Por que as empresas têm dificuldade em contratar profissionais de TI?

Não há dúvida de que a presença da tecnologia se intensificou na vida de todos nos últimos anos. Por isso, cada vez mais profissionais de tecnologia foram necessários para suprir a demanda desse mercado. É por isso que grandes empresas encontram tanta dificuldade para contratar profissionais dessa área, gerando um mercado de muitas oportunidades abertas […]

Não há dúvida de que a presença da tecnologia se intensificou na vida de todos nos últimos anos. Por isso, cada vez mais profissionais de tecnologia foram necessários para suprir a demanda desse mercado.

É por isso que grandes empresas encontram tanta dificuldade para contratar profissionais dessa área, gerando um mercado de muitas oportunidades abertas e alta rotatividade.

A seguir, vamos entender um pouco melhor sobre o que está acontecendo no cenário atual, e como conseguir driblar esse problemas para contratar ótimos talentos. 

Desafios na contratação de profissionais de tecnologia

Conseguir o match perfeito entre empresa e colaborador, de maneira geral, não é algo simples. Porém, quando o assunto é a contratação de um profissional de tecnologia, a dificuldade é ainda maior.

É fato que a tecnologia está cada vez mais presente na rotina de todos e vem se tornando cada vez mais necessária, utilizada desde as tarefas mais simples até as mais complexas.

Este contexto torna o mercado super aquecido, porém, o mesmo sofre com a falta de profissionais qualificados.

Para se ter uma ideia, o setor de tecnologia foi um dos que mais cresceu durante a pandemia do Coronavírus, contrapondo todo o cenário mundial e o grande número de falências que ocorreram em outras áreas.

Contudo, a formação de novos profissionais não acompanhou esse forte aumento da demanda, gerando um grande déficit entre a necessidade por vagas e os profissionais capacitados para ocupá-las.

Existe, inclusive, profissionais de nível júnior que acabam sendo contratados com salário de nível sênior, devido a essa tamanha dificuldade em suprir as vagas.

Atenção ao COV

A falta de formação por parte dos profissionais é um dos maiores empecilhos nessa jornada. Isso porque muitas novas tecnologias despontaram recentemente e a mão-de-obra especializada é ainda mais escassa.

Por outro lado, para o profissional que busca uma colocação nesse mercado, a situação está um pouco mais fácil. Isso porque a oferta é grande e há mais chances de escolher a melhor posição para ocupar.

A consequência é que muitas vagas passam muito tempo abertas e as empresas não conseguem encontrar o profissional adequado para ocupá-las, gerando o COV, sobre o qual já falamos anteriormente.

Perspectiva do mercado nos próximos anos

Pois bem, considerando a forma como as coisas estão acontecendo até o momento, a perspectiva é que em cinco anos, o mercado de tecnologia sofrerá com um déficit de 530 mil profissionais.

É isso mesmo! A estimativa mostra que as empresas precisarão de até 797 mil profissionais de tecnologia até o ano de 2025, porém, a formação será muito abaixo dessa demanda.

O resultado é um déficit de cerca de 106 mil pessoas por ano, somente no Brasil. 

Contudo, claro, isso ainda pode mudar muito, pois é crescente o número de pessoas interessadas em atuar na área.

Se você pensa nisso, como incentivo, saiba que o setor de TI e Comunicação tem uma remuneração média de R$5.028 reais. Isso é 2,5 vezes acima da média do país.

Quem traz todos esses dados é o site Convergência Digital

Como resolver todos esses problemas?

Se você tem uma empresa e procura por um profissional de tecnologia para ocupar uma vaga, sabe como isso é difícil atualmente.

Acontece que manter uma vaga aberta gera uma série de prejuízos, que vão além dos financeiros, conforme já foi explicado nesse artigo: O que é COV e como ele pode prejudicar sua empresa.

Em resumo, ter vagas em aberto gera um custo para a empresa que não é apenas financeiro, trazendo desgaste da equipe, queda de produtividade e outros.

A melhor forma de resolver esse problema é, sem dúvidas, contando com a ajuda de uma empresa especializada em recrutamento.

Somente dessa forma, você poderá ter acesso a um banco de candidatos muito completo, com profissionais qualificados e prontos para sua empresa.

Isso sem falar que o recrutador se dedica especificamente a essa tarefa, otimizando todos os processos de seleção e entregando opções já refinadas à empresa.

Depois disso, é só escolher e contratar, de forma prática e muito simples.

Então, embora essa dificuldade de encontrar profissionais de tecnologia realmente exista, há também meios para superar essas barreiras.

A NewRiide pode ajudar muito com isso, pois temos uma equipe de recrutadores especializada na área de tecnologia, tornando possível encontrar talentos mais adequados para cada vaga de uma maneira mais rápida! 

Dicas para atrair profissionais de tecnologia para sua empresa

Além de contratar uma empresa especializada em recrutamento de profissionais de tecnologia, existem algumas dicas que podem ajudar a achar a pessoa certa para a vaga em aberto.

  • O mais importante é lembrar que, para o profissional, o mercado está favorável, portanto, a empresa deve oferecer o melhor para atraí-lo.
  • Horários flexíveis, por exemplo, pode ser uma excelente ideia. Fora que, o trabalho remoto se mostrou totalmente viável durante o período de pandemia, sendo adotado por muitas empresas mesmo após a flexibilização. 
  • Um salário compatível com a função também é imprescindível, bem como a possibilidade de crescimento e ascensão dentro da hierarquia de trabalho.

Essas são apenas algumas dicas simples, porém, nada melhor do que contar com a NewRiide, que realmente entende do assunto e é especialista em encontrar o melhor profissional de tecnologia para a sua empresa.

Está pensando em entrar nesse mercado? Conheça quais são os 6 profissionais de tecnologia mais desejados.


Parcerias: Curso Desenvolvimento Web