O que muda na vida quando se aprende a programar

Quem aprende a programar, passa a enxergar a internet e a tecnologia em geral de uma maneira completamente diferente

O que muda na vida quando se aprende a programar

Quando você começa a estudar e aprende a programar, já entende que ao contrário do que se julga, não se resume a uma tarefa apenas para gênios ou “nerds”, e que aprender a programar, é mais parecido com aprender a ler e escrever por exemplo.

Programação pode se equiparar com um idioma, da mesma forma que o inglês ou o português. É uma forma de se comunicar, mas neste caso, se comunicar com os computadores, ok, talvez não seja como uma conversa, é mais para uma forma de enviar instruções ao computador, mas não deixa de ser comunicação.

Seguir em uma carreira no mundo da tecnologia, mais especificamente em desenvolvimento onde se deve aprender a programar, estimulará diversas habilidades.

E é sobre isso que iremos abordar em nosso artigo de hoje, vamos elaborar sobre o que muda na sua vida, quando você aprende a programar.

Melhora do raciocínio lógico

Entender a lógica da programação e todo o mundo que a envolve, vai ajudar em sua capacidade de raciocínio, ajudando no momento de resolver qualquer desafio ou tarefa. Até porque, o dia-a-dia da programação é exatamente resolver problemas, isto treina o intelecto para conseguir visualizar melhor as variáveis a sua volta e tentar encontrar a melhor solução para determinado problema, seja ele na programação ou não.

Quanto mais você praticar, mais rápido e menos doloroso será ultrapassar problemas.

Estimula a criatividade

No ato diário de resolver problemas, a criatividade será requisitada com frequência para encontrar a maneira mais eficaz, mais rápida ou simplesmente a mais divertida de se resolver algo.

Quando você decide aprender a programar, estará automaticamente aumentando sua liberdade criativa, e levará por toda a sua vida o aprendizado. Mudando não somente sua forma de pensar, como irá analisar o mundo de uma outra maneira. A imaginação é o seu limite na hora de criar seus programas.

Autonomia de criação

Já pensou em finalmente tirar aquela ideia genial do papel?

Isso será possível quando estiver dominando a programação, podendo desenvolver o que quiser, como desejar.

No momento que pensar em baixar um aplicativo, lembre que poderá desenvolver um de acordo com o que você deseja e necessita.

Pode ser também um jogo ou website que possa propor, por exemplo, melhorias em sua comunidade ou escola. É o que andam chamando de empoderamento digital.

Em 2013 o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama participou de uma campanha para engajar jovens americanos no mundo da programação, no vídeo abaixo ele convida os jovens com um slogan mais ou menos assim:

não compre apenas um novo video game, faça um;
não baixe apenas o aplicativo mais recente, ajude a criá-lo;
não fique apenas brincando no seu telefone, programe ele.

Link para o vídeo (em inglês):
https://www.youtube.com/watch?v=6XvmhE1J9PY

Princípios da aprendizagem em programação

Os princípios da aprendizagem em programação

Programar, como já dissemos no começo do artigo, é como se você estivesse mesmo escrevendo um novo idioma, só que com um pouco mais de autonomia e dinamismo. Isto porque você não irá somente criar um texto estático, irá criar um texto em forma de código que será interpretado pelo computador que sua vez, realizará alguma ação.
Isto repetido diversas vezes acaba se tornando os programas, aplicativos e websites que usamos no dia-a-dia.

É surpreendente como avanço pode ser rápido de acordo com a pessoa, algumas terão uma verdadeira sensação de liberdade, que virá acompanhada de aprendizados indescritíveis.

Programadores passam a enxergar a internet e a tecnologia em geral de uma maneira completamente diferente, percebendo que pode muito bem começar a ter uma participação mais ativa no mundo, e não só agir como um mero consumidor ou espectador da inovação.

O início pode ser assustador, como também é para aprender um novo idioma, mas com um pouco de insistência e persistência, qualquer pessoa pode ser tornar um programador ou desenvolvedor de software.

Obviamente que desafios e barreiras surgem como em qualquer aprendizado, no caso da programação, algumas barreiras podem te levar a momentos de angústia de frente para o computador, algo como:

Senhor! Por que meu código não funciona!?

A palavra é paciência. Dedicação uma pitada de ajuda de pessoas mais experientes também não vão fazer mal algum.

Cidadania e criatividade

Se você não trabalha na área da computação, aprender a programar, mesmo que seja só o básico, pode significar o ganho de uma excelente criatividade, capaz de transformar sua própria profissão.

Todo cidadão, ao entender como funcionam os códigos que estão por trás de aplicativos ou da web, terá maior consciência. Pois, ao saber qual é a estrutura que está por trás de um app ou site, você vai aprender a identificar os problemas, possíveis códigos maliciosos e também escolher em qual confiar ou não. Além de poder criar suas próprias soluções.

É preciso trazer mais pessoas para a programação, um assunto que já vem sendo amplamente discutido em todo o mundo, é iniciar o ensino de programação nas escolas, incluindo mais pessoas no assunto e deixando para trás a ideia de ser apenas uma atividade extracurricular.

Nos preparando para o futuro

Ao permitir que nossas crianças possam aprender a programar, da mesma maneira que aprendem química, história, matemática ou português. Elevamos o nível de conhecimento tecnológico no país e isto será um braço cada vez mais forte na força de trabalho mundial.

No vídeo citado acima, ao convidar jovens para aprenderem a programar, o então presidente dos Estados Unidos eleva a quantidade de interessados no assunto e com isto a chance de surgirem novos inovadores, formadores de opinião e mais pessoas com o conhecimentos das tecnologias que vão ditar o futuro das nações.

Nações despreparadas tecnologicamente ficarão para trás e terão que seguir o rumo ditado por outras mais bem preparadas.

Não só a sua vida, mas a de muitas outras pessoas pode mudar quando você decidir ao aprender programar, pense nisso com carinho ao decidir qual caminho percorrer.


Parcerias: Curso React Direto ao Ponto