Estudo mostra que trabalhar de casa te deixa mais eficiente e feliz

Os funcionários que trabalharam de casa foram 13,5% mais eficientes que aqueles que trabalharam no escritório concluiu o estudo

Estudo mostra que trabalhar de casa te deixa mais eficiente e feliz

Será que é possível ser mais produtivo ao trabalhar de casa, mesmo com as tentações que temos como TV, a cama e a geladeira? Sim, é possível!

Um estudo realizado pelo professor de economia de Stanford Nicholas Bloom e seu estudante de pós-graduação James Liang acompanhou 250 voluntários durante nove meses. Metade trabalhando em casa e metade no escritório. Esses colaboradores faziam parte da rede de call center da maior agência de viagens da China chamada Ctrip que tem como co-fundador o próprio Liang.

Link para o estudo (em inglês):
http://www.nber.org/papers/w18871.pdf

Os funcionários que trabalharam em casa precisariam somente de uma banda larga de internet boa e uma sala privada. Todos os que fizeram o trabalho remoto relataram maior satisfação e maior eficiência. Além da empresa ter economizado US $ 2.000 por ano em cada colaborador, os funcionários que trabalhavam em casa eram 13,5% mais eficientes que aqueles que trabalharam no escritório.

Além disso, eles obtiveram uma taxa de 9% de comprometimento maior que os funcionários que trabalharam no escritório. Essa medida foi feita pela porcentagem de tempo a cada hora em que eles realmente estavam logados no sistema de chamadas da empresa e fazendo seus trabalhos.

A pesquisa também mostrou que houve uma redução de 50% no desgaste dos funcionários que efetuavam o trabalho remoto.

Com todos esses resultados positivos, a Ctrip deu a oportunidade de seus funcionários trabalharem remoto, mas como nem tudo é um mar de rosas houveram descobertas que surpreenderam os pesquisadores.

Metade dos funcionários que trabalharam em casa decidiram voltar para o escritório! Por que?

Os maiores motivos foram o isolamento e a visão de serem menos propensos a uma promoção de cargo. Além disso, como a maioria era jovem e morava com os pais, alguns relataram que o trabalho servia também como uma fuga de suas famílias.

Por esses motivos, vamos esclarecer alguns pontos sobre o trabalho remoto.

O que é trabalhar de casa, trabalho remoto ou home office?

O que é trabalhar de casa?

Nada mais é que trabalhar à distância utilizando apenas um PC ou Notebook e uma conexão estável com a internet. Ele pode ser realizado em casa ou em qualquer outro lugar. A diferença é que você não precisará ir todo dia à empresa.

Além da empresa economizar com vale-transporte e vale-refeição, como mostrou a pesquisa, muitos funcionários produzem mais e se sentem mais satisfeitos por terem horários flexíveis. Você pode ter as mesmas tarefas que teria se trabalhasse no escritório como metas a serem cumpridas, por exemplo.

No entanto, não são todos os trabalhos que permitem o home office, porém a área de tecnologia e criatividade são as que mais adotam o trabalho remoto.

Será que você se daria bem em home office?

Vamos lá. Cada pessoa tem suas características particulares e elas podem influenciar nesse tipo de trabalho.

Por isso, vejamos alguns pontos importantes que podem prejudicar o trabalho remoto:

  • Pessoas que necessitam de companhia para trabalhar podem sentir falta da interação com colegas de trabalho, já que o home office é solitário;
  • Se você perde o foco facilmente, como parar para assistir uma série, brincar com seu animal de estimação ou qualquer outro motivo que te leve a se distrair facilmente, isso será um problema;
  • Não ser uma pessoa muito disciplinada ou que precise de um chefe na cola para cobrar a entrega no prazo;
  • Se o ambiente onde mora for muito agitado também poderá prejudicar a sua concentração;
  • E principalmente, não saber dizer “NÃO”.

Esse último ponto é simples de entender. Em outros países o trabalho remoto já está bem desenvolvido, porém no Brasil ele está em fase de crescimento, por isso ainda há aquele preconceito e comentários do tipo:

“você está ai em casa sem fazer nada, pode ir ao supermercado agora para mim?”

ou qualquer outro pedido de favor no meio do seu trabalho como se você estivesse passando um tempo no facebook ou qualquer outra rede social e não efetivamente trabalhando.

Pois é meu caro, infelizmente muitas pessoas ainda têm essa visão do trabalho home office.

Contudo, fique sossegado porque se você pretende trabalhar dessa forma, temos algumas dicas valiosas nesse artigo para lhe ajudar a corrigir esses pequenos detalhes e também citaremos as vantagens que podem compensar muito mais e superar as desvantagens.  Quer saber quais são? Bora!

As vantagens do trabalho remoto

As vantagens do trabalho remoto
  • Sabe aquele estresse com trânsito ou transporte público? Dias de chuva então nem se fale! Pois é, você não terá mais esse problema o que também ajudará em sua saúde. Além de não perder duas horas em média todos os dias na ida e  na volta da empresa;
  • E falando em estresse, sabe aquelas pessoas inconvenientes que toda empresa tem? então, você não precisará lidar com elas e dessa forma, também terá mais tempo para a sua família e para fazer o que gosta;
  • A liberdade para trabalhar sem um chefe na sua cola o tempo todo ou atrás do seu computador só observando o que você faz e que muitas vezes atrapalha, principalmente aqueles que trabalham com a criatividade;
  • E a roupa? Usar aquela roupa social quente com aquele calor de 40 graus e ainda chegar na empresa e se deparar com o ar condicionado na temperatura do Polo Norte, “faz um bem para a saúde”, rs.
  • Além de tudo isso, a tristeza no domingo de que o dia seguinte é segunda-feira não existirá.

Dicas para você ter sucesso com o trabalho remoto

As desvantagens podem significar pontos a serem desenvolvidos e que lhe ajudarão não somente na sua carreira, mas em todos os setores da sua vida.

Disciplina
Um dos maiores problemas enfrentados pelas pessoas é ter disciplina. Por isso, o ideal é traçar metas e estabelecer prazos. Questione-se: qual é o meu objetivo?

Ter uma agenda lhe ajudará na organização de seus compromissos e tarefas a serem cumpridas, por isso ela será a sua aliada.

Organização da casa
Bagunça definitivamente não combina com home office. Além de gerar estresse pode prejudicar sua concentração. Assim, mantenha o local limpo e organizado, pois já ouviu falar numa frase que diz: “O ambiente influencia nosso estado emocional” Sim, influencia.

Aprenda a dizer “não”
Como citado anteriormente, esse fator faz uma diferença muito grande e por isso vou enfatizar: saiba dizer não!
Converse com as pessoas que convivem com você para compreenderem que aquele favorzinho não vai durar somente cinco minutos e que você não está a passar tempo na internet sem fazer nada.

Procure ajuda
O escritório lotado de gente pode parecer uma loucura para alguns mas para outros pode ser um local aconchegante. Por isso, sentir falta de interagir com outras pessoas durante o trabalho é normal, mas você pode compensar isso. Como?

Trabalhar uma vez por mês em um café, participar de um congresso ou ter a companhia de uma amigo pode compensar o tempo que você se sentirá solitário no trabalho home office. Faça contatos.

Mantenha uma rotina
Tente acordar e trabalhar no mesmo horário. Isso ajudará em sua disciplina.

Leve o seu trabalho a sério
Já que não temos um chefe em nossa cola, temos a liberdade de permanecer mais tempo em redes sociais ou em outras distrações, o que pode prejudicar o seu trabalho. Por isso, evite distrações ao máximo.

O trabalho remoto pode ser muito vantajoso na questão do dinheiro também, enquanto as pessoas estão a tirar sarro de você trabalhando em casa você está faturando e muito bem =).

Quer saber por onde começar e quais profissões existem para se trabalhar de casa? Dê uma olhada em nosso artigo “Profissões para se trabalhar de casa”.


Parcerias: Curso Desenvolvimento Web