O desenvolvimento web

Cada vez mais, o mercado de software está se apresentando como uma excelente e rentável profissão, o desenvolvimento web está na lista

O desenvolvimento web

Você já ouviu falar no desenvolvimento web? Cada vez mais, o mercado virtual está se apresentando, como uma excelente e rentável profissão. Se você está pensando, em mudar de atividade profissional e se aventurar no universo tecnológico, essa é a hora certa para traçar novos caminhos.

Uma dica que pode contribuir positivamente, para o alcance dos seus objetivos, é optar por ser um desenvolvedor web.

Mas, o que é ser um desenvolvedor web?

Os americanos o chamam de web developer, já os brasileiros o conhecem como desenvolvedor web, é aquela pessoa responsável em planejar e construir os sites e as diversas aplicações da rede mundial de computadores, também conhecida como internet.

O profissional que visa entrar neste mercado de trabalho, deve estar ciente que as mudanças ocorrem constantemente, sendo que a informação é o segredo para alavancar os negócios

O desenvolvimento web, tornou-se essencial nos dias de hoje, há os que chamem de: a profissão do futuro.

Mercado de trabalho em torno do desenvolvimento web

A sociedade, na atualidade, se mantém conectada aos diferentes dispositivos e redes virtuais. Pode-se dizer que o mundo nos dias de hoje, só sobrevive com o auxílio das redes tecnológicas.

O ramo empreendedor da web oferece opções variadas, contemplando talentos diversificados e oferecendo oportunidades irresistíveis, para aqueles que visam seguir uma carreira no ambiente virtual.

Em primeiro lugar, é importante que o iniciante nesta tarefa, de desenvolvimento web, realize a escolha por qual caminho seguir, pois a dúvida acaba comprometendo o profissionalismo.

O mercado de desenvolvimento tecnológico, engloba todo o universo da programação, tornando-se necessário o conhecimento sobre este ramo da tecnologia, afim de possibilitar a escolha a ser realizada.

As áreas de atuação podem ser divididas em várias frentes, mas quem trabalha com o desenvolvimento web, geralmente está entre Front-end, Black-end ou Full-Stack.

Desvendando as áreas de atuação do desenvolvedor web

O desenvolvedor web, pode optar por trabalhar com uma área específica, se aprofundando nas informações e conhecimentos referentes a sua escolha profissional.

Ele é o responsável pela elaboração dos sistemas, sendo que é ele que mantém tudo funcionando no ambiente digital. Seu trabalho é de suma importância, para o sucesso de um empreendimento na internet.

As áreas de atuação do desenvolvedor web, são conhecidas como:

  • Front-end: é responsável pela produção e projeção da interface, tudo o que faz contato visual com o usuário através do navegador web. Parte do trabalho do desenvolvedor web é a garantia de uma navegação virtual positiva para os visitantes do site.
  • Black-end: são aqueles responsáveis pela produção e manutenção das aplicações e dos códigos que ficam no servidor. Um exemplo é a lógica que fica por traz de uma loja virtual, gerenciamento dos pedidos, estoque, pagamento e etc.
  • Full-Stack: é aquele profissional que trabalha tanto no front-end como no back-end.

A manutenção dos servidores, também é parte do trabalho envolvido no meio do desenvolvimento web, mas existem outras especialidades para este campo específico que são os administradores de sistemas, podemos falar disso em outro artigo.

A responsabilidade tem se tornado o ponto central das exigências do mercado para esta profissão. Pois, o engajamento profissional e o comprometimento com entregas são essenciais na profissão de desenvolvedor web.

Qual a importância do desenvolvedor web em uma empresa?

As empresas modernas necessitam de sistemas conectados na internet, esses sistemas necessitam de um desenvolvedor web.

A carreira de desenvolvedor web, tornou-se importante para as empresas, pois:

  • um profissional que conhece o ambiente virtual e sabe como agir no mesmo, vai promover o produto da empresa de forma a expandir o negócio;
  • um desenvolvedor web saberá planejar um ambiente, que será responsável por proporcionar resultados vitoriosos por um longo tempo;
  • haverá agilidade nas soluções tecnológicas, sendo as vezes necessário mudanças urgentes, afim de melhorar as conversões e também sanar possíveis falhas operacionais.

Um desenvolvedor web, irá propiciar canais digitais atualizados e com o uso de uma tecnologia qualitativa.

5 Dicas para o desenvolvedor web iniciante

Algumas dicas poderão ajudar você, que está iniciando sua carreira na programação web.

  1. Decida no que você irá se especializar e estude para ser o melhor na área;
  2. Qualquer problema que venha a ser apresentado na hora do trabalho, o google poderá ser seu melhor amigo;
  3. Analise e observe as códigos de outros sites, afim de entender e conhecer o processo em que eles foram criados;
  4. Faça parte de uma rede de conhecimento, grupos, forums de discussão e etc, pois é possível aprender muito neste espaço virtual;
  5. Utilize ferramentas profissionais, sendo que elas vão proporcionar a você, um trabalho de qualidade.

É possível que no início da carreira ocorram alguns obstáculos, que poderão ser revertidos com muito estudo e determinação.

Qualidades de destaque para um desenvolvedor web

Qualidades do desenvolvedor web

Existem algumas qualidades que se tornam desejáveis para ser um desenvolvedor web, tais como:

  • Conhecer as diversas linguagens da programação: sendo que o ambiente virtual utiliza várias formas de comunicação;
  • Dominar as ferramentas de controle de versão: configurando-se um motivo vital para um desfecho positivo;
  • Conhecer e entender o design responsivo: nos dias de hoje, os diversos dispositivos possuem telas diferenciadas. Porém, as programações dos sites devem levar em conta esse aspecto, afim de englobar um público variado, independente do dispositivo utilizado;
  • Conhecer as práticas de otimização, como SEO: para aplicar nos códigos, tornando-se uma particularidade primordial;
  • Atenção e criatividade nos detalhes: pois estas poderão se tornar características determinantes para o sucesso de um projeto;
  • Habilidade de organização: sendo o primeiro passo para um resultado positivo na programação;
  • Adaptar-se facilmente aos projetos: procurando novas informações tecnológicas e inovações. Com as mudanças no mundo cibernético, aqueles que estão a frente farão a diferença;
  • Lidar com prazos definidos: sendo que muitas vezes esses prazos são apertados, mas necessitam de um trabalho de qualidade;
  • Saber lidar com as mudanças, quando se tornam necessárias: Inúmeras vezes você irá realizar uma tarefa que até aquele momento seu cliente ou superior achou ser a correta, mas por algum motivo foi preciso realizar mudanças. É de total valia que o profissional se mostre aberto a essas mudanças.

O desenvolvedor web, possui uma tarefa basilar, sendo de grande importância que a atualização das informações no campo profissional seja constante, o estudo é tarefa diária mesmo para os mais experientes.

Seleção dos desenvolvedores web

As empresas, que visam contratar um desenvolvedor web, buscam atender alguns requisitos na hora da seleção.

Claro, que conhecimento técnico é fundamental, mas na atualidade tem sido considerado também outras características, tais como:

  • Engajamento e comprometimento com resultados;
  • Produção e manutenção de um código limpo e organizado;
  • Responsabilidade diante das tarefas solicitadas;
  • Colaboração entre os colegas da equipe;
  • Ser pró ativo e pragmático;
  • Manter a alta qualidade do desenvolvimento web.

A apresentação de um portfólio tem se tornado uma tradição nas seleções, por isso você deve dar uma atenção especial para esse requisito, sendo relevante na atualidade.

Os projetos realizados e bem-sucedidos vão abrir portas para o mercado de desenvolvimento web, além de práticas competentes e conteúdo de referência qualitativos.

Se você está iniciando agora sua carreira no mercado de desenvolvimento web, dê uma atenção especial ao seu trabalho e a sua formação, pois esse início poderá promover a seu sucesso profissional.

Conhecendo a programação

Muito se fala em programação, mas pouco se entende. A programação web é um dos mercados em constante expansão, e conquistado uma grande parte dos profissionais que trabalham na área tecnológica.

Entender a programação do ambiente a sua volta é essencial, para quem deseja especializar-se nesta área e sobressair-se. Ingressar no mercado de trabalho da programação, necessita de um conhecimento aprofundado da ciência desta área.

O número de vagas do mercado profissional da web é alto, porém a procura por uma colocação também é elevada. Portanto, a qualificação é primordial para o sucesso de carreira.

Alguns tipos de programadores

O profissional responsável pelo código da programação no ambiente tecnológico, pode ser:

  • o programador web, aquele que trabalho desenvolvendo sites;
  • o programador desktop, que trabalha no desenvolvimento de aplicativos para computadores;
  • o programador de dispositivos móveis, desenvolvendo aplicativos de smartphones e tablets;
  • o programador dos sistemas embarcados, responsáveis pela programação do nomeado firmware, que servem para uma tarefa exclusiva. Sendo exemplos geladeiras, micro-ondas, impressoras…

A tarefa de programador é bastante extensa e necessária na atualidade, sendo o campo de trabalho vasto e propicio para quem procura um lugar no mercado profissional.

Vantagens de trabalhar com a programação

Você pode estar se perguntando, se vale a pena trabalhar com programação.

Você irá conhecer algumas vantagens ao desempenhar uma função profissional, da área tecnológica.

  • É uma profissão dinâmica e interativa;
  • Alimento cerebral, pois abrange atividades intelectuais;
  • Informação e estudo constante, habilitando-se ainda mais;
  • Possibilidade ao envolver o conhecimento de diversas áreas profissionais;
  • Vasto mercado profissional, sendo que a tecnologia hoje já é parte integrante da sociedade;
  • Liberdade de criação;
  • Horários flexíveis;
  • Gratificação monetária de acordo com o rendimento do trabalho.

Os benefícios de trabalhar na área de programação tecnológica são imensos, e ainda é a garantia de um ótimo campo de trabalho.

Mas, como se destacar?

Cursos na área

Cursos na área de tecnologia, desenvolvimento web

O campo de trabalho de um programador web, necessita de aperfeiçoamento constante, afim de conquistar um lugar a frente na carreira profissional.

Assim como outras profissões, o profissional que trabalha como desenvolvedor web, adentrando a área da programação, necessita estudar.

É possível a realização de cursos diversificados no ambiente virtual, oportunizando um complemento ao currículo e também proporcionando o conhecimento de novas técnicas utilizadas no universo cibernético.

Mas, quais cursos podem ser realizados pela internet, que irão proporcionar pontos positivos no currículo?

  • Code Academy: oferece aulas gratuitas de codificação das linguagens utilizadas na programação;
  • Code.org: trata-se de uma organização sem fins lucrativos, que possui a finalidade de proporcionar o conhecimento sobre a programação web e também favorecer a integração com as linguagens da programação;
  • Udacity: Uma organização educacional, que teve sua origem na universidade de Stanford, que oferece cursos online gratuitos da área de desenvolvedor web;
  • Tree House: É uma empresa que visa promover o conhecimento sobre as diferentes linguagens de programação;
  • Code School: São cursos online que promovem cursos que objetivam o conhecimento na área de desenvolvedor web;
  • Alison: é uma plataforma educacional que propõe diversos segmentos do mundo virtual, incluindo cursos da google e da Microsoft gratuitos e com certificado.
  • Treinalab: É uma iniciativa brasileira para tentar trazer mais e mais pessoas ao mercado de desenvolvimento de software. Promovendo cursos através de laboratórios em constante aperfeiçoamento.

Agora, que você já tem acesso aos inúmeros recursos de especializar-se na área da programação, basta focar na meta designada, que com certeza você irá vencer e se destacar.

O mercado de desenvolvimento web é amplo e possui um lugar especial, para quem realiza seu trabalho com seriedade, comprometimento e engajamento.

Seja um desenvolvedor web e proporcione ao ambiente virtual o melhor profissional do mercado. Você pode, você consegue!


Parcerias: Curso React Direto ao Ponto