Consegui o emprego, e agora?

Dicas de comportamento, relacionamento e desenvolvimento para serem usadas no novo emprego

Consegui o primeiro emprego, e agora?

A ansiedade para a conquista de um novo emprego é grande. Contudo, quando se é conquistado, o que fazer depois?

Nas primeiras semanas, aquela expectativa, o ambiente, as pessoas, o trabalho, tudo é novo e geralmente o novo é o incerto, é o desconhecido. Por esse motivo, a ansiedade pode aumentar e as dúvidas também. O que é perigoso: o medo do desconhecido pode nos limitar.

Qual é a primeira dica? Seja paciente. Isso acontece com todos independente do grau de instrução e experiência.

Além disso, o ideal para que você desenvolva o aprendizado e consiga atuar em seu cargo da maneira mais eficiente e eficaz nos primeiros dias é sempre questionar, observar, ouvir e ler, ou seja, mostrar interesse e não esperar que a informação venha até você.

O ato de perguntar pode parecer desconfortável para algumas pessoas por pensar em demonstrar incerteza do que está fazendo, porém o resultado ao contrário, será promover a interação entre você e seus colegas de trabalho e ajudá-lo a aprimorar os seus conhecimentos para ter a certeza de que está no caminho certo.

Além disso, é essencial que você busque informações para adaptar o seu trabalho aos objetivos da empresa. Além de adquirir o conhecimento, você demonstra iniciativa. Antes de iniciar a sua jornada de trabalho, o ideal é buscar as informações da empresa como por exemplo, sua missão, valores, visão, procedimentos, etc.

Ademais, conhecer cada colega de sua equipe, o gerente, o coordenador é tão importante quanto conhecer sobre o seu trabalho, pois não precisamos mencionar que discriminação não pode existir. Dessa forma, seja amigável, atencioso e educado com todos.

No decorrer do tempo, você analisará as situações e o que poderá ser melhorado, poderá ter ideias para apresentar ao seu gestor, porém seja paciente e aguarde o momento certo para expor suas ideias.

E com o que devemos tomar o máximo de cuidado no ambiente de trabalho?

O conhecimento sobre as regras da empresa é primordial, como por exemplo, referente à pontualidade. Há empresas que são mais flexíveis outras mais severas. Dessa forma, evite atrasos sem justificativas.

Observe como tratar cada pessoa, somente chame de “você” caso seja dado tal liberdade.

Além disso, quando estamos em uma empresa, sempre nos deparamos com pessoas que temos mais afinidades e assim, desenvolvendo conversas informais. No entanto, tome cuidado, pois nessas conversas que os segredos são revelados e da pior forma.

Fofoca? Livre-se delas. Quanto maior a distância, melhor. Caso você tenha uma crítica construtiva em relação a algum colega de trabalho, faça diretamente à ele e não comente para outras pessoas.

Ademais, todos nós encontraremos desafios em um novo emprego, porém evite queixar-se deles. Os desafios foram feitos para serem superados, mantenha o foco.

Caso seja necessário, procure a orientação de um psicólogo para auxiliá-lo no relacionamento interpessoal.

Dicas para trabalhar efetivamente com a sua equipe

Comunicação

A comunicação efetiva é vital para o sucesso, especialmente nos ambientes atuais. Certifique-se de que você se comunica frequentemente com sua equipe. Saiba como cada membro da sua equipe prefere se comunicar – algumas pessoas preferem e-mails ou mensagens instantâneas, enquanto outras preferem falar pessoalmente. Se o seu time frequentemente almoçar juntos, junte-se a eles quando puder. E se não o fizerem, talvez você possa organizar um almoço de equipe periodicamente. Conversas relaxadas podem ser uma maneira eficaz de conhecer melhor sua equipe e desenvolver relações de trabalho.

Procurando as perguntas pelo caminho certo

Sendo novo em uma equipe e seus processos, você terá dúvidas. É esperado por seus colegas de equipe, e é uma coisa boa – fazer perguntas mostra interesse e ação. Mas antes de fazer essas perguntas, pense no que você fez até agora.

Se é uma questão técnica ou uma questão de codificação, o que você tentou até agora? Quais foram esses resultados? Depois de ter essas respostas, você deve estar pronto para perguntar ao seu time e, quando o fizer, inclua as informações que você acabou de responder acima. Seus colegas de trabalho apreciarão que você já fez um esforço. Dessa forma, você cria algo muito importante: o trabalho em conjunto.

Traga novas ideias e sugestões

Você está onde está por algum motivo, e sua equipe acredita que você pode contribuir com o sucesso da empresa. Use sua nova perspectiva para identificar melhorias no processo e faça perguntas sobre por que as coisas são feitas. Se você tiver idéias de melhoria, compartilhe-as porque o objetivo aqui é apoiar o sucesso da equipe.

Tomar notas

Tome notas. Quando em reuniões, tome notas. Ao fazer perguntas, tome notas. Ao fazer o seu trabalho, tome notas. Quando tiver uma ideia, tome notas. E não se esqueça de acompanhar as suas notas – você as utilizará mais frequentemente do que você pensa.

Dicas e Controle de Versão

Ao codificar, adicione comentários e siga as diretrizes de estilo usadas pela equipe e / ou indústria. Por quê? Isso aumenta a capacidade de manutenção. Isso também significa que se você estiver de férias e uma mudança for necessária, sua equipe pode utilizá-los  na sua ausência, o que torna mais fácil para todos (e eles agradecerão por isso).

Além disso, use o controle de versão. Se sua equipe não estiver usando o controle de versão, recomende. Quando várias pessoas estão contribuindo para o mesmo código-fonte, o controle de versão torna o processo muito mais fácil.  Quando isso acontece, o novo proprietário irá apreciar o histórico das mudanças de código oferecidas pelo controle de versão.

Participar das Avaliações do código

As revisões de código são uma oportunidade para ver como seus colegas de equipe resolvem problemas e aprender com seus conhecimentos. Eles também apresentam uma oportunidade para mostrar aos seus colegas de equipe como você interage e resolve problemas.

E, além disso, você também melhorará coletivamente a legibilidade, a eficiência e a correção do código – o que resulta em maior qualidade e capacidade de manutenção. Mas tenha em mente, enquanto o seu código está sendo revisado, deixe seu ego fora da revisão. Use o feedback recebido para melhorar suas habilidades – afinal, esse é o objetivo!

Maximizando o seu aprendizado

Procure reuniões ou clubes no trabalho ou dentro da sua comunidade local. Encontre algo que seja relevante para sua posição atual ou objetivos de carreira porque estas são ótimas oportunidades de networking para melhorar suas habilidades e explorar os seus interesses.

Começar um novo emprego é sempre uma experiência de aprendizagem, mas ao ser um bom colega de trabalho e olhar para sua equipe, vocês podem trabalhar juntos em direção ao objetivo da empresa.


Parcerias: Curso React Direto ao Ponto