Entrevista de emprego internacional: saiba como se preparar

Saiba como se preparar para uma entrevista de emprego internacional e conquistar a sua vaga na área de tecnologia

Para muitos desenvolvedores, o grande sonho é trabalhar para uma empresa do exterior. Contudo, você sabe como se preparar para uma entrevista de emprego internacional?

Acontece que para muitos profissionais da área de tecnologia esse é um grande desafio, porém, com o mercado brasileiro do jeito que está, o melhor a se fazer é estar mesmo preparado.

Além disso, os processos seletivos podem mesmo ser desgastantes, especialmente em vagas internacionais que pagam melhor e exigem fluência em uma língua estrangeira.

Sendo assim, se você quer saber como se preparar para uma entrevista de emprego internacional, continue aqui e confira todos os detalhes que mostraremos a seguir. 

Entrevista de emprego internacional: oportunidade de alavancar a carreira 

O que mais chama a atenção da maioria dos candidatos, sem dúvidas, é a vantagem financeira. Isso porque, ao ser aprovado em uma entrevista de emprego internacional para trabalhar no exterior, o salário passa a ser determinado na moeda local.

Imagina você programador, por exemplo, poder ganhar em dólar, euro ou libra? Nada mais, né?

No caso do dólar, por exemplo, hoje em dia a cotação é muitíssimo vantajosa e é claro que isso deve ser levado em conta, principalmente quando olhamos para a atual crise financeira que vive o Brasil.  

Vamos conhecer algumas outras vantagens de uma carreira no exterior:

  • Experiência: sem dúvidas, você vai aprender muito trabalhando com empresas internacionais. Isso também conta bastante para o currículo no futuro.
  • Contatos: o networking é mais um ponto positivo que você deve levar em consideração, tornando possível conseguir oportunidades com profissionais de outras localidades.
  • Reputação: outro ponto extremamente favorável é que, de acordo com o seu desempenho, você pode construir uma boa reputação na sua área no exterior, conseguindo novas oportunidades.

Contudo, é preciso estar bem preparado para a entrevista de emprego internacional e é sobre isso que falaremos logo a seguir.

Passos para se preparar para uma entrevista de emprego internacional

Pois bem, agora é a hora de se preparar e aprender como fazer se você quer ser um programador fora do Brasil. Temos algumas dicas excelentes que podem contribuir muito para que você tenha um ótimo desempenho.

Veja tudo a seguir:

1 – Método STAR – você conhece?

A maioria das empresas americanas utilizam um método de seleção chamado STAR (Situation, Task, Action, Result).

O método se trata de uma entrevista por competências. Dessa forma, o entrevistador consegue ter respostas mais precisas para aquelas questões mais clássicas que sempre surgem.

Explicando melhor a sigla, ela consiste em uma situação inicial (Situation), a tarefa trazida (Task), a ação que você decide tomar para resolvê-la e o motivo para ter escolhido esse caminho (Action) e o resultado que esta sua ação teve (Result).

Não somente em entrevista, o método também pode se aplicar ao LinkedIn quando você o utiliza para demonstrar melhor as suas experiências e histórico. 

2 – Prepare-se para questões técnicas

Entrevistas de emprego internacionais costumam ser bastante exigentes no que diz respeito a questões técnicas.

Por isso, saiba que os entrevistadores vão querer saber de conhecimentos bem aprofundados na área técnica e até coisas que se estuda durante a graduação, por exemplo.

As empresas mais exigentes fazem até mesmo entrevistas focando na arquitetura do software.

Obviamente isso dependerá bastante da linguagem de programação que a vaga exige, portanto, você precisa dominar de verdade o conhecimento quando for se aventurar internacionalmente. 

3 – Desafios práticos e Pair Programming

Indo de acordo com o que estávamos falando anteriormente sobre conhecimentos técnicos, é importante lembrar que muitas empresas americanas costumam fazer o Pair Programming onde você irá programar junto com outro desenvolvedor.

Outros desafios técnicos podem ser feitos pelo compartilhamento de um whiteboard no qual o candidato poderá responder questões e exemplificar de que forma resolveria as situações propostas.

Os programas mais comumente usados para esta finalidade são TestGorilla, Codility e Togg. Eles executam testes que podem ser respondidos ao vivo ou até mesmo para uma entrega posterior.

O mais indicado é já ir se familiarizando com eles. 

4 – Respondendo dúvidas sobre sua carreira

Esse tipo de perguntas não são novidade para ninguém, pois também acontecem bastante aqui no Brasil.

O entrevistador em questão poderá fazer perguntas para entender melhor a sua movimentação profissional durante os anos de carreira, o motivo de ter saído de uma determinada empresa, por que está procurando uma nova colocação e etc.

O principal objetivo é entender melhor o candidato no seu âmbito profissional, ou seja, o que motiva você.

É muito importante ser sincero nas suas respostas, colocações e questionamentos. Dessa forma, você diminui a chance de frustração para ambas as partes.

5 – Demonstrando interesse pela empresa, cultura e negócios

É muito normal ficar com uma certa vergonha na entrevista, falando diretamente com o recrutador. Contudo, isso não deve ser uma preocupação para você.

Saiba que a maioria das empresas já esperam que seus candidatos façam perguntas sobre a cultura da empresa, negócios, a cultura local, a equipe de programadores e mais.

Quanto mais aprofundadas essas perguntas forem, mais suas soft skills serão notadas, bem como a sua curiosidade e interesse pelo negócio.

Isso também serve como uma forma de demonstrar que você valoriza os aspectos do trabalho e quer desempenhar bem suas tarefas.

Entretanto, sempre vale a regra do bom senso, cuidando para não ser muito invasivo e nem fazer perguntas demais. 

6 – Apresentação

Por fim, lembre-se de estar bem apresentado na sua entrevista. O seu ambiente também deve ser bem organizado e asseado. Cuide deste aspecto pois ele também é levado em conta na realização de entrevistas online, por exemplo.

Procure encontrar também uma boa iluminação, fechar as janelas para evitar barulho e ter à mão recursos como bloco de notas e caneta, pois pode ser necessário.

Está em busca da vaga na área de tecnologia?

Se você está procurando encontrar a vaga ideal para o seu perfil, basta acessar o link abaixo e conferir todas as oportunidades de vagas que a NewRiide tem para você.

São inúmeras oportunidades à espera do candidato perfeito para ocupá-las.

Você também pode se cadastrar para enviar seus dados ao nosso banco de candidatos. Dessa forma, sempre que tivermos uma vaga com o seu perfil, você será chamado para uma entrevista.

Não deixe passar essa oportunidade, especialmente agora que você já sabe como se preparar para uma entrevista de emprego internacional!

Gostou dessas dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego internacional? Aproveite para conferir outros conteúdos em nosso blog.