Confira dicas para ser mais produtivo no home office

Trabalhar em casa é uma tendência que veio para ficar. Por isso, é importante a gente encontrar formas de como ser mais produtivo

Uma das dúvidas que mais têm permeado o mundo nos últimos tempos é como ser mais produtivo no home office. Isso porque essa realidade caiu de paraquedas na vida de muitas pessoas, que acabaram tendo que se adaptar a essa nova realidade.

Acontece que as vagas de trabalho remoto apresentaram um crescimento de 85% no ano que passou e a tendência é que continue crescendo nos anos que virão, afinal, empresas e colaboradores estão vendo muitas vantagens nesse novo modelo de trabalho.

Então, se você já está trabalhando remotamente ou pretende encontrar um trabalho nessa modalidade, continue aqui e confira ótimas dicas de como se tornar mais produtivo no home office e conseguir bons resultados. 

Dicas para ser mais produtivo no home office

As vagas de trabalho na modalidade home office já são uma realidade para muitos profissionais e empresas hoje em dia.

Contudo, por parte de quem trabalha, houve a necessidade de usar técnicas e encontrar formas de criar um ambiente que contribua para a produtividade.

Pensando em colaborar para isso, e ajudar você, preparamos algumas dicas de como ser mais produtivo trabalhando em casa. Confira:

Planejamento

Um dos itens de maior importância quando estamos falando de produtividade é o planejamento. Isso porque ter um bom planejamento irá contribuir de maneira direta para que você consiga cumprir suas tarefas.

Você pode criar um cronograma, uma lista de tarefas ou a forma que você achar melhor para o seu funcionamento pessoal.

Mais do que isso, vá riscando as tarefas realizadas, pois isso ajuda o cérebro a entender que ele está progredindo e manter-se motivado.

Atenção ao ambiente

Existem diversos fatores que podem roubar a atenção durante o trabalho. Por isso é importante cuidar para que o ambiente contribua e não atrapalhe.

Se não tiver um escritório só para trabalhar, procure um local da casa que seja silencioso, sem televisão, sem pessoas passando e com o mínimo de interferências externas possíveis.

Boa iluminação

Uma iluminação boa, porém não muito exagerada, ajuda a aumentar a sensação de conforto, sendo favorável para a liberação da criatividade. Quem afirma isso é um estudo da Universidade de Stuttgart, na Alemanha.

Som ambiente

Algumas pessoas preferem trabalhar no silêncio absoluto, porém, um som ambiente também pode ser bastante benéfico para outros. Isso porque ter uma música de fundo pode contribuir para a capacidade de abstração do cérebro.

Então, se você quer saber como ser mais produtivo no home office, lembre-se que a música deve ser agradável e não deve ultrapassar os 70 decibéis.

Crie uma rotina

Quando você ia ao escritório ou trabalhava fora, você tinha uma rotina matinal de acordar, fazer a higiene pessoal, tomar banho, vestir-se de acordo, tomar o café da manhã, pegar o transporte e etc.

Viver essa rotina ajuda o cérebro a entender que, em seguida, o próximo passo é começar a trabalhar.

Então, nada melhor do que criar essa rotina também em casa. Acorde, tome o café da manhã, vista-se e tudo mais. Nada de ficar de pijama e pantufa para trabalhar.

Além disso, se tiver qualquer emergência e você precisar participar de uma reunião, é legal estar preparada.

  1.  Faça intervalos

Se você se permite parar a todo momento, a produtividade se esvai rapidamente. Contudo, se você programa intervalos a cada período de tempo, você consegue produzir melhor nos momentos de trabalho.

Programar cerca de 10 a 15 minutos a cada 1 ou 2 horas. Já fará uma grande diferença!

  1. Móveis

Ter bons instrumentos de trabalho é algo essencial, então, entenda como investimento a compra de uma mesa adequada, uma boa cadeira ou qualquer outro móvel que seja necessário.

  1. Outros

A escolha das cores pode ajudar, pois o azul tende a acalmar, ao passo que o vermelho melhora o desempenho. Ter plantas no ambiente de trabalho também ajuda a melhorar o foco e diminuir o estresse.

A organização da mesa também impacta a produtividade, bem como manter-se hidratado para que o funcionamento do cérebro seja melhor. 

Vantagens do home office

Agora que já conhecemos as dicas para ser produtivo no home office, é legal entender quais são as suas vantagens. O aumento da qualidade de vida é um dos fatores que mais se destaca quando o assunto são as vantagens do trabalho remoto.

Contudo, as empresas também estão identificando uma série de pontos positivos. Uma delas é o aumento da produtividade dos colaboradores.

Isso porque ser acompanhado de perto pelos superiores pode impactar o desenvolvimento das tarefas.

Fatores econômicos também impactaram muito, pois as empresas puderam reduzir o tamanho das suas instalações. Isso porque não era mais necessário ter uma sede com tantos postos, visto que os colaboradores trabalham de casa.

A qualidade de vida também é outro fator de grande impacto, nesse caso, para os colaboradores.

A maioria consegue ter uma melhor alimentação, além de conseguirem dormir mais e melhor, afinal, o tempo que antes era gasto no transporte, agora pode ser aproveitado de outras maneiras.

Isso tudo proporciona uma maior disposição para a prática de atividades físicas, o que melhora a saúde!

A privacidade também é outro ponto que se destaca, pois os funcionários podem usar roupas mais confortáveis, fazer um alongamento durante a jornada de trabalho ou até mesmo ir ao banheiro com mais tranquilidade.

Além desses dois cenários, existem ainda questões sociais e ambientais que devem ser consideradas. A redução do deslocamento dos funcionários diminui o tráfego, impactando também na diminuição da poluição.

Imagens de satélite já mostram uma grande diminuição da área de poluição sobre grandes cidades desde o início da pandemia.

Home office, o modelo que deve permanecer    

E você, o que acha desse novo cenário? Acha que o home office veio para ficar? Clique no link e leia mais sobre o assunto.

Além disso, aproveite essas dicas de como ser mais produtivo no home office e melhore seu desempenho!


Parcerias: Curso Desenvolvimento Web