Trabalhar e viajar: profissões para quem quer ser nômade digital 

Nômade digital, o estilo de vida que vem crescendo cada vez mais. Será que sua profissão permite?

Já pensou em virar um nômade digital? As novas tecnologias vêm, ao longo dos anos, mudando a maneira como trabalhamos. Ter um trabalho convencional das 8 às 18h já não faz mais sentido, principalmente para algumas profissões que precisam apenas de computador e internet.

Diante dessa nova realidade, é grande o número de profissionais que optam por virar nômades digitais. Você já ouviu falar no termo?

Os nômades digitais são pessoas que trabalham e viajam o mundo ao mesmo tempo. Como eles não precisam estar alocados em um escritório físico, aproveitam para se locomover pelo mundo.

Parece um sonho, não é mesmo? Mas isso não é apenas possível, mas já conta com inúmeros adeptos. Neste artigo, vamos falar sobre algumas das melhores profissões para quem quer ser nômade digital. Vem com a gente! 

O que é nomadismo digital?

O nomadismo digital é um estilo de vida que vem crescendo cada vez mais ao redor do mundo, encabeçado por pessoas que usam a tecnologia para trabalhar ao mesmo tempo que se locomovem.

É importante ressaltar que nômade digital não é uma profissão, sendo que o termo é utilizado para descrever uma pessoa, que pode ser de qualquer área, que trabalha online. Embora essa vida pareça um sonho, infelizmente não são todas as profissões que podem permitir o nomadismo digital.

Computador, smartphone e internet

Há uma série de atividades que podem ser realizadas sem que o trabalhador precise estar dentro do escritório. Como hoje em dia a internet, os computadores e smartphones trouxeram facilidades e otimização ao trabalho, muitos profissionais só precisam dessas ferramentas para realizarem suas atividades.

Sem dúvida, está longe de ser uma vida convencional e exige disciplina, resiliência e planejamento. Isso porque um nômade digital não é um turista e nem alguém que decidiu tirar um ano sabático, ele continua trabalhando e realizando suas entregas, só não possui endereço fixo por longo prazo

Ele tem a vantagem de não estar dentro de uma empresa, cumprindo horário, mas precisa ter desenvoltura e foco para entregar suas tarefas com a mesma dedicação e qualidade.

As melhores profissões para quem quer ser nômade digital

Veja a seguir algumas profissões que permitem trabalhar enquanto viaja pelo mundo ao mesmo tempo. Será que você é um desses profissionais sortudos? 

1 – Professor de idiomas

Para quem é professor de inglês, espanhol, ou qualquer outro idioma, pode aproveitar a tecnologia para ministrar aulas através da internet. Aliás, até mesmo para quem dá aula sobre outros temas pode ser um nômade digital.

Inclusive, por conta da pandemia, a busca por cursos online cresceu 161% entre maio de 2019 e o mesmo mês em 2020. Basta preparar o seu material, criar um perfil profissional nas redes sociais e começar a atrair novos alunos.  

2 – Programador

Os programadores e desenvolvedores de aplicativos, sites e softwares são apontados como uma das melhores profissões para quem quer virar nômade digital. Isso porque, além de ser um trabalho que pode ser feito 100% online, os programadores são muito bem remunerados, facilitando assim a locomoção pelo mundo. 

E mesmo para quem não sabe programar ainda, nunca é tarde para aprender e iniciar uma nova profissão tão requisitada atualmente.  

3 – Redator e jornalista

Outra profissão que permite viajar e trabalhar ao mesmo tempo é a de redator e jornalista. Aliás, todos que trabalham online com produção de conteúdo podem desfrutar da liberdade de trabalhar de forma mais livre, sem precisar cumprir horário na empresa.

No caso do jornalista, ele tem a oportunidade de aproveitar as próprias viagens que realiza para vender conteúdo original para sites e revistas de turismo.  

4 – Fotógrafos

Se você é fotógrafo ou está se preparando para se tornar um, saiba que poderá também ser um nômade digital. Inclusive, aliado ao trabalho dos jornalistas, o fotógrafo pode se beneficiar através de parcerias que permitem um trabalho mais completo de texto e foto. 

Aproveite para criar um roteiro mais interessante que favoreça a venda das suas fotografias para sites, jornais, revistas e blogs. Você também pode planejar para oferecer ensaios fotográficos nos destinos que passar. 

4 – Influenciadores digitais

Um mercado com previsão de movimentar R$ 10 bilhões só em 2021. Ser um  influenciador digital tornou-se um estilo de trabalho que foi impulsionado pelas redes sociais. Através de sua influência por conta de ter um grande número de seguidores, esses profissionais são requisitados por marcas e empresas que querem se comunicar com um público específico. 

Tem muita gente querendo pegar carona nesse novo estilo de marketing, mas não é uma atividade para todos. É preciso desenvoltura, profissionalismo e principalmente boa comunicação.  

5 – Social media

Hoje em dia, as empresas que não contam com uma presença online estão perdendo oportunidades. Não apenas de vender mais, mas também de se tornar uma grande formadora de opinião e tendências.

Mas para realizar esse trabalho nas redes sociais, é preciso contar com a figura do social media, que pode trabalhar online cuidando do conteúdo, design, das campanhas de marketing e interagindo e respondendo comentários de seguidores. 

Como o trabalho pode ser feito de qualquer lugar, desde que tenha notebook e internet, o social media é mais uma ótima profissão para quem quer se aventurar no nomadismo digital. 

6 – Empreendedores digitais

Donos de e-commerce, afiliados, empresas de tecnologia, consultores, coach, personal trainer… Enfim, profissionais que começaram a empreender na internet podem trabalhar de qualquer lugar e aproveitar para viajar. 

Desde que a estrutura esteja pronta e organizada, eles basicamente precisam concentrar tudo em um computador, além de contar com o apoio de softwares, aplicativos, editores de vídeos e outros. 

Isso porque, por exemplo, um coach de carreira, pode atender seus clientes através de videochamadas e se colocarem disponíveis para serem encontrados pelo e-mail, whatsapp, além de outros aplicativos de conversa.  

Vantagens de ser um nômade digital: 

  • Trabalhar com mais liberdade
  • Conhecer novos lugares pelo mundo
  • Adquirir experiências
  • Ter um estilo de vida mais sustentável
  • Desfrutar de uma vida com mais propósito 
  • Se tornar mais criativo 
  • Aprender sobre novas culturas

Gostou de saber um pouco mais sobre o nomadismo digital? Agora queremos saber: você exerce alguma dessas profissões que mencionamos? Deixa aqui nos comentários! 

Aproveite para ler outros posts no blog da NewRiide

 

 


Parcerias: Curso Desenvolvimento Web