Papel e caneta é melhor que os meios digitais

Você costuma fazer anotações no celular ou computador? Estudo mostra que temos mais facilidade para lembrar do que anotamos com papel e caneta

Papel e caneta é melhor que os meios digitais

Você costuma fazer anotações com papel e caneta ou no seu celular e laptop? Um estudo publicado pela revista Psychological Science  mostrou que temos mais facilidade para lembrar do que anotamos à mão ao invés de utilizar aplicativos ou computadores.

A pesquisa foi realizada por Daniel Oppenheimer e Pam Mueller ambos da Universidade da Califórnia (UCLA) e eles prosseguiram da seguinte forma para chegar a essa conclusão:

Foi solicitado a alguns estudantes para fazerem anotações da forma que achassem conveniente (digitadas ou à mão) sobre um vídeo de uma palestra pelo qual posteriormente foram questionados.

Como resultado, os pesquisadores analisaram que, apesar do computador permitir que se faça anotações mais rapidamente, também pode ser um problema à medida que se é tentado a anotar tudo que se escuta.

Nós não escrevemos a mão tão rápido quanto digitamos, mas as pessoas que estavam digitando tendem a transcrever grandes partes do conteúdo das palestras na íntrega”, contou Mueller ao jornal The Atlantic. “As pessoas que estavam tomando nota nos notebooks não precisam ser sensatos sobre o que eles transcrevem”.

Quais observações podemos fazer dessa pesquisa para nos ajudar?

Primeiro, quando utilizamos o computador ou principalmente o celular para fazer anotações, seja na faculdade ou em uma reunião no trabalho, estamos mais propensos a nos distrairmos com outras tarefas, ao contrário das pessoas que utilizam somente o papel e a caneta, pois estão mais limitadas a se concentrar somente naquela determinada atividade.

Com certeza utilizar o celular para fazer anotações não é uma boa ideia porque  pode chegar mensagem no whatsapp, messenger, aí querer dar aquela espiada no instagram ou no facebook e quando se der conta já perdeu completamente o foco.

Além disso, quando se utiliza o computador para fazer anotações de uma palestra, por exemplo, como citado na pesquisa há a rapidez para escrever, no entanto, ficamos focados em escrever praticamente tudo que se fala e não em prestar atenção no conteúdo que está a ser transmitido.

Já para quem utiliza a caneta e o papel, não dá para escrever tão rápido e por isso,  há tendência de parar para analisar e pensar o que será mais importante anotar, ou seja, quais os tópicos principais. Isso, por mais que não pareça, fará você lembrar muito mais do conteúdo que foi aprendido.

Como dito por John Taft em uma publicação feita no site inc referente ao mesmo tema:

quantidade de palavras escritas não se traduz em melhor retenção do conteúdo

Anotações com papel e caneta ajudam a absorver informações por mais tempo 

Como se não bastasse, a mesma pesquisa revelou que pessoas que costumam escrever à mão conseguem manter as informações por um período maior de tempo e assimilar de maneira mais fácil as novas ideias.

O estudo revela ainda, que embora anotar no computador seja mais rápido e permita acompanhar o ritmo de aulas, palestras, etc, as vantagens são temporárias, pois a pessoa pode se lembrar do conteúdo em um curto período de tempo (24 horas), enquanto aquele que anota à mão conserva o aprendizado por mais tempo, uma semana depois e com mais clareza sobre o assunto abordado.

Por que voltar ao papel?

Como afirmou Dave Terry em um artigo publicado no site Diyplanner chamado The advantages of Keeping Analog Work Journal,  essas são as grandes vantagens pelas quais ele deixou de utilizar os meios digitais para fazer anotações no papel:

  • Ter acesso mais imediato às suas anotações em reuniões ou durante um telefonema;
  • Pode desenhar livremente, fazer diagramas, etc. nas mesmas páginas em que coloca os demais textos;
  • Possibilita  escrever e desenhar em qualquer direção e posição na página;
  • Facilidade em compartilhar seus diagramas para a equipe e na hora em que são feitos (depois ele os refaz no computador, quando precisa);
  • Nunca precisa recarregar;
  • Fácil de folhear.

E como ele faz essas anotações? Veja que interessante:

O padrão que ele adota é numerar todas as páginas dos cadernos que usa para suas anotações e cada página contém a data da utilização. Após numerar, ele insere no final do caderno, um índice com os principais assuntos registrados para facilitar a consulta futuramente.

Ademais, esse método de numerar as páginas pode facilitar a criação de referências cruzadas entre elas, como você faria em um arquivo de hipertexto ou em um texto indexado no computador.

Inclusive, as pendências identificadas naquele dia são registradas com um quadro ao lado para poder fazer os registros de  início das reuniões e o horário, além de assuntos e pessoas presentes.

O restante da página é preenchido com anotações, diagramas e desenhos. Terry ainda revela que tem o hábito de marcar o horário de início e final de suas atividades diárias.

Conclusão

As anotações à mão podem facilitar o seu trabalho além de aumentar a sua produtividade, porque como apresentado pelas pesquisas, você consegue absorver melhor o conteúdo além de conseguir lembrar por mais tempo.

Então, largue o computador na hora da reunião e utilize aquele caderno velho encostado na sua casa cheio de folhas sem utilizar. Ele com certeza será muito útil.


Parcerias: Curso Desenvolvimento Web