Desistência nos processos de TI – o que leva o profissional a abandonar a vaga

Conheça alguns dos motivos que levam um profissional de TI a desistir do processo seletivo

Quem é profissional de TI conta com algumas vantagens e oportunidades que outras profissões não tem. Com o número de vagas crescendo cada vez mais, fica fácil encontrar bons empregos com salários e benefícios atrativos.

Com isso, as empresas e os recrutadores acabam tendo que lidar com um problema, que é a desistência do profissional de TI bem no meio do processo seletivo. 

Apesar de não ser sempre que isso acontece, é algo que faz parte e deve ser encarado como uma possibilidade quando se planeja um processo seletivo.

Por isso, saber algumas das principais causas que levam o profissional de TI a desistir da vaga permite um planejamento mais assertivo. É sobre isso que vamos falar a seguir. Confira! 

O que leva o profissional de TI a desistir da vaga no meio do processo seletivo

Quem acompanha o blog da NewRiide sabe o quanto temos abordado sobre a quantidade de vagas que o mercado de TI tem oferecido.

Mesmo diante da crise econômica, o setor segue firme e as previsões são muito positivas. Tanto que, segundo dados da Brasscom, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, estima-se que até 2024 mais de 400 mil vagas devem surgir no setor de TI.

Portanto, se você planeja seguir carreira em tecnologia ou até mesmo mudar de carreira, pode começar a se preparar, estude muito que certamente terá a sua oportunidade lá na frente. 

Agora, quem está na briga, digamos assim, para atrair os melhores talentos são as empresas de TI. Muitas, inclusive, não dão conta de fazer o processo seletivo e terceirizam a tarefa para empresas especializadas em recrutamento tech.

Contudo, por mais que os especialistas se dediquem a criar um processo assertivo, com foco em qualidade e sempre atento ao perfil de cada candidato, pode ocorrer do profissional não concluir as etapas e desistir antes. 

Desta forma, fica a reflexão: o que as empresas podem fazer para conseguir contratar bons talentos e fazer, principalmente, que eles permaneçam na empresa? 

Além disso, conhecer alguns dos motivos que fazem os profissionais de TI desistirem da vaga, pode ajudar a diminuir esse risco. Vejamos a seguir alguns dos principais motivos: 

Falta de informações e transparência na descrição da vaga

Entre os motivos que levam o profissional de TI a desistir da vaga ainda no processo seletivo, um deles é o descritivo da vaga.

Veja, a falta de informações na descrição de tarefas, requisitos, salários e benefícios pode fazer com que o candidato nem entre no processo, diminuindo consideravelmente as chances da empresa encontrar os melhores candidatos.

Portanto, é preciso se dedicar, junto aos recrutadores e profissionais de RH, na elaboração de uma vaga que tenha todas as informações importantes e que sejam atrativas para os candidatos. 

Não se identificam com a cultura da empresa

O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos e os profissionais estão mais antenados com o ambiente de trabalho. Afinal, ninguém quer estar em um ambiente que não se identifique, ou que não tenha um alinhamento com seus princípios e objetivos.

Para diminuir as chances do profissional de TI desistir da vaga, avalie o seu fit cultural e adote uma visão moderna para que novos talentos se vejam na sua empresa. 

Não curtir as tecnologias ou projetos 

Talvez essa seja a parte mais difícil para as empresas mudarem prontamente. Até porque, dependendo do projeto, o uso de determinadas tecnologias é imprescindível. Mas, o que deve ser feito é deixar claro já na descrição qual será a linguagem e/ou tecnologia que o candidato irá trabalhar.

Se possível, explique rapidamente os tipos de projetos, assim evita que o profissional de TI desista da vaga bem no meio do processo seletivo. 

Testes técnicos muito longos

Sabemos que os testes são importantes para avaliar o candidato e ver se o mesmo está apto para atuar na empresa e desenvolver atividades específicas. Porém, procure aplicar testes mais curtos, pois outro motivo que faz o profissional de TI desistir do processo são os testes muito longos.

Como mencionado anteriormente, há muitas vagas no mercado de trabalho e, ao se deparar com algo que considera chato ou uma perda de tempo, o profissional tende a continuar a busca por outras oportunidades. Além disso, muitos profissionais estão trabalhando enquanto participam de processos seletivos e precisam otimizar o seu tempo para poder dar conta de todas as entregas. Pense nisso!

Falta de benefícios ou benefícios pouco atrativos 

Você sabia que os benefícios costumam ser mais importantes do que o próprio salário em alguns casos? Pois é! Se você tem tentado contratar talentos em tecnologia, mas não tem obtido sucesso, será que não é o momento de avaliar os benefícios oferecidos na empresa e melhorá-los?

Recebem proposta melhor no meio do processo

Outro motivo que leva o profissional de TI a desistir da vaga ainda no processo seletivo é o fato dele receber uma proposta melhor. Isso evidencia novamente a necessidade de se fazer um processo otimizado, sem deixar de lado a qualidade, mas que seja ágil e positivo para candidato e empresa.

Conte com o apoio de recrutadores especializados

Você já passou por algumas dessas situações e acabou perdendo um bom candidato? Ou tem tido dificuldade em planejar os seus processos seletivos? 

A NewRide é uma assessoria para atrair, recrutar e contratar o profissional ideal para seu negócio. 

Converse agora mesmo com nossos especialistas e juntos vamos encontrar as melhores soluções! 


Parcerias: Curso React Direto ao Ponto