Por muito tempo o mercado de tecnologia foi dominado por homens, deixando pouco protagonismo para as mulheres que se aventuravam por lá.
Contudo, com o passar dos anos, isso está mudando e, embora seja um processo lento e gradual, ele já está acontecendo. Então, com o objetivo de ajudar a divulgar, vamos conhecer a seguir mulheres que inspiram e porque elas se destacam tanto.
Mulheres que inspiram – Brasileiras que se destacam no mundo da tecnologia
Embora as mulheres sejam as maiores usuárias de tecnologia, aplicativos e redes sociais, elas não são maioria quando o assunto é a produção dessas tecnologias.
Isso significa que, em sua maioria, mulheres consomem e usam tecnologias desenvolvidas por homens. Não seria interessante mudar isso e ter um mercado mais feminino?
Então, vamos conhecer quais são os nomes brasileiros que mais se evidenciam nesta lista de mulheres que inspiram no mundo tech:
1 – Dilma Menezes da Silva
Essa mulher é PhD em Ciências da Computação e atua como pesquisadora de softwares de sistemas. Ela vive nos Estados Unidos e é bastante conhecida por seu trabalho com a computação na nuvem.
Ela ainda sobressai por sua avançada pesquisa sobre Sistemas Operacionais IBM, realizada em Nova York.
2- Cláudia Maria Bauzer Medeiros
Engenheira eletrônica, titular da Academia Brasileira de Ciências, pesquisadora, comendadora da Ordem Nacional de Mérito Científico e doutora em Ciência da Computação, Cláudia também foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação.
Hoje ela leciona na Unicamp e é a responsável pela fundação do Laboratory of Information Systems, LIS.
Ela também é professora convidada da Universidade Paris-Dauphine, onde recebeu o título de Dra. Honoris Causa.
Suas pesquisas são internacionalmente reconhecidas, bem como suas ações para fomentar a presença de mulheres no mundo tech.
3 – Clarisse Sieckenius de Souza
Clarisse também é uma das mulheres que inspiram na nossa lista, sendo mestre e doutora em linguística, formada em ciências da computação, escritora e professora do Departamento de Informática da PUC-Rio, eu é onde ela atua na pesquisa sobre a interação humano-computador.
Ela foi a desenvolvedora da teoria da engenharia semiótica, sendo responsável pela fundação da Semiotic Engineering Research Group (SERG).
Em 2014, foi escolhida como uma das 54 mulheres (de todos os tempos) a se destacar pela sua atuação na pesquisa nessa área.
4 – Juliana Freitag Borin
Juliana é PhD em ciências da computação, escritora e também professora da UNICAMP. Seu foco de pesquisa é a Internet das Coisas, além de cidades inteligentes e também redes de computadores.
O destaque vai para a sua atuação como coordenadora de uma iniciativa chamada Android Smart Girls, que tem a intenção de estimular a formação de mulheres em carreiras com computação, ciências exatas e engenharia, que são predominantemente ocupadas por homens.
5 – Nina Silva
Nina Silva é uma mulher negra brasileira que foi reconhecida em 2019 pela Forbes como destaque. Ela construiu a sua carreira na área de TI e tem seu objetivo empoderar um número cada vez maior de mulheres também negras e periféricas a se desenvolverem, com o movimento chamado Black Money.
Mulheres que inspiram pelo mundo
Agora que já conhecemos 5 mulheres Brasileiras incríveis que atuam no mercado de tecnologia e se destacam por seus conhecimentos e habilidades, vamos conhecer a lista com algumas mulheres de fora do país:
· Virginia Ginni Rometty: é CEO e Chair-Woman da empresa IBM e se destaca por ter sido a primeira mulher em cargo de liderança nessa companhia.
· Susan Wojcicki: é considerada a 12ª mulher mais poderosa do mundo pela Revista Forbes e atua como CEO de, nada menos que, a plataforma do YouTube.
· Ursula Burns: essa mulher inspiradora é uma liderança feminina, atuando como diretora do conselho da Exxon Mobil Corporation e da American Express, além de ter sido a primeira mulher negra a comandar a multinacional Xerox nos Estados Unidos.
· Margaret Meg Whitman: ela já atuou como CEO do E-Bay e da HP, além de já ter tido um grande papel no desenvolvimento de gigantes, como a DreamWorks e Walt Disney.
· Angela Ahrendts: atua como presidente da Apple, já foi CEO da Blueberry e em 2016 participou do conselho de negócios do primeiro-ministro do Reino Unido.
Não há dúvidas de que é muito inspirador ver essas lideranças femininas no mundo corporativo, que é tão massivamente ocupado por homens, não é mesmo?!
Programas de incentivo para mulheres
Atualmente, temos alguns programas que visam aumentar a presença de mulheres no mercado de trabalho de TI, incentivando a sua formação e desenvolvimento profissional.
Vamos conhecer alguns deles:
· PrograMaria: oferece conteúdos diversificados de maneira gratuita através de seu blog, além de cursos voltados para mulheres. Dentre suas principais parcerias, o projeto conta com Oracle, Nubank, AWS, Vivo e Amazon.
· Laboratoria: trata-se de uma startup que tem um programa de formação para mulheres programadoras, oferecendo até mesmo auxílio para encontrar o primeiro emprego.
· Women Techmakers: é uma iniciativa da Google, com cursos, workshops e palestras que visam estimular a presença das mulheres no mercado tech.
Pronto, gora você já conhece mulheres que inspiram no Brasil e no mundo no mercado de tecnologia e pode usar isso para se motivar e ver que você também é capaz!Se você gosta de conteúdos como esse, acesse nosso outro artigo Mulheres Decifrando Códigos ou nos acompanhe nas redes sociais!