O terceiro convidado da Coluna #CompartilhaMercado é o Fundador e Líder de Produto da Yupi Play, Erisvaldo Junior. Ele conta no nosso bate-papo sobre como a paixão por criar jogos desde criança virou carreira e as inúmeras possibilidades de ser empreendedor no ramo da tecnologia.
Erisvaldo conta que ainda criança na loja do pai se interessou pela programação de computadores, vendo um funcionário realizar a digitação dos códigos. E naturalmente, quando foi se inscrever no vestibular: “não tive dúvidas”, afirma. Estudou ciência da computação, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Sistemas da Internet, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Hoje, com mais de 10 anos de carreira e projetos de startups pelo Brasil compartilha sua visão de mercado.
SOBRE A YUPI
O seu “amor à primeira vista” pelo ramo da tecnologia se juntou com o faro empreendedor. Logo após a conclusão dos cursos, fundou junto com seu sócio em 2011 a Yupi – hoje um grupo de startups relacionadas a programação de jogos e aplicativos (YUPI Dev Shop, YUPI Play e YUPI Studios).
Erisvaldo conta que empreender foi algo natural e “algo que sempre teve” durante a juventude. Logo no primeiro ano de empresa foram selecionados para o StartUpChile e a YUPI foi acelerada. E com outros projetos seguiram por prêmios e rodadas de investimento mundo afora como o Communitech, no Canadá, StartUp Brasil, Demo Day San Francisco, nos Estados Unidos.
A PANDEMIA
Hoje a empresa tem sede fixa, mas por conta da pandemia está com o escritório fechado e os colaboradores em home office. Erisvaldo conta que o trabalho híbrido na empresa já era realidade mesmo antes desse momento. E acredita que “foi o ramo mais bem adaptado” com “rápida adaptação a essa nova realidade”.
Outro ponto destacado por Erisvaldo foi alguns projetos que precisaram dar rollback por conta do comportamento do público ter mudado, principalmente seus clientes que atuam na área do varejo. Um projeto que pensava na experiência do usuário dentro da loja, agora precisa ser pensado na experiência do consumidor dentro da sua própria casa, ilustra o empreendedor.
ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS
Na construção dos seus times, Erisvaldo e seu sócio implementam a mentalidade: “que trajetória seja eterna enquanto dure”. Ambos acreditam na “criação de mecanismos para criar relacionamentos” como estratégia para manter os colaboradores engajados e animados com os projetos.
Para a atração dos colaboradores, Erisvaldo afirma: “primeiro é a paixão”. Um profissional que ama o que faz e que a cada semana busca engrandecer seus conhecimentos: “se puder, coloque pra dentro do time!”, aconselha.
Segunda habilidade humana que Erisvaldo busca é falar inglês! Com os projetos e empresas globalizados a língua inglesa é fundamental para seguir nos projetos. Outros pontos também foram elencados como a busca por pessoas hábeis com trabalho em equipe, prioridade ao diálogo e conhecimento de vida.
TENDÊNCIAS DE MERCADO
#1 Implementação do 5G
Vai ser uma realidade para o país e depende da velocidade das políticas públicas para estar disseminada pelo país. Com o 5G, as tecnologias que tem uso em nichos, vão ser pulverizadas pelo país.
#2 Internet das coisas
Casas inteligentes, smarts displays, mais que um telefone e um notebook. Onde você estiver vai ter uma conexão wi-fi com conexão com a nuvem e te trazer benefícios para o dia a dia.
#3 Realidade aumentada:
A partir de um dispositivo como um óculos de realidade aumentada, que vai popularizar a tecnologia e vai usar no dia a dia, que pode impactar todas as experiências de consumo de uma forma muito positiva.
No bate papo dessa semana do #CompartilhaMercado trouxemos a visão de um desenvolvedor que é empreendedor e um empreendedor que é desenvolvedor. Como também trouxemos um grande exemplo de mais uma possibilidade de carreira para o profissional de tecnologia.