Profissões do futuro: conheça os cargos que vão dominar o mercado de trabalho

Vamos conhecer os detalhes sobre as profissões do futuro?

Nos últimos tempos, o mundo vem mudando bastante e as profissões do futuro são um assunto bastante comentado, afinal, os avanços tecnológicos já permitem vislumbrar um novo cenário nascendo.

Dessa forma, não é surpresa para ninguém que muitas dessas profissões passarão pela área da tecnologia, que é uma das áreas que vem apresentando o maior crescimento nos últimos anos.

Então, é importante estar atento a esse conteúdo, pois ainda há tempo para escolher a profissão certa gora e se dar muito bem daqui a alguns anos. 

Vamos conhecer os detalhes sobre as profissões do futuro logo a seguir!

Profissões do futuro: o que significam

Desde a Revolução Industrial o mundo não é mais o mesmo e os avanços tecnológicos que se iniciaram lá, causaram uma grande transformação na sociedade, que pode ser vista até os dias de hoje.

Com o passar dos anos, a tecnologia não parou de avançar e, com isso, muitas profissões deixam de existir, ao passo em que muitas outras surgem e passam a ser extremamente necessárias.

Você sabia que existia uma profissão chamada “Despertador Humano”? se trata de uma pessoa que usava apitos, martelos para bater em portas e até mesmo pedaços de madeira para alcançar em lugares mais altos e acordar as pessoas.

A profissão era bastante necessária para que os operários não se atrasassem para trabalhar nas fábricas durante a Revolução Industrial.

Havia também os acendedores de postes (quando não havia energia elétrica), arrumadores de pinos de boliche e até operador de mimeógrafo, já substituído pelo conhecido xérox.

Assim como essas profissões já não são mais necessárias hoje em dia, existem muitas outras que serão em bem pouco tempo. 

Isso porque a tecnologia está mudando muita coisa em nossas vidas e a forma como realizamos uma série de tarefas.

Metaverso

Com a chegada do tão comentado Metaverso, então, a variedade de profissões que podem surgir são infinitas.

Para deixar mais claro, as profissões do futuro são carreiras que podem ser desenvolvidas naquelas áreas em que há uma grande expectativa de desenvolvimento nos anos que se seguem.

Isso significa que são novas áreas de atuação em mercados que estão começando agora ou que ainda nem existem, mas podem existir de acordo com os contornos que a tecnologia vem assumindo.

Conheça as principais profissões do futuro

Entendo um pouco melhor esse cenário e como o mercado de trabalho sofre influências culturais, bem como a crescente evolução da tecnologia, não fica difícil compreender que esses empregos do futuro fazem parte de um caminho natural.

Sendo assim, nada melhor do que estar bem informado desde já, a fim de programar uma transição de carreira, caso você já esteja no mercado de trabalho, ou até mesmo poder direcionar o seu início de carreira para um mercado promissor.

Dito isso, vamos conhecer quais são as principais profissões do futuro:

1. Detetive de dados 

Essa profissão do futuro consiste na investigação em Big Data, para descobrir o que os seus dados estão contando e o que podem revelar. 

Para isso, será necessário formação em data Science, mas também em finanças ou matemática. Ter conhecimentos em direito também pode ser um diferencial.

2. Oficial de ética de sourcing

Esse emprego do futuro terá um profissional responsável por realizar o acompanhamento, investigação e negociação de acordos de bens e serviços. Isso para garantir que seus gastos indiretos estejam de acordo com os padrões de ética.

É desejável que o profissional tenha experiência corporativa e boas habilidades interpessoais, bem como uma capacidade de trabalhar em grupo.

3. Walker-Talker

Será um profissional autônomo que dedicará seu tempo profissional para clientes idosos, atendendo-os por meio de uma plataforma, na qual será possível escutá-los, dar conselhos e conversar. O foco é dar atenção mesmo!

É recomendável ter boas habilidades pessoais e também a capacidade de se deslocar para visitas presenciais sempre que necessário.

4. Técnico de saúde assistida por Inteligência Artificial

Será o profissional responsável por analisar, diagnosticar e administrar tratamentos adequados aos pacientes com o auxílio e interface tecnológica, além de médicos que são acessados de forma remota.

Será necessário ter formação em enfermagem, habilidades interpessoais, capacidade de trabalhar sob pressão e treinamento adequado na tecnologia que será utilizada.

5. Desenvolvedor de softwares

Essa é uma profissão que já existe de fato, porém ela terá uma importância cada vez maior no futuro. Isso porque toda a tecnologia que existe é possibilitada por meio de softwares.

Portanto, serão necessários profissionais com habilidades para construir esse novo mundo digital que já está nascendo e deve crescer muito nas décadas a seguir.

6. Segurança de informações (blockchain)

Com o recente estouro das criptomoedas e dos mercados de investimentos, nasceu o Blockchain, que é a tecnologia que dá suporte a todo esse sistema.

Embora ainda existam muitas instituições com receio de se render ao uso dela, já existem outras empresas que estão de olho em todas as possibilidades que ela oferece.

Atualmente se trata de uma tecnologia praticamente impossível de burlar e, para que se mantenha assim, serão necessários profissionais que atuem nessa área de desenvolvimento e manutenção. 

7. Gestor de inovação

A curto prazo, muitas empresas precisarão se reinventar e passar a usar a tecnologia ao seu favor, pois se seguirem analógicas, estarão fadadas ao fracasso.

Dessa forma, será necessário um profissional que seja capaz de repensar estratégias de maneira que a empresa adeque melhor o seu modelo de negócios aos tempos de hoje.

Outras profissões e empregos do futuro

Existe uma grande variedade de possibilidades que podem dar origem a novos trabalhos e empregos. As alternativas são mesmo infinitas, ainda mais com o surgimento do Metaverso.

Já pensou que pode existir pessoas para organizar casas virtuais? Pode também haver um analista de cybercidades, isto é, um profissional que cuidará da funcionalidade e das estruturas das cidades virtuais, controlando ambientes, recursos, populações e etc.

Além disso, ainda podemos citar alfaiate digital, analista de quantum machine learnig, guia de loja virtual, corretor de dados pessoais, curador de memórias pessoais e muito mais.

Para mais dicas e ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, siga-nos também em nosso Instagram.


Parcerias: Curso React Direto ao Ponto