Entrevista de emprego: confira dicas para se destacar

Conseguiu a sua primeira entrevista de emprego? Saiba como controlar o nervosismo e se destacar durante o processo

dicas entrevista de emprego

Para muitas pessoas, só de se falar em entrevista de emprego, o nervosismo e a ansiedade já tomam conta. Quando é a primeira, então, as mãos suam, mil incertezas passam pela cabeça e um certo nível de insegurança já passa a dominar.

Contudo, esse processo não deve ser difícil e é por isso que hoje vamos conhecer algumas dicas excelentes sobre o assunto, para que você possa aprender mais e se tranquilizar nesse momento importante para sua carreira profissional.

Então, continue aqui e vamos conhecer ótimas dicas para a primeira entrevista de emprego e ajudar você a se sair melhor e conseguir a vaga que tanto deseja. Vamos lá?!

A importância de saber se comportar em uma entrevista de emprego

Os recrutadores responsáveis por processos seletivos normalmente já possuem um perfil de candidato que consideram adequado para uma vaga.

Mesmo tendo todas as habilidades técnicas requeridas, é importante ter também algumas habilidades pessoais. Caso contrário, o recrutador pode entender que você não tem o perfil que a empresa precisa.

Aliás, já falamos sobre as soft skills e hard skills que são essenciais para o mercado de tecnologia.

Como funciona uma entrevista de emprego?

Normalmente, as entrevistas de emprego ocorrem em etapas, especialmente na área de TI.

A primeira fase é, geralmente, feita pelo recrutador de RH e passa por perguntas mais gerais, para analisar o perfil do candidato como um todo em relação às atribuições da vaga.

Caso o profissional atenda a esses requisitos iniciais, é possível que avance para uma nova fase de entrevistas, mas dessa vez com os gestores e responsáveis da sua área de atuação.

Nesse momento, as perguntas são mais específicas sobre as habilidades e também pode ser requerido algum tipo de teste prático de habilidades.

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

O primeiro passo é entender que se a empresa chamou você para fazer uma entrevista de emprego, é porque já gostou do que você tem a oferecer, então, mantenha a calma e fique confiante. 

Nesse ponto, eles já viram seu currículo e já conhecem minimamente o seu histórico. Então, qual a função da entrevista, não é mesmo?!

Pois bem, nesse momento é que acontece o contato humano para que os entrevistadores possam conhecer você melhor, seu tom de voz, postura, comportamento, personalidade e dar a chance de você contar sua história.

Um currículo tem muitas informações técnicas, mas não transmite energia, entusiasmo, empolgação e outras emoções que são importantes para a vaga.

A primeira dica de todas, então, é pesquisar sobre a empresa para se sentir mais preparado para esse momento e ter coisas interessantes para falar em momentos oportunos. 

Afinal, não é nada positivo se o recrutador perguntar se você conhece a empresa e você não ter nada a falar a respeito. Pesquisa, leia sobre a história e pontue algo que achou interessante para que o recrutador note o seu interesse.  

Dicas para a primeira entrevista de emprego

O passo mais importante você já deu e já conseguiu a sua primeira entrevista de emprego. 

Agora, vamos conhecer dicas importantes para que você se saia muito bem na sua primeira entrevista de emprego:

#1 – Aprenda sobre a vaga

Você já estudou sobre a empresa, conforme falamos anteriormente, certo? Por isso não precisamos mais repetir isso, então, a primeira dica é pesquisar mais sobre a vaga para qual será entrevistado.

Leia bem os requisitos, a descrição das atividades e tente absorver o máximo de detalhes.

Liste quais são as habilidades que a vaga pede e que você possui. Assim você pode usar esses pontos para se destacar mais na entrevista. Use seus pontos fortes ao seu favor.

#2 – Treine para responder perguntas

Além da clássica “fale um pouco sobre você”, é legal treinar a forma de responder às demais possíveis perguntas que os recrutadores poderão fazer a você.

Lembre-se que as respostas devem sempre servir como forma de destacar pontos positivos e habilidades que você tem. Você pode até mesmo contar uma história na qual usou sua habilidade para resolver uma situação ou problema.

#3 – Planejamento

Atraso em uma entrevista de emprego, obviamente, é algo bastante mal visto e deixa uma péssima primeira impressão do candidato. Portanto, planeje-se e organize-se para chegar lá com tempo de sobra.

Se vai de ônibus, pesquise os horários das linhas, especialmente se a entrevista será em um local que você não conhece.

Preveja também possíveis obstáculos que possam surgir, para que nada tire você da sua rota e permita chegar a tempo na entrevista.

#4 – Aparência

Se você pesquisou sobre a empresa, já deve ter uma ideia sobre o dress code que adotam. Se não, no site da empresa ou em suas redes sociais você pode procurar fotos que ajudem você a entender isso melhor.

O fato é que não existe um tipo de vestimenta ideal. Algumas empresas são mais formais ao passo que outras são mais flexíveis, como startups, por exemplo.

Contudo, a regra é sempre ir com uma roupa limpa, que sirva adequadamente ao seu corpo, evitar perfumes muito fortes e que não seja nada exagerado, que roube a atenção do foco principal.

#5 – Comportamento

Em relação ao momento da entrevista em si, cuide para manter uma boa postura, mostre-se aberto às possibilidades e evite ser uma pessoa com perfil negativo, pois ninguém gosta disso.

Seriedade e entusiasmo também são muito bem-vindos no momento de responder às perguntas.

Além disso, não fale mal dos seus empregadores anteriores, demonstre que você está em busca de desafios e procure dar sempre respostas objetivas, mas que não sejam curtas demais (como sim e não), pois essa é a oportunidade que você tem de comunicar as suas qualidades.

Perguntas comuns em uma entrevista de emprego

Para finalizar e ajudar você a se preparar para sua primeira entrevista de emprego, vamos conhecer algumas perguntas que podem ser feitas:

Por que você quer trabalhar para nossa empresa?

Aproveite para falar dos valores da empresa que você considera importante e das características positivas que o atraem. 

Conte-nos sobre um projeto que você participou

Caso seja a sua primeira entrevista e você não tenha experiência prévia, você pode contar de algum projeto que fez enquanto ainda estudava. Aproveite para citar as habilidades envolvidas.

Quais seus pontos fortes e pontos fracos?

Em relação aos pontos fortes, pense quais são suas principais qualidades e fale mais sobre elas, não apenas citando uma lista de atributos, mas descrevendo-as.

A respeito dos pontos fracos, cite aspectos que você acredita que pode melhorar, pois o objetivo aqui é entender se você conhece suas limitações atuais e se está fazendo algo para melhorar.

Em qualquer uma das duas situações, fuja da resposta “eu sou perfeccionista”.

Se alguém tem uma opinião diferente da sua, o que você faz?

Aqui é sua chance de mostrar que sabe lidar com adversidades, críticas e outros pontos de vista. Aproveite para demonstrar inteligência emocional e cite uma forma prática de resolver situações de conflito. 

E você, gostou destas dicas para entrevista de emprego? Esperamos que tenha ajudado de verdade. Além disso, se você está procurando um emprego, acesse agora o nosso mural de vagas e cadastre-se para fazer parte do nosso banco de candidatos. Você pode ser o próximo chamado para uma entrevista de emprego!


Parcerias: Curso Desenvolvimento Web