Planejamento 2022: dicas para entrar na área de TI

Chegou o momento de definir metas e traçar novos objetivos para ser mais produtivo em 2022.

Um novo ano acaba de começar e, com ele, surgem novos planos, metas e objetivos a serem cumpridos. Para isso, nada melhor do que fazer um bom planejamento 2022 e ficar muito bem preparado.

Se você atua ou pretende trabalhar com tecnologia, então, chegou ao lugar certo. Isso porque abordaremos também  algumas dicas para quem quer  entrar na área de TI em 2022.

Então, aproveite que recém começamos esse ano novo, confira nossas dicas e prepare-se para conquistar todos os seus objetivos e metas! Vamos lá?! 

Adeus, 2021

Sem dúvidas, o ano de 2021 foi um ano de desafios em todos os setores da nossa economia. A pandemia global mudou intensamente a forma como tudo funcionava e obrigou as pessoas a adaptarem-se a uma nova realidade.

Os impactos no mercado foram gigantescos. Ao passo que muitas empresas faliram, muitas outras nasceram, estando já muito mais adaptadas ao tão falado “novo normal”.

Uma das maiores mudanças foi a forma de trabalhar. Como o isolamento e o distanciamento se fizeram necessários, muitas empresas adotaram o modelo de home office como a única forma de se manter operando.

A tarefa, que exigiu muito esforço no seu princípio, acabou se mostrando uma alternativa muito vantajosa para ambos os lados dessa cadeia produtiva.

As empresas economizam milhares de reais diminuindo o tamanho e a estrutura de suas sedes e os colaboradores ganham mais flexibilidade na realização de suas tarefas.

O modelo híbrido também passou a ser adotado mais no segundo semestre, graças à flexibilização das medidas de segurança e avanço da vacinação.

A tendência é que isso se consolide, visto que até mesmo grandes empresas já adotaram esse modelo de trabalho. Vamos conhecer algumas delas a seguir

Com isso, o mercado de TI em 2022 vem com uma nova roupagem, mudanças significativas na sua estrutura e um novo jeito de fazer as coisas. 

Dicas para se planejar para 2022 e ter um ano mais produtivo

O ano de 2021, para a maioria das pessoas, foi extremamente cansativo e desgastante. Por isso, veja  algumas dicas ótimas para que você consiga se planejar, recuperar o fôlego e ter um ano mais produtivo:

1 – Cuide do seu corpo

Pequenas mudanças alimentares, por exemplo, já podem representar uma grande melhora na qualidade de vida. Não precisa ser nada radical, basta evitar alimentos mais prejudiciais e inserir alguns alimentos saudáveis a mais.

Sabe também aquela caminhada que você estava adiando? Aproveite esse momento de início de um novo ciclo e comece. Praticar atividade física, mesmo que moderada, pode melhorar muito seu desempenho, foco e produtividade. 

Até porque, quem é da área de tecnologia costuma trabalhar boa parte do tempo sentado, diante do computador, então, uma caminhada no final do dia já ajuda bastante.

2 – Cuide da sua mente

Sem saúde mental se torna impossível conquistar as metas para 2022. Então, tenha isso como prioridade.

Terapia pode ser uma ótima alternativa, lembrando que existem clínicas que prestam  atendimentos gratuitos para quem não tem condições de pagar no momento.

Refletir sobre as lições que o ano de 2021 trouxe também é algo importante e ajuda a não repetir erros.

Organizar bagunças e desapegar de acúmulos faz muito bem para entrar no novo ano com o pé direito. Isso sem falar que um ambiente muito bagunçado prejudica a produtividade e o foco.

Meta é entrar na área de TI em 2022

No setor de tecnologia, o ano de 2021 trouxe muito mais do que mudanças superficiais. Isso porque foi um dos setores que mais cresceu, como já contamos aqui no artigo retrospectiva 2021.

Em 2022, a perspectiva é ainda melhor e não há nenhuma dúvida de que esse será um dos mercados mais promissores..

Isso porque, a presença da tecnologia no dia a dia de todos está caminhando a passos largos, e a automação de processos e tarefas já é uma realidade.

Como resultado, os profissionais de TI serão cada vez mais requisitados, lembrando que já há um enorme déficit entre a quantidade de vagas e de profissionais qualificados..

Em outras palavras, o mercado está sedento e se você tiver qualificação, conseguir uma colocação é muito mais fácil.

O fato é que em 2022, as empresas  devem estar mais voltadas para a modernização das suas políticas de governança, com foco especial em oportunidades de machine learning.

Com isso em mente, e considerando que você deseja se colocar nesse mercado cheio de oportunidades, vamos conhecer algumas dicas como entrar na área de TI em 2022:

Dicas para quem quer migrar para TI

  • Faça um bom curso: não tem a ver com a instituição, mas sim com a escolha da formação adequada para a área na qual você deseja atuar. Existe a opção de fazer cursos técnicos ou graduações, então, pesquise mais sobre a sua área de interesse.
  • Faça estágio: durante a sua formação, procure estágios em empresas que possam ser interessantes para sua carreira. Essa é uma ótima forma de pôr seu conhecimento em prática.
  •  Aprenda inglês: para trabalhar com TI, saber inglês é algo indispensável, além de ser um enorme diferencial na hora de conseguir um emprego.
  • Destaque-se: o mercado cresce a cada dia que passa e a demanda por profissionais é grande, bem como o número de recém-formados. Então, ter algo para se destacar é importante. Procure obter certificados de ITIL 4, Cloud, Cobit e outros que podem ajudar.
  •   Curiosidade é sempre bem-vinda: não é porque você se formou que não precisa manter-se interessado. Leia, participe de fóruns e treine o que sabe criando projetos próprios.
  •  Faça networking: participar de eventos, conhecer pessoas que já trabalham na área e conseguir novos contatos também é bastante importante.

Caso você já esteja trabalhando, e queira migrar para a área da tecnologia, saiba que essa transição também deve começar pela formação.

Dependendo da formação que já tem, e a área que deseja atuar, cursos podem ser suficientes para aprender uma nova linguagem de programação, ou atender algum requisito.

Contudo, saiba que esse é um excelente ano para fazer essa migração! 

Dica Bônus para entrar no mercado de TI em 2022

Cadastre-se em uma empresa de recrutamento!

Recrutadores precisam ter um bom banco de candidatos para oferecer boas opções às empresas. Os candidatos, por sua vez, precisam de uma forma eficiente de encontrar novas vagas e chegar até as empresas para serem contratados.

Portanto, fazer esse cadastro é a melhor forma de conseguir uma colocação.

A NewRiide, por exemplo, é especializada em recrutamento na área de tecnologia e já colocou diversos profissionais no mercado de trabalho somente em 2021.

A meta é conseguir ajudar muito mais profissionais e empresas neste ano de 2022.

O time de recrutamento recebe o pedido da empresa, procura o candidato ideal para a vaga em seu banco de candidatos, realiza as entrevistas seletivas e entrega apenas as melhores opções, de acordo com suas necessidades.

A NewRiide tem um time trabalhando 100% remoto, com profissionais de gestão, recrutamento e comunicação, atuando em conjunto para obter os melhores resultados. 

Então é isso! 2022 está aí e é o momento de estabelecer metas e começar a correr atrás de resultados. Se você quer se aprofundar mais, confira algumas dicas de Como mudar hábitos e ter uma rotina mais produtiva.