Mulheres que inspiram: conheça histórias de lideranças femininas no mercado

Vamos conhecer a seguir histórias de mulheres inspiradoras que se destacam tanto em um mercado liderado por homens

Mulheres que inspiram

Por muito tempo o mercado de tecnologia foi dominado por homens, deixando pouco protagonismo para as mulheres que se aventuravam por lá.

Contudo, com o passar dos anos, isso está mudando e, embora seja um processo lento e gradual, ele já está acontecendo. Então, com o objetivo de ajudar a divulgar, vamos conhecer a seguir mulheres que inspiram e porque elas se destacam tanto.

Mulheres que inspiram – Brasileiras que se destacam no mundo da tecnologia

Embora as mulheres sejam as maiores usuárias de tecnologia, aplicativos e redes sociais, elas não são maioria quando o assunto é a produção dessas tecnologias.

Isso significa que, em sua maioria, mulheres consomem e usam tecnologias desenvolvidas por homens. Não seria interessante mudar isso e ter um mercado mais feminino?

Então, vamos conhecer quais são os nomes brasileiros que mais se evidenciam nesta lista de mulheres que inspiram no mundo tech:

1 – Dilma Menezes da Silva

Essa mulher é PhD em Ciências da Computação e atua como pesquisadora de softwares de sistemas. Ela vive nos Estados Unidos e é bastante conhecida por seu trabalho com a computação na nuvem.

Ela ainda sobressai por sua avançada pesquisa sobre Sistemas Operacionais IBM, realizada em Nova York.

2- Cláudia Maria Bauzer Medeiros

Engenheira eletrônica, titular da Academia Brasileira de Ciências, pesquisadora, comendadora da Ordem Nacional de Mérito Científico e doutora em Ciência da Computação, Cláudia também foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação.

Hoje ela leciona na Unicamp e é a responsável pela fundação do Laboratory of Information Systems,  LIS.

Ela também é professora convidada da Universidade Paris-Dauphine, onde recebeu o título de Dra. Honoris Causa.

Suas pesquisas são internacionalmente reconhecidas, bem como suas ações para fomentar a presença de mulheres no mundo tech.

3 – Clarisse Sieckenius de Souza

Clarisse também é uma das mulheres que inspiram na nossa lista, sendo mestre e doutora em linguística, formada em ciências da computação, escritora e professora do Departamento de Informática da PUC-Rio, eu é onde ela atua na pesquisa sobre a interação humano-computador.

Ela foi a desenvolvedora da teoria da engenharia semiótica, sendo responsável pela fundação da Semiotic Engineering Research Group (SERG).

Em 2014, foi escolhida como uma das 54 mulheres (de todos os tempos) a se destacar pela sua atuação na pesquisa nessa área.

4 – Juliana Freitag Borin

Juliana é PhD em ciências da computação, escritora e também professora da UNICAMP. Seu foco de pesquisa é a Internet das Coisas, além de cidades inteligentes e também redes de computadores.

O destaque vai para a sua atuação como coordenadora de uma iniciativa chamada Android Smart Girls, que tem a intenção de estimular a formação de mulheres em carreiras com computação, ciências exatas e engenharia, que são predominantemente ocupadas por homens.

5 – Nina Silva

Nina Silva é uma mulher negra brasileira que foi reconhecida em 2019 pela Forbes como destaque. Ela construiu a sua carreira na área de TI e tem seu objetivo empoderar um número cada vez maior de mulheres também negras e periféricas a se desenvolverem, com o movimento chamado Black Money.

Mulheres que inspiram pelo mundo

Agora que já conhecemos 5 mulheres Brasileiras incríveis que atuam no mercado de tecnologia e se destacam por seus conhecimentos e habilidades, vamos conhecer a lista com algumas mulheres de fora do país:

·        Virginia Ginni Rometty: é CEO e Chair-Woman da empresa IBM e se destaca por ter sido a primeira mulher em cargo de liderança nessa companhia.

·        Susan Wojcicki: é considerada a 12ª mulher mais poderosa do mundo pela Revista Forbes e atua como CEO de, nada menos que, a plataforma do YouTube.

·        Ursula Burns: essa mulher inspiradora é uma liderança feminina, atuando como diretora do conselho da Exxon Mobil Corporation e da American Express, além de ter sido a primeira mulher negra a comandar a multinacional Xerox nos Estados Unidos.

·        Margaret Meg Whitman: ela já atuou como CEO do E-Bay e da HP, além de já ter tido um grande papel no desenvolvimento de gigantes, como a DreamWorks e Walt Disney.

·        Angela Ahrendts: atua como presidente da Apple, já foi CEO da Blueberry e em 2016 participou do conselho de negócios do primeiro-ministro do Reino Unido.

Não há dúvidas de que é muito inspirador ver essas lideranças femininas no mundo corporativo, que é tão massivamente ocupado por homens, não é mesmo?!

Programas de incentivo para mulheres

Atualmente, temos alguns programas que visam aumentar a presença de mulheres no mercado de trabalho de TI, incentivando a sua formação e desenvolvimento profissional.

Vamos conhecer alguns deles:

·        PrograMaria: oferece conteúdos diversificados de maneira gratuita através de seu blog, além de cursos voltados para mulheres. Dentre suas principais parcerias, o projeto conta com Oracle, Nubank, AWS, Vivo e Amazon.

·        Laboratoria: trata-se de uma startup que tem um programa de formação para mulheres programadoras, oferecendo até mesmo auxílio para encontrar o primeiro emprego.

·        Women Techmakers: é uma iniciativa da Google, com cursos, workshops e palestras que visam estimular a presença das mulheres no mercado tech.

Pronto, gora você já conhece mulheres que inspiram no Brasil e no mundo no mercado de tecnologia e pode usar isso para se motivar e ver que você também é capaz!Se você gosta de conteúdos como esse, acesse nosso outro artigo Mulheres Decifrando Códigos ou nos acompanhe nas redes sociais!


Parcerias: Curso React Direto ao Ponto