Conheça as diferenças entre os cargos de gestores de tecnologia

Os famosos C-levels vêm se tornando cada vez mais populares. Saiba mais sobre os cargos de gestores de TI

A importância do trabalho dos gestores de tecnologia é algo indiscutível para a organização de uma empresa. Contudo, ainda há bastante dúvida a respeito dos cargos de TI e suas funções.

Isso porque os famosos C-levels vêm se tornando cada vez mais populares atualmente, com os CIOs, CPOs, CTOs e outros, cada vez mais presentes nas startups e também em grandes organizações.

Por isso, nada melhor do que visitar e se aprofundar um pouco mais nesse tema que ainda desperta bastante curiosidade. Então, continue aqui e vamos entender mais sobre as diferenças entre os cargos de gestores de TI.

O que são cargos corporativos do nível C?

Os cargos de nível C são utilizados como forma de descrever um gestor que possui uma alta posição na empresa. Dentre eles, podemos citar principalmente gerentes e diretores que estão entre os mais influentes de qualquer organização.

Normalmente, são responsáveis por contratações e demissões, supervisão de trabalhos e tomada de decisões importantes para a empresa.

O salário também tende a ser compatível com  esse nível de responsabilidade que o gestor de nível C possui.

O papel desses gestores é fundamental para as empresas, especialmente com o destaque das novas tecnologias e as mudanças que o cenário atual vem sofrendo.

Dados recentes mostram um crescimento de 12% no mercado de TI somente no ano de 2020 e a tendência é que esse crescimento seja ainda maior nos anos seguintes.

Qual a função do gestor de TI?

Os gestores de nível C estão ocupando um cargo de chefia e, atrelado a isso, há diversas  responsabilidades também.

O mais comum e conhecido por todos é o CEO (chief executive officer, ou chefe do gabinete executivo, em livre tradução), em nosso caso é normalmente o cargo de presidente das empresas.

Com isso, fica mais fácil de entender que os cargos de nível C são sempre destinados a gestores que são os chefes dos seus departamentos. A variação das siglas é relativa à área em que cada um irá atuar.

Para tornar tudo isso um pouco mais claro, vamos conhecer a seguir as principais siglas e as diferenças entre os cargos de gestores de TI.

Qual a função de um CIO?

Não, você não leu errado! Aqui estamos falando de CIO mesmo, com “I”.

O gestor CIO é o chief information officer, ou seja, ele é o responsável pela gestão do setor de Tecnologia da Informação (TI) de uma empresa.

Ele também pode ser chamado de gerente de TI ou de diretor de tecnologia, de acordo com uma escolha da própria empresa em questão.

Nesse cargo, os gestores de tecnologia irão atuar administrando recursos, liderando projetos de inovação, organizando estruturas e gerindo colaboradores.

Sua principal função é garantir que todos os projetos ocorram no prazo certo e se mantenham dentro do orçamento previsto.

Em outras palavras, ele atuará como um maestro, constantemente regendo a equipe e os recursos para que tudo se mantenha em perfeito equilíbrio. 

É de sua responsabilidade se atentar para que cada um execute sua função com os recursos e conhecimentos disponíveis.

Na questão hierárquica, o CIO normalmente responde diretamente para o CEO (diretor executivo), para o CFO (diretor financeiro) ou para o COO (diretor de operações).

Atribuições dos gestores de tecnologia CIO:

  • Gerenciar os recursos da área de TI
  • Gerencia as estruturas da área de TI
  • Gerenciar a equipe que atua na área de TI
  • Garantir cumprimento de prazos e orçamento nos projetos de TI

Qual a função de um CPO?

O CPO é o chief product officer, ou seja, o diretor de produtos. Sua responsabilidade é cuidar das estratégias de concepção, planejamento, projeto, produção, ajustes e melhorias dos produtos da empresa.

Assim, esses gestores devem assegurar que as ações planejadas sejam cumpridas de maneira eficiente, sempre alinhado com as estratégias da empresa em seus negócios.

Atuando nessa posição, o CPO poderá fazer a supervisão do diretor de UX, do chefe de análises, do diretor de produto, do diretor de marketing de produto e outros.

Na hierarquia, o CPO irá responder apenas aos CEOs da empresa.

Atribuições dos gestores CPO:

  • Desenvolvimento do produto
  • Acompanhamento da equipe para cumprimento de metas e prazos
  • Pesquisa e desenvolvimento de produtos
  • Entrevista, recrutamento e supervisão de equipe de produto 

Qual a função de um CTO?

O CTO é o chief technology officer, ou seja, o diretor de tecnologia da empresa. Normalmente, o gestor desse cargo responde ao CIO, visto que se trata de uma posição mais estratégica e operacional também.

De uma forma geral, os gestores de tecnologia que ocupam o cargo e CTO atuam como diretores técnicos, isso é, engenheiros de tecnologia que atuam liderando o desenvolvimento, planejamento e ajustes de novos produtos e tecnologias.

São como arquitetos-chefes no que diz respeito à infraestrutura das tecnologias, criando-as e desenvolvendo-as de acordo com as necessidades da empresa.

Normalmente, os gestores nesse cargo são visionários, representando a empresa para seus clientes, mostrando inovação, estratégia e tecnologia.

O foco do profissional nessa posição deve ser aumentar a receita através da otimização dos processos relacionados a tecnologia, envolvendo uma boa organização, planejamento, pesquisa e gestão. 

Qual a função do CDO?

O chief digital officer é uma posição ocupada, normalmente, pelos cientistas de dados e é um cargo bastante novo. Ele tem como função estimular e impulsionar o crescimento estratégico de uma organização.

O foco principal é criação de valor agregado, decorrente do uso correto de ferramentas, tecnologias e plataformas.

A inovação digital também é uma das atribuições desse cargo, agindo de maneira abrangente em toda a empresa para definir e implementar estratégias de negócios digitais.

Então, ele encontrará a dor do cliente e agirá para encontrar uma solução viável através da análise de dados, machine learning ou IA. Avaliar o ROI de produtos digitais também é uma função dos gestores nesse cargo.

E agora, você conseguiu entender melhor a diferença entre os cargos de gestores de TI? Aqui explicamos um pouco o que cada um desses gestores de tecnologia fazem!

Aproveite para conferir nosso painel de vagas 

Se você estiver procurando uma vaga, conheça o quadro de vagas da NewRiide clicando AQUI! Ou envie para algum amigo que está em busca de uma oportunidade na área de TI.


Parcerias: Curso React Direto ao Ponto