Foco e produtividade: 5 dicas para hábitos mais saudáveis na rotina

Psicóloga elenca boas práticas para um dia de trabalho mais produtivo

O assunto foco e produtividade são itens que caminham juntos e estão sempre na lista de mais procuramos nos itens de busca. Mas de fato, quais práticas podemos incluir na nossa rotina para que foco e produtividade sejam prioridade? A psicóloga Liliana Lopes que lida com esse assunto em suas redes sociais e em seu consultório nos ajuda a elencar bons hábitos.

O primeiro ponto de destaque é de fato criar hábitos. Por definição, hábito é a “maneira permanente ou frequente de comportar-se; mania”. Um dos livros mais vendidos dos últimos anos, foi o best-seller O Poder do Hábito. Publicado aqui no Brasil pela editora Objetiva, o livro do jornalista Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, “mostra que a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam – e como podemos transformá-los”.

O mais relevante do impacto do livro é o poder que o êxito em reformular e reorganizar hábitos, potencializa grandes conquistas e mudanças. E nesse caso, queremos novos hábitos para melhorarmos nosso foco aplicado na melhor produtividade – tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Abaixo a psicóloga Liliana Lopes elenca boas sugestões de como implementar na rotina: 

HÁBITOS PARA FOCO E PRODUTIVIDADE:

  • Arrume sua cama ao acordar, isso lhe trará a sensação de que a noite acabou e há um dia inteiro para ser vivenciado.
  • Mantenha um ambiente de trabalho limpo e organizado.
  • Divida as tarefas em dois grupos: tarefas simples e tarefas complexas. Nos momentos do dia em que se sentir mais criativo e animado para o trabalho, faça as tarefas maiores, ficando totalmente focado, sem distrações tecnológicas e de pessoas. Nos demais momentos, vá intercalando tarefas menores e descanso, sempre considerando um intervalo de 10 minutos a cada hora trabalhada. 
  • Tenha uma rotina saudável: alimentação adequada, atividade física, momentos de lazer e descanso são essenciais para uma vida produtiva.
  • Faça uma programação do que vai realizar naquele dia, uma lista por ordem de prioridade. Para evitar a procrastinação, comece pela tarefa mais chata. Quando deixamos a parte desagradável do trabalho para o final do dia, inconscientemente, vamos atrasando todas as outras atividades, para não ter que chegar até lá.

Outro grande best-seller com várias propostas de hábitos que mudam a nossa vida, o “Make your Bed”, de William H. Mcraven. Na tradução, o título já diz muito sobre os objetivos do autor: “Arrume a sua cama: Pequenas coisas que podem mudar a sua vida… E talvez o mundo”. McRaven transformou em livro as 10 lições que aprendeu no treinamento das forças especiais. Os dois livros venderam milhões de cópias pelo mundo e podemos resumir que ambos promovem mais foco, mais produtividade através de hábitos. E aqui está o ponto inicial da nossa organização!


Parcerias: Curso React Direto ao Ponto