Crenças limitantes: como elas atrapalham seu desenvolvimento profissional

O termo crenças limitantes se popularizou nos últimos tempos e elas de, fato, atrapalham muito o nosso desenvolvimento

homem se libertando com correntes das crenças limitantes

É bem possível que você já tenha ouvido falar sobre o assunto, mas você sabe realmente como as crenças limitantes podem atrapalhar o seu desenvolvimento profissional?

Acontece que algumas convicções que temos, mesmo que a nível inconsciente, podem mesmo influenciar nossas vidas e também as escolhas que fazemos. 

O resultado é que muitas vezes nos sentimos estagnados e sem perspectivas de avançar, simplesmente por não saber de que forma superar essas crenças.

Sente que está passando por essa situação e quer entender melhor sobre como as crenças limitantes podem atrapalhar o seu desenvolvimento profissional? 

Continue aqui e entenda todos os detalhes.

Crenças limitantes: O que são e quais os tipos

Crenças nada mais são do que modelos mentais que são formados no decorrer de nossa vida graças às experiências que temos e situações que vivenciamos.

Contudo, essas crenças podem ser boas ou podem ser limitantes, que é sobre o que vamos falar hoje.

As crenças limitantes costumam atrapalhar o nosso desenvolvimento como um todo, tanto no âmbito pessoal como no profissional e afetivo.

Elas podem bloquear, e até mesmo impedir você de conseguir algo, de se candidatar a uma vaga ou atrapalhar o seu desempenho em uma entrevista de emprego por achar que não é capaz.

Acontece que, ao longo da vida, quando passamos por experiências ruins, vamos formando uma imagem negativa de nós mesmos. É essa nossa autoimagem que mina nossa autoconfiança e faz com que tenhamos uma dúvida cada vez maior sobre nossas capacidades e habilidades.

O grande risco de ficar refém disso é que esses pensamentos sabotam você e são, majoritariamente, nutridos de forma inconsciente. Eles se instalam por causa de afirmações, ideias e pensamentos que são alimentados por nós mesmos ou por pessoas com as quais convivemos.

São ideias e pensamentos como:

  • Nunca vou conseguir falar em público, então, nunca poderei fazer uma apresentação importante na empresa ou expor uma nova ideia.
  • Nunca vou conseguir aquele cargo superior. Não tenho competência.
  • Eu sou desorganizado há tanto tempo, agora não posso mais mudar.
  • Já tenho X anos, não posso mais aprender uma nova habilidade.

É importante notar que todas essas frases estão pautadas em limitações e afirmações negativas. Assim, nada de positivo ou benéfico pode sair disso.

Crenças que atrapalham seu crescimento profissional

Para entender um pouco mais sobre esse assunto com exemplos reais, vamos conhecer mais algumas crenças que atrapalham o seu crescimento profissional.

#1 – Síndrome do impostor: Eu não sou tão bom assim

Nesses casos, a pessoa sempre acha que não é capaz de fazer algo e, por isso, acaba nem tentando. 

Para sair disso, pense em todos os desafios que você já venceu, e o quanto de força já teve para dar a volta por cima, sempre que foi preciso.

#2 – Deve haver uma maneira mais fácil

Os atalhos são tentadores e também perigosos. Pesquisando um pouco, você encontra muitas dicas de caminhos já trilhados por outros profissionais.

Apesar de parecer fácil, não existe receita do sucesso e optar por esse tipo de recurso pode ser danoso, visto que nem sempre o que funciona para um vai funcionar para todos.

A dica é fugir de receitas e buscar seu próprio jeito de chegar aonde deseja. Não seja mais um robô repetindo tudo igual! Permita que a sua essência guie o caminho; ouça a sua intuição. 

#3 – Não nasci para isso

Essa crença também é muito perigosa e pode limitar muito os seus resultados na vida. É como se você só pudesse ir até um certo ponto, pois não nasceu para ir além.

Isso significa que não nasceu para ganhar um salário maior, para ter um cargo mais alto, uma vida financeiramente mais estável e etc.

Entenda que você tem capacidade de ir muito além e pode viver da melhor forma possível. 

#4 – Dinheiro só traz problema

Quem vem de família humilde, sabe que é até feio ter dinheiro e já ouviu que dinheiro é sujo, que não traz felicidade e que não se pode ter tudo na vida.

Você não precisa se culpar por pensar assim, mas certamente deve mudar isso dentro de você.

Entenda que vivemos em um modelo de sociedade na qual o dinheiro é essencial para comer, se vestir, ter um lugar para morar, se transportar, ter conforto, ter momentos de lazer e muito mais.

Não há nada de errado em querer dinheiro e almejar uma vida confortável.

#5 – Não posso balancear vida pessoal com profissional

Se uma vai bem, a outra tem que ir mal? Não mesmo! É possível ter as duas andando bem e em equilíbrio. 

Para isso, é preciso treinar seu autoconhecimento, ter disciplina, construir relações saudáveis e saber definir prioridades.

Como superar crenças limitantes

Agora que já entendemos como as crenças limitantes podem atrapalhar o seu desenvolvimento profissional, vamos conhecer algumas ótimas dicas para superá-las:

Autoconhecimento

O primeiro passo é entender os seus padrões de pensamento e averiguar se eles são mais positivos ou mais negativos. Quando são pensamentos ruins, você reage ignorando ou dando continuidade?

Conheça-se melhor!

Tome nota

Ao entender esses padrões, anote pontos positivos e negativos. Lembre-se que os pensamentos ruins geram crenças limitantes ao passo que os bons geram crenças possibilitadoras.

Classifique

Identifique na sua lista quais as crenças mais graves e que mais causam prejuízos e realmente impedem você de dar o passo que tanto gostaria na sua carreira profissional. 

Ressignifique

Depois de ter em mente quais são suas crenças limitantes, é hora de você tomar as rédeas e ser o responsável por impor os limites. Para cada um dos limites identificados, procure encontrar uma nova possibilidade. 

Se a sua dificuldade é de se apresentar em público, crie uma nova dinâmica de apresentação para que a experiência seja positiva dessa vez.

Dê o primeiro passo e você verá que as consequências não são nem um pouco desastrosas quanto você acha.

São pequenas ações que podem fazer você mudar o seu padrão mental!

Confira nossas oportunidades

Quer se desafiar, vencer crenças limitantes e ter a certeza de que você é capaz? Acesse a nossa página de vagas e cadastre-se agora para aquela vaga de TI dos seus sonhos.


Parcerias: Curso Desenvolvimento Web