5 dicas valiosas para alcançar suas metas

Saiba como definir e alcançar seus objetivos

METAS 5 DICAS VALIOSAS

No mercado de tecnologia a prioridade com deadlines e entregas de projetos fazem parte do cotidiano de qualquer profissional. Mas tão importante quanto as metas do trabalho, as metas pessoais são fundamentais para a realização. Convidamos a Barbara Mattos Malassise, da Pólen Treinamentos, para nos ajudar a construir 5 dicas valiosas para alcançar nossos objetivos.

As metas pessoais são os objetivos quantificados por uma pessoa. É algo particular, que se inicia a partir de sonhos e anseios de cada indivíduo, como por exemplo, construir uma família ou viajar o mundo. Cada pessoa tem a sua perspectiva e personalidade e suas metas refletem isso. 

Para facilitar a visualização desses objetivos, Barbara Malassise ilustra: “A meta tem que ser nosso foco principal e para alcançá-la precisamos definir os objetivos, de uma forma lúdica, poderia dizer que a meta é o topo da escada e os objetivos são os degraus para subir essa escada.

AUTOCONHECIMENTO

Para fixarmos nossas metas, é importante refletir sobre nossas prioridades e para isso é fundamental o autoconhecimento. Fazer perguntas e escrever as respostas em um papel ajuda a trazer clareza e confiança no processo. Algumas perguntas como “onde o meu talento se manifesta?”, “onde quero chegar com meu trabalho”, “qual o meu maior sonho?” são excelentes pontos para começar.

5 DICAS VALIOSAS

Método SMART: como definir e alcançar suas metas.

Agora que as metas foram definidas, precisamos alcançá-las. Neste momento do processo é importante cultivar hábitos bem definidos e uma rotina que seja focada em priorizar nossos objetivos. Barbara construiu uma lista especialmente aqui para o #Compartilha da NewRiide. Leia a lista com 5 dicas valiosas para seus objetivos virarem realidade.

  1. Utilize o método SMART para ajudar a definir e clarear sua meta principal. O SMART, vem do inglês, onde o S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal). Por exemplo, minha meta é conseguir um emprego, colocando no método SMART ficaria assim:
    S: Porque ela é importante? Em qual área?
    M: Como vou saber que atingi minha meta? Qual resultado eu espero?
    A: É possível realizar essa meta? Como ela será alcançada?
    R: Como essa meta impactará minha vida?
    T: Em quanto tempo quero cumprir essa meta?

    Respondendo todas essas perguntas, e reformulando a meta de conseguir um emprego, ficaria assim: Conseguir uma vaga de emprego na área administrativa para ganhar experiência profissional, com a ajuda do Linkedin, é possível realizá-la em um prazo de 6 meses e assim conseguirei ajudar minha mãe a pagar as contas de casa.

  2. Após a definição da meta, é importante observar o que te impulsiona a atingir essa meta e o que te impede de atingir essa meta, ou seja, quais são as coisas que te dão prazer ao realizar essa meta e quais são as coisas que podem te gerar dor ao realizar essa meta. Outro exercício interessante, é colocar no papel os prós e os contras de seguir adiante com essa meta.

  3. Pense na sua meta como se fosse uma escada, então para subir cada degrau, quais são os objetivos que você precisa cumprir para atingir essa meta? Que atividades você precisa fazer para ver sua meta sendo cumprida? Precisará contar com o apoio de algum profissional? Vai utilizar algum recurso financeiro? Faça pelo menos 15 perguntas sobre sua meta, para definir os degraus.

  4. Revise suas metas com uma frequência que se adapte a sua rotina!! Não deixe para revisar suas metas somente no final do ano, tente criar o hábito de revisar uma vez por mês ou uma vez por semana. Crie alertas na sua agenda para funcionar como uma âncora de recordação e auxiliar no cumprimento da meta.

  5. Por último e o mais importante, anote tudo no papel! Não deixe suas metas e objetivos perdidos na sua cabeça, faça as atividades SMART, prós e contras, perguntas, revisões e vai anotando tudo para fazer o acompanhamento e ver a evolução.

Esperamos que você coloque em prática as 5 dicas valiosas e realize todos os seus objetivos. Barbara relembra a fase clichê mas super válida: “O que não é medido, não é gerenciado!”. Se achou interessante esse artigo compartilhe no Linkedin e continue a discussão!