviram de auxiliares para a criação da famosa linguagem Java.

Grace Hopper

Nos anos 40 e 50, Grace Hopper foi uma conhecida analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos. A já extinta linguagem de programação, Flow-Matic, que serviu como base para a criação da linguagem Cobol, foi criada por ela, em 1959.

Ainda criança, Grace era extremamente curiosa e com 7 anos de idade, a pequena decidiu conhecer mais a fundo como era o funcionamento de um despertador. Passou a desmontar todos que passavam por ela.

Aos 22 anos, o talento para programação já corria em suas veias, e foi quando se formou em Matemática e Física.

Steve Wozniak

Programador e engenheiro eletricista, Steve Wonziak foi quem ajudou na fundação da Apple, junto a Steve Jobs. O seu interesse por engenharia e computadores despertou bem cedo, quando ainda era criança.

Aos 11 anos de idade, o jovem construiu uma estação de rádio própria e conseguiu licença de radioamador. Aos 13 anos, através da participação de uma feira de ciências, construiu uma calculadora baseada em transistores, e recebeu um prêmio pelo feito. Foi com a mesma idade que construiu seu primeiro computador.

Markus Perrson

Um dos jogos digitais de maior sucesso dos últimos tempos, Minecraft, foi desenvolvido e criado por Markus Perrson. As primeiras aventuras como programador aconteceram quando ele tinha 7 anos de idade.

Markus iniciou suas práticas em Commodore 128, 23 anos depois de sua iniciação como programador fundou a Mojang em 2009, empresa de jogos eletrônicos pelo famoso Minecraft.

Aaron Swartz

Ativista e programador, Aaron Swartz é conhecido por seu grande engajamento em projetos como W3C, Reddit, RSS, DeadDrop e Infogami. Se tornou um dos maiores nomes da programação.

Seu interesse em programar começou aos 13 anos, quando chegou a ganhar um prêmio destinado a jovens criadores de sites colaborativos e educacionais.

Aos 14 anos, integrava o grupo de trabalho que inventou o famoso RSS, e começou a participar de inúmeros projetos tecnológicos, inclusive políticos.

Nunca é tarde para aprender a programar 

Esses jovens começaram cedo, mas a verdade é que nunca é tarde para aprender a programar e começar uma nova profissão.

É importante que os pais estimulem e incentivem a busca por conhecimento desde cedo, não importa qual seja a área. E caso você queira começar a programar, não espere mais, apenas dê o primeiro passo, assim como esses grandes programadores deram! 

Gostou de conhecer os programadores que começaram bem cedo? Aproveite para ler outros artigos em nosso blog.


Parcerias: Curso React Direto ao Ponto