O poder do LinkedIn: dicas para melhor aproveitar a ferramenta

O poder do LinkedIn ainda é muito subestimado por muitos que não usam o potencial dessa poderosa rede social ao seu favor. Acontece que essa é a maior plataforma profissional do mundo. Atualmente, com mais de 774 milhões de usuários no mundo, o LinkedIn tem 3 milhões de perfis de empresas e tem a capacidade […]

O poder do LinkedIn ainda é muito subestimado por muitos que não usam o potencial dessa poderosa rede social ao seu favor. Acontece que essa é a maior plataforma profissional do mundo.

Atualmente, com mais de 774 milhões de usuários no mundo, o LinkedIn tem 3 milhões de perfis de empresas e tem a capacidade de reunir perfis profissionais de todas as áreas.

Por isso, hoje vamos falar um pouco mais a respeito do poder do LinkedIn e como ele pode ser uma ótima ferramenta de colocação profissional no mercado. Vamos lá?! 

O que é o LinkedIn e para que ele serve?

O LinkedIn é uma rede social cujo principal foco é o de estabelecer relacionamentos profissionais.

Em outras palavras, se trata de uma rede que busca conectar perfis de empresas com o perfil de candidatos.

Então, atividades como o anúncio de vagas, procura de vagas, criação de rede de contatos profissionais (networking), parcerias e outras funções relacionadas ao mercado de trabalho.

De uma forma bem simplificada, podemos dizer que o LinkedIn é como se fosse um grande currículo online, com uma série de funcionalidades dinâmicas, nas quais é possível interagir com outras pessoas que também estão lá com o mesmo objetivo.

Atualmente, essa é considerada a maior rede social profissional do mundo, com mais de 774 milhões de usuários, presentes em mais de 200 países e cerca de 51 milhões de usuários somente no Brasil. 

O poder do LinkedIn

O poder do LinkedIn é justamente a capacidade que ele oferece de unir perfis profissionais de candidatos com empresas que possuem uma vaga aberta.

Dessa forma, a chance de conseguir uma colocação no mercado de trabalho aumenta e muito.

Mais do que isso, com o aumento do trabalho remoto, as barreiras geográficas foram totalmente rompidas. Então, há a possibilidade de conectar-se com empresas e candidatos de outros estados e, por que não, até de outros países.

Outro aspecto muito interessante que essa rede social oferece é a possibilidade de fazer contato com pessoas da sua área, criando um networking bem mais efetivo.

Lembrando que estamos falando aqui de uma rede de conexões, colocar o seu currículo lá é como mostrá-lo em uma vitrine mundial.

Você poderá ter acesso a recrutadores, além de estar muito mais disponível para que as empresas contratem você.

Conseguir recomendações profissionais também é uma possibilidade. Você pode escrever como foi a sua experiência na empresa, com seus colegas de trabalho, além de destacar principais tarefas e desafios.

Assim, quando você estiver conhecendo o perfil de uma empresa, poderá ver o que os outros falam sobre ela.

Compartilhar aprendizados, conteúdos de interesse e trocar experiência com outros usuários também é algo que você poderá fazer tendo um bom perfil nessa rede social.

Contudo, é preciso saber como usar o LinkedIn corretamente, afinal um perfil mal elaborado pode acabar prejudicando o seu desempenho. Veja algumas dicas a seguir. 

Dicas para profissionais de TI usarem bem o LinkedIn

Atualmente, um estudo foi realizado a fim de entender melhor o perfil dos usuários brasileiros do LinkedIn. O resultado trouxe muitas informações relevantes a respeito de qualificação acadêmica, ocupações e muito mais.

O mercado de tecnologia foi classificado como um dos maiores no que tange a atuação.

Por isso é que se pode afirmar que o LinkedIn é sim uma ótima ferramenta para quem atua na área de TI, e aqui vão algumas dicas ótimas para conseguir mais destaque para o seu perfil.

Foto de perfil

Não há como negar que esse aspecto tem importância, afinal, é a primeira coisa que as pessoas verão ao procurar o seu perfil. Mais do que isso, perfis sem foto nem são recomendados na busca.

Opte por uma foto de boa qualidade e, claro, profissional. Nada de uma foto usando roupa de banho na praia! Bom senso é tudo, afinal, é uma rede social de trabalho.

Escolha um bom título

Os perfis do LinkedIn podem ter um título, então, escolha com sabedoria algo que realmente fale mais sobre você ou a mensagem que deseja transmitir. Tente um título que possa definir o que você entrega. 

São 120 caracteres que você pode usar ao seu favor para se destacar dos demais, mostrando o que você faz, suas aspirações e etc.

Evite também tecnicidades, jargões ou frases prontas!

Resumo

Não caia no erro de simplesmente copiar e colar o resumo das suas qualificações do CV para o perfil do LinkedIn.

Pense como se fosse um site pessoal e mostre o que você pode oferecer para o mercado com a experiência que possui.

Use este espaço para descrever melhor suas habilidades, o que você tem de diferencial, como se destaca profissionalmente e outros detalhes que achar que são relevantes.

Lembre-se apenas que no mundo digital, as coisas precisam ser dinâmicas, mas também atraentes para despertar a vontade de saber mais a respeito.

Atualização

Mantenha sempre o seu perfil bem atualizado, contando das suas últimas experiências, eventos significativos e qualquer outra coisa que possa agregar profissionalmente.

Pode ser um prêmio, uma promoção ou mesmo um seminário. Tudo pode acrescentar se for apresentado da forma correta.

Mais do que isso, ao fazer uma atualização, você ainda pode compartilhá-la em seu perfil. Isso permite que mais gente veja e aumente suas conexões e interações.

Seja um super seguidor

Procure seguir a maior quantidade de pessoas e também participar de grupos que tenham relação com a sua área de atuação.

Isso é ótimo para fazer conexões e também ficar por dentro do que está acontecendo no seu ramo.

Até porque, muitas empresas estão constantemente alimentando essa rede com informações importantes, eventos, conteúdos de interesse.

Estar atento a isso pode ajudar você a melhorar seu perfil profissional, aperfeiçoar seus conhecimentos e ainda encontrar a vaga que procura.

Dica extra

Caso você não saiba, os recrutadores da NewRiide também usam o LinkedIn para encontrar o candidato ideal para a vaga que está aberta.

Então, agora que você já conhece o poder do LinkedIn, não deixe essas dicas de lado, melhore o seu perfil e potencialize suas chances de conseguir uma colocação melhor no mercado de trabalho.

Se o seu perfil já está todo organizado e atualizado, aproveite para conferir algumas dicas para entrar na área de TI em 2022.


Parcerias: Curso React Direto ao Ponto