Como contratar profissionais de TI e reter talentos?

Com o aumento no número de vagas, ficou ainda mais difícil encontrar profissionais na área de TI.

Sua empresa tem uma vaga em aberto e está se perguntando como contratar profissionais de TI e reter talentos? Pois então você veio ao lugar certo, pois vamos tentar ajudar você com essa tarefa.

Sem dúvidas, o fator humano é o ativo mais precioso que uma empresa pode ter e é por isso que é muito importante mesmo saber como encontrar os profissionais certos.

Se você também quer algumas dicas de como fazer isso, continue aqui e saiba como contratar profissionais de TI e conseguir reter esses talentos.

Como atrair talentos em tecnologia?

Cada vez mais aquecido, o mercado de TI está constantemente em busca de preencher vagas, e elas são muitas! Acontece que a formação de novos profissionais simplesmente não acompanha essa demanda.

Então, além de não ser tão simples contratar profissionais de tecnologia, é ainda mais complicado encontrar algum que tenha os requisitos e a formação que a vaga exige.

Isso porque é necessário que ocorra a combinação ideal de habilidades técnicas (hard skills), habilidades humanas (soft skills), interesses adicionais, formação, relacionamento interpessoal e outros.

Então, não é mesmo fácil atrair e nem reter esses profissionais. Contudo, existem algumas medidas que podem ser tomadas para ajudar. Vamos conhecer a seguir algumas ótimas dicas

Use a tecnologia ao seu favor

Atualmente, a tecnologia é uma grande aliada na atração de talentos para uma empresa. Ela permite chegar rapidamente a um grande número de candidatos e entregar a informação necessária sem muito esforço.

Usar plataformas mais nichadas é uma ótima opção, como é o caso do LinkedIn, por exemplo. 

Mais do que isso, ter uma estrutura com tecnologia de ponta na sua empresa também é um grande atrativo. 

Isso porque aqueles que amam tecnologia, naturalmente são atraídos para empresas que possam oferecer novas linguagens, dando ao profissional uma oportunidade dele continuar se desenvolvendo na carreira. 

Trabalhe bem a sua marca

Estudos mostram que muitos desenvolvedores estudam sobre o conteúdo e a empresa através de blogs, redes sociais e outros materiais.

Portanto, é importante ter uma marca bem construída, com uma boa presença online e alinhada com uma cultura empresarial diversa e que preze por um ambiente saudável.

Flexibilidade no trabalho

Hoje em dia, esse é um requisito quase indispensável para a maioria dos profissionais do mercado: flexibilidade.

Essa flexibilidade pode ser em relação aos horários, ao local de trabalho ou até mesmo em relação a outros fatores, como a forma de se executar um trabalho.

Claro que isso depende um tanto da cultura da organização, mas se for possível, pode ter certeza de que esse é um excelente diferencial para contratar profissional de TI, pois a grande maioria gosta de liberdade para trabalhar com tranquilidade

Remuneração atrativa

A remuneração é um fator bastante decisivo no momento de escolher um posto de trabalho, portanto, preste atenção a esse aspecto.

Lembre-se que uma boa remuneração não é apenas o salário em si, mas também se refere aos benefícios e recompensas que o colaborador poderá receber por seu trabalho.

Garanta ainda uma boa competitividade nesse sentido pois, muitas vezes esse pode ser o fator decisivo para o candidato escolher se candidatar para a vaga e, melhor, permanece nela. 

Possibilidade de crescimento

Para conseguir atrair os melhores talentos, e contratar profissionais de TI bem qualificados, é fundamental oferecer a eles possibilidades de crescimento e desenvolvimento de carreira.

Isso porque além de atrair e contratar, você precisa reter esses talentos e essa é uma das melhores formas de se fazer isso. 

Sendo assim, tenha um plano de carreira bem estabelecido, converse regularmente com os colaboradores para ter seu feedback e ajude-os a identificar quais são seus objetivos pessoais. 

Assim, vocês podem se alinhar para que ambas as partes possam se beneficiar dessa relação de trabalho.

A importância de contar com um recrutamento especializado

Uma das melhores formas de contratar um profissional de TI é investindo, em primeiro lugar, nas ferramentas certas para atrair e reter talentos.

Para isso, contar com um bom time de recrutamento é essencial.

Você pode ter seu próprio time de RH ou então contratar uma empresa que seja especializada no recrutamento e contratação de profissionais de TI. 

Isso porque existem muitos pormenores que uma vaga de TI pode necessitar e nem sempre alguém que não é especializado na área vai conseguir entender todos esses detalhes.

Dicas rápidas para atrair profissionais de TI

Além das dicas que já foram apresentadas acima, vamos conhecer mais algumas dicas rápidas que também podem facilitar muito esse processo, confira:

  • Defina qual é o perfil comportamental e técnico que está buscando
  • Compreenda bem o projeto no qual o profissional terá de trabalhar e todas as suas ferramentas envolvidas
  • Avalie bem quais são os candidatos que possuem os requisitos que a vaga pede, lembrando que conhecimento não é experiência
  • Testes técnicos não devem ser aplicados com duração superior a uma hora. Evite também a aplicação desses testes para cargos em nível sênior, pois uma conversa técnica já deve ser suficiente.
  • Prontinho, agora você já sabe melhor como atrair e contratar profissionais de TI para montar a equipe de tecnologia da sua empresa. Aproveite!

Quer receber mais dicas incríveis e conteúdos informativos? Siga o nosso perfil do Instagram:


Parcerias: Curso Desenvolvimento Web