A importância do marketing pessoal para profissionais de tecnologia 

Embora a área de TI tenha diversas oportunidades, cuidar do marketing pessoal vai te levar ainda mais longe

marketing pessoal

É bem possível que você já tenha ouvido falar alguma coisa a respeito de marketing pessoal. Contudo, mesmo tendo certa familiaridade com o tema, muitos profissionais da área de TI simplesmente não sabem como aplicá-lo.

Pois bem, saiba que essa é uma dúvida muito comum e é justamente por isso que estamos aqui hoje. Vamos explicar melhor o que é marketing pessoal, para que ele serve e de que forma pode ajudar você.

Então, se você tem interesse em saber mais a respeito desse assunto, basta continuar aqui e ler todas as informações que apresentaremos a seguir. 

Marketing pessoal: o que é?

Como o nome mesmo já sugere, o marketing pessoal é uma estratégia usada para trabalhar a sua imagem e também a sua reputação como profissional.

Existe toda uma construção que precisa ser feita a fim de fortalecer um perfil de mais autoridade e influência.

Diversas técnicas e conceitos podem ser empregados para essa finalidade, tais como a produção de conteúdos e também o estabelecimento de um posicionamento.

Tudo isso ajuda a criar uma imagem de autoridade influente e que se destaca por conta de seus conhecimentos e habilidades.

Dentre as técnicas mais usadas temos a criação de conteúdos para as redes sociais e participação intensa nelas.

Construindo uma figura de autoridade, é mais fácil mostrar seus feitos, destacar experiências e também apresentar o seu portfólio. 

A importância do marketing feito de forma estratégica

Dependendo da sua área de atuação ou até mesmo da região em que você se encontra, se destacar é fundamental.

Isso porque estudos do IBGE mostram que o nível de qualificação do mercado vem subindo muito nos últimos tempos.

Quando isso acontece, o mercado também se torna mais competitivo. Portanto, é sempre necessário procurar uma forma de se diferenciar.

Na área da tecnologia, por exemplo, o número de recém-formados cresce todos os dias. Sendo assim, tudo que puder ajudar você, profissional de TI, a se destacar é muito válido.

Além disso, pode ajudar você a mostrar as suas habilidades (hard skills e soft skills), em um contexto mais prático mesmo. 

Dicas de marketing pessoal para profissionais de TI

Se você trabalha na área de tecnologia, nada melhor do que usar a tecnologia ao seu favor.

O principal de tudo é pensar em você como um produto que precisa ser vendido ao mercado. Lembre-se que isso é uma analogia e não tem a intenção de desumanizar ou objetificar você.

Contudo, o que você precisa saber é que existem várias estratégias que podem ser usadas para “anunciar” você.

Quando você vê um produto que deseja, o que você observa? Você olha o preço, as características do produto, qual a sua utilidade, se é exclusivo e se a relação entre preço e qualidade vale a pena.

Pense que é justamente isso que você deve comunicar, só que ao invés de falar de um produto, fale de você.

As redes sociais são excelentes para essa finalidade, pois são um canal aberto para comunicar o que quer que você deseje.

A dica de ouro é fazer isso de forma natural e coerente. Você não quer forçar os outros a comprarem o seu produto. O que você quer é mostrar que esse produto é tão bom que a pessoa precisa tê-lo e, por isso, ela vai tomar a decisão e compra.

Percebe a diferença?

Tendo isso em mente, vamos conhecer algumas ótimas dicas de marketing pessoal para profissionais de TI?

1 – Aparência importa

Cuidar da própria aparência não significa ser um modelo ou ter roupas de grife. Contudo, é importante estar adequado ao ambiente de trabalho da empresa.

Procure sempre ter uma boa apresentação pessoal, com roupas limpas, cabelos arrumados, boa higiene. O mesmo vale para quando o assunto é marketing pessoal nas redes sociais.

Lembre-se que você também deve se sentir bem e confiante para transmitir uma boa credibilidade.

2 – Atraia atenção ao seu trabalho

Para conquistar espaço no mercado de trabalho, é essencial atrair atenção para o que você está fazendo. Hoje em dia no mercado de tecnologia, mais de 70% dos empregadores conferem as redes sociais dos candidatos antes da contratação.

O seu perfil deve falar ao seu favor, expor suas qualificações, mostrar qualidades e demonstrar habilidades. 

3 – Boa comunicação

Não é incomum encontrar um profissional de tecnologia que seja mais introspectivo e que tenha poucas habilidades para lidar com as superficialidades do ambiente profissional.

Isso é compreensível. Contudo, o ambiente de trabalho exige interação e, algumas vezes, será preciso estabelecer uma boa comunicação.

4 – Demonstre capacidade de liderança

As atitudes que você tem no dia a dia são tão importantes quanto a sua imagem. A capacidade de liderança e algo muito apreciado no mundo corporativo, então, aproveite para demonstrá-la quando tiver a oportunidade.

Quando possível, ajude pessoas da sua equipe que estão enfrentando dificuldades, converse com os colegas, ajude a solucionar problemas e seja uma referência para os demais. 

5 – Faça networking sempre que possível

Uma ótima forma de trabalhar o seu marketing pessoal no mundo da tecnologia é estabelecendo boas relações profissionais.

Essa rede de contatos ajudará você a se inteirar das novidades e também ajuda a ser lembrado quando uma nova oportunidade surge. 

6- Tenha a sua própria identidade visual

Sabe quando você vê uma foto e já sabe de que revista é, só pelo estilo, padrão de cores e conceito? Então adicione isso ao seu plano de marketing pessoal.

Ter uma maneira visual de ser identificado é uma ótima forma de criar uma assinatura. Você ainda pode ter seu próprio logo e assinatura de e-mail personalizada.

Cuidado com o exagero, ok?! Deve ser marcante de uma forma positiva!

7 – Sua missão, visão e valores

Pensando que você agora é uma marca, nada melhor do que desenvolver um bom posicionamento.

A missão contempla os motivos que movem você. A visão é o seu planejamento a longo prazo e os valores são os pontos que orientam sua conduta profissional. 

8 – Demonstre como você consegue aplicar suas habilidades

Aproveite o seu portfólio não apenas para demonstrar os resultados do seu trabalho, mas também o processo que você percorreu e as competências que foram necessárias para isso.

Não tenha vergonha de mostrar aquele rascunho ou de explicar o ponto de partida para o desenvolvimento de uma ideia. 

9 – Saiba argumentar

Já ouviu falar em pitch? Dentre os exemplos de marketing pessoal, esse é um dos melhores.

Desenvolva o seu pitch lembrando suas qualificações e qualidades sempre antes de apresentar uma proposta. Isso é extremamente eficiente, por exemplo, quando você vai conhecer novos clientes ou oferecer uma solução nova para um projeto. 

10 – Seja visto

Não esqueça nunca da máxima que diz que quem não é visto não é lembrado. Sendo assim, procure participar de palestras e eventos, além de se aprimorar nas áreas de interesse. 

Siga a NewRiide no LinkedIn

Se você quer ficar por dentro de nossas postagens, ter acesso a ótimas dicas e ainda conferir vagas exclusivas, acesse o nosso perfil do LinkedIn e aproveite!