Cursos de programação: confira opções de escolas e cursos em português

Pensando em mudar de carreira em 2022? Que tal aprender a programar e entrar para uma das profissões mais cobiçadas do momento!

Se você busca por formação na área de TI, sabe como pode ser complicado encontrar opções de cursos de programação em português. Por isso, hoje vamos falar sobre esse assunto e ajudar você a se especializar para entrar na profissão mais cobiçada do momento. 

Pois bem, o fato é que aprender a programar é uma arte e um ofício que cresceu muito nos últimos anos e o que não falta por aí são cursos oferecendo os mais variados conhecimentos na área.

Contudo a maioria deles são em inglês, o que dificulta muito o acesso para quem não tem domínio dessa língua. Então, vamos conhecer a seguir algumas opções de escolas e cursos de programação em português. 

Por que vale a pena fazer um curso de programação?

A programação é um dos grandes pilares de sustentação do mundo da tecnologia. Através dela, é possível tornar viável todo esse mundo que nos rodeia com celulares, computadores e até mesmo eletrodomésticos e eletrônicos, como geladeira e televisão.

O programador, por sua vez, é o responsável por criar os códigos e as linguagens que permitirão que todos esses aparelhos e sistemas funcionem conforme o programado.

Com o crescente uso da tecnologia no dia a dia das pessoas, até mesmo para as tarefas mais simples, não é difícil de imaginar como os profissionais dessa área estão sendo desejados no mercado.

É justamente por isso que, para quem está iniciando a sua formação e procurando um caminho a seguir, a programação se mostra extremamente vantajosa.

Para quem já atua nesse mercado ou já tem formação, os cursos de programação também são ótimas opções para se aprimorar e, mais do que isso, se atualizar, visto que o mercado está em constante evolução.

O fato é que não existe a menor dúvida de que qualquer profissional dessa área tem uma grande chance de se colocar rapidamente no mercado, incluindo os recém-formados.

Já aqueles que têm mais experiência ou conhecimento, podem conseguir ótimos postos e uma excelente remuneração na área. 

Os principais cursos de programação em português

Em um bom curso de programação você poderá aprender o que é importante a respeito das linguagens usadas, indo desde sites até os conhecimentos necessários para a criação de aplicativos mobile.

O desenvolvimento de aplicativos, por exemplo, está em alta, afinal, já temos um aplicativo para cada função do nosso dia a dia e eles ajudam muito na realização das mais variadas tarefas.

O desenvolvimento de sites também representa uma enorme fatia do mercado, bem como o desenvolvimento de games, que só cresce a cada ano que passa.

Tendo isso em mente, vamos conhecer a seguir algumas ótimas opções de cursos de programação em português para que você possa começar a se qualificar agora mesmo para entrar nesse mercado:

1.     Udemy – Curso de programação para leigos

Esse curso de programação em português da Udemy ensinará desde informática nível básico até nível avançado para leigos. É o curso ideal para quem está querendo ingressar na área.

As aulas oferecem conhecimento sólido bem abrangente, possibilitando que você se especialize em diversas áreas depois.

Um dos pontos interessantes é que você aprenderá protocolo HTTP, banco de dados, redes, sistemas operacionais e muito mais.

Além disso, a Udemy é uma plataforma de cursos, onde este e muitos outros podem ser encontrados por preços atrativos de tempos em tempos.

2.     Fullstack Master – 15 cursos completos

Se você deseja tornar-se um desenvolvedor fullstack e entender tudo de forma mais abrangente, tenha certeza de que essa é uma ótima opção de curso.

O foco é que os alunos possam dominar as linguagens atuais e tecnologias, por meio de pacotes como PHP, CSS, HTML, Node.js, além de também falar sobre SEO, Ux, Photoshop e até mesmo design responsivo.

3.     Udemy – Curso completo de lógica de programação e algoritmos

Esse curso é muito completo para quem quer aprender programação mesmo sem um conhecimento prévio, visto que ele é voltado para iniciantes ou pessoas que têm dificuldade na área.

Todo o conteúdo é oferecido de maneira bastante didática, tendo sido desenvolvido por um professor com mais de 18 anos de experiência na área.

Você aprenderá vetores, variáveis, entrada e saída de dados, matrizes, teste de mesa, depuração e muito mais, isso sem falar que ele inclui C++, curso de python, C, C# e Java.

4.     Coursera

Essa é uma plataforma de ensino online e um dos seus maiores diferenciais é que ele reúne professores das mais conceituadas universidades do mundo, que ministram cursos na área que é de sua especialidade.

Ali existem opções de cursos de programação em português e também em inglês, portanto, é preciso avaliar qual o que você deseja.

A qualidade de todos os cursos é excelente e os temas abordados são bem variados, oferecendo boas opções a todos que buscam aprendizado.

Aprenda a programar e pague apenas quando estiver empregado

Trybe 

A Trybe é uma escola de programação com um curso completo para quem deseja atuar na área. Mais do que isso, a proposta da instituição não é apenas ensinar você a programar, mas sim ensinar a forma correta de trabalhar com isso posteriormente.

Por isso, o aprendizado lá vai desde a parte teórica e prática da programação, mas também na montagem do currículo, ajuda a entrar no mercado de trabalho e muito mais.

Outra grande vantagem é que você só precisa pagar pelo curso quando já estiver trabalhando e com um salário bem remunerado.

Blue

O curso da Blue tem duração de 12 meses, somando mais de 700 horas de aula teórica e prática. O valor do curso é de cerca de R$18 mil no total, porém, você também só pagará depois que já estiver empregado e com um salário acima de R$3,5 mil.

Quando isso acontecer, as parcelas não serão superiores a 15% da renda total, sendo bastante vantajoso para quem não tem o dinheiro necessário para investir na própria formação ainda.

Que tal aprender a programar sozinho?

O fato é que o mercado está repleto de opções e a quantidade de cursos em português está aumentando cada vez mais.

Contudo, se você quer aprender a programar sozinho, confira aqui esse artigo que já publicamos também.

Pronto, agora tudo o que você precisa fazer é escolher a melhor opção e começar a aprender tudo o que precisa com esses cursos de programação em português!


Parcerias: Curso React Direto ao Ponto