Desenvolvedor mobile: saiba mais sobre uma das profissões do momento

O que será que faz um desenvolvedor mobile e o que precisa para entrar no mercado?

Se você se interessa pela área de tecnologia, certamente já ouviu falar sobre o desenvolvedor mobile. Contudo, você sabe o que faz esse profissional e como se tornar um?

O fato é que, desde que o celular foi inventado, ele passou por uma série de mudanças em relação às suas funcionalidades. Se antes, o aparelho servia apenas para fazer uma ligação, hoje é possível fazer diversas tarefas com apenas poucos toques.

Tudo isso se deve ao programador mobile, que atua para tornar possível as mais variadas funcionalidades, através de aplicativos e programas. Então, se você quer saber mais, continue lendo e vamos conhecer os detalhes dessa profissão.

O que é um Desenvolvedor Mobile?

O Dev Mobile nada mais é do que o profissional que atua com o projeto, criação e desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.

Os aplicativos que ele pode desenvolver são os mais variados e as possibilidades são inúmeras.

Para fazer isso, o profissional precisa de conhecimentos sólidos em linguagem de programação e hardware.

A profissão pode ser considerada bastante nova, tendo apenas 13 anos de existência, considerando que os primeiros aplicativos foram lançados no ano de 2008!

Desde então, o mercado só cresce e mostra um grande aumento na quantidade de vagas para essa área da tecnologia. Afinal, para cada 10 brasileiros, 8 têm celular, então isso já ilustra o potencial e as necessidades em criar soluções para os usuários. 

Qual a formação de um desenvolvedor mobile?

Se você quer atuar com esse tipo de programação, a indicação é fazer um curso específico de desenvolvedor mobile.

Isso porque hoje o mercado já oferece essa opção, o que não acontecia há bem pouco tempo atrás.

É por isso que também podemos encontrar profissionais que atuam na área de programação mobile, e que possuem outras formações, como Sistemas de Informação ou Ciências da Computação.

Nesses casos, é normal que, depois da graduação, o profissional tenha feito algum curso ou especialização para se profissionalizar como dev mobile.

Atualmente, muitas instituições de ensino oferecem até mesmo cursos online, facilitando o acesso de quem quer se graduar na área.

Como é o mercado de desenvolvimento mobile?

O mercado de desenvolvimento mobile é bastante aquecido, porém, além de trabalhar para grandes empresas, muitos programadores acabam abrindo o próprio negócio e atuando de maneira independente.

Também há a possibilidade de trabalhar de maneira autônoma prestando serviço para as empresas que precisam desse tipo de serviço.

De fato, esse é um mercado bastante promissor, considerando que somente em 2021 houve um aumento de 600% na quantidade de vagas para o setor, bem com maior valorização dos profissionais da área.

Dicas para atuar como desenvolvedor mobile

Se você já está decidido e sabe que quer ser um programador mobile, saiba que tomou uma ótima decisão, afinal, o mercado de tecnologia está carente desta categoria de profissionais.

Porém, é importante saber um pouco mais sobre a trajetória que terá que percorrer para chegar aonde deseja. Vejamos:

1 – Conheça a lógica de programação

Entenda que qualquer software, seja ele mobile ou não, tem a função de solucionar um problema para atender uma demanda latente.

Consiste em executar uma sequência lógica bem estruturada, que são os algoritmos. Para isso, é preciso compreender e conhecer a lógica de programação. Aliás, entender sobre lógica de programação é o primeiro passo para qualquer área em que um programador deseja atuar. 

2 – Conheça as linguagens de programação

São as linguagens de programação que irão fazer a identificação e processamento do algoritmo. Elas assumem padrões lógicos sendo essenciais para todos os tipos de programadores.

A linguagem orientada a objetos é a mais utilizada no desenvolvimento mobile. Para escolher uma linguagem que deseja utilizar, também é importante entender para qual plataforma você está programando.

Para quem está começando, a dica é optar pelo Android, pois é mais simples, tem mais participação de mercado e não exige plataforma específica. Nesse caso, a dica é aprender Java ou mais recentemente, Kotlin

Para iOS, você deve aprender Swift ou Objective-C, sendo que a primeira é mais moderna. 

3 – Conheça os ambientes de desenvolvimento (IDEs)

Quando você estiver fazendo um desenvolvimento mobile, é essencial otimizar o máximo de processos, indo desde a escrita até a execução do código.

Isso aumenta a produtividade e possibilita dedicar o tempo necessário para o que realmente merece nas etapas de desenvolvimento.

As IDEs ajudam a facilitar todo esse processo, oferecendo a capacidade de gerar escrita, teste, compilação e execução de códigos. Tudo de forma rápida e segura.

Dentre os ambientes de desenvolvimento mais conhecidos, podemos citar o Xcode e o Android Studio. 

4 – Conheça UML

Se você já entendeu tudo que foi falado até agora, muito bem! É sinal de que você está mesmo preparado para atuar no mercado de desenvolvimento mobile.

Entretanto, antes de começar qualquer projeto, é importante entender de forma precisa quais são as funcionalidades e requisitos que essa aplicação deve ter.

Para isso, utiliza-se o UML (Unified Modeling Language ou Linguagem de Modelagem Unificada, em português).

Essa linguagem permite emular a aplicação, facilitando o processo de compreensão dela e facilitando a etapa de pré-implementação.

Usando o UML, é possível modelar elementos diversos (comportamentais, estruturais e outros), relacionamentos, mecanismos e muito mais.

Aprimore seus conhecimentos e se inspire em quem já está na área 

Por fim, o mais importante é lembrar que, para se dar bem nesse mercado, é interessante sempre aprimorar seus conhecimentos e adquirir experiência.

Lembre-se que o mercado está carente de profissionais, mas que a concorrência também é grande, pois um profissional minimamente melhor qualificado já pode se destacar dos demais e conseguir a vaga. 

Quer entender um pouco mais sobre esse mercado? Conheça a história do desenvolvedor mobile Samuel Nascimento clicando AQUI!


Parcerias: Curso Desenvolvimento Web